Página Inicial  > Definição de Gestão Empresarial
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Definição de Gestão Empresarial

Provided by IFC Corporate Governance


“A Gestão Empresarial refere-se ao processo e estruturas para direcção e controlo das empresas. A Gestão Empresarial interessa-se pelas relações entre a direcção, conselho de administração, controlo dos accionistas, accionistas minoritários e outros intervenientes. Uma boa Gestão Empresarial contribui para o desenvolvimento de uma economia sustentável fortalecendo o desempenho das empresas e aumentado o seu acesso ao capital exterior”.[1]

Esta definição foca três elementos principais:

A direcção refere-se a todas as decisões relacionadas com o estabelecimento de um rumo estratégico da empresa tais como: (i) decisões estratégicas a longo prazo; (ii) decisões de investimentos em grande escala; (iii) fusões e aquisições e (iv) plano de sucessão e nomeação dos gestores de topo principais, tais como o Director-geral Executivo da empresa.

O Controlo refere-se a todas acções necessárias para supervisionar o desempenho de gestão a seguir na implementação de decisões estratégicas acima estabelecidas.

O relacionamento entre os principais corpos de gestão da empresa refere-se às interacções entre os accionistas, o conselho de administração, e os directores. Um elemento importante de qualquer estrutura de gestão empresarial é uma definição clara do papel, deveres, direitos, e expectativas desses corpos de gestão.



[1] International Finance Corporation, http://ifcln1.ifc.org/ifcext/corporategovernance.nsf/Content/WhyCG.

Copyright © 2016 IFC Corporate Governance.  All Rights Reserved. 

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres