Página Inicial  > Definição de Empresa Familiar e suas Características – Pontos Fortes e Pontos Fracos
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Definição de Empresa Familiar e suas Características – Pontos Fortes e Pontos Fracos

Provided by IFC Corporate Governance


Definição: Neste Manual, a empresa familiar refere-se a uma empresa onde a maioria das pessoas com direito a voto pertence à família que controla o negócio; incluindo o(s) fundador(es) que pretendem passar o negócio para os seus descendentes. Os termos “empresa familiar”, “firma familiar”, “empresas de propriedade familiar”, e “empresa controlada pela família” serão utilizados sem alterações ao longo do Manual para se referir às empresas familiares.

Pontos fortes: Vários estudos mostram que empresas de propriedade familiar desempenham a sua contraparte para os não membros da família em termos de vendas, lucros, e outras medidas de crescimento.[1] Um estudo da Thomson Financial para a revista Newsweek compara empresas familiares com empresas rivais nos seis índices principais europeus e mostrou que as empresas familiares têm um desempenho melhor que os seus concorrentes em todos estes índices, desde o FTSE emLondres, até à IBEX em Madrid. A Thomson Financial criou um índice único tanto para as empresas familiares assim como para as não familiares em cada país, seguiu-as durante 10 anos até Dezembro de 2003. Na Alemanha, o índice familiar subiu 206 por cento, enquanto que as acções não familiares aumentaram apenas 47 por cento. Em França, o índice familiar subiu 203 por cento, enquanto a sua contraparte subiu apenas 76 por cento. As empresas familiares também tiveram um elevado desempenho em relação às suas contrapartes na Suíça, Espanha, Inglaterra e Itália.[2]

Este alto nível de desempenho é o resultado dos pontos fortes intrínsecos que as empresas familiares possuem em comparação com as suas contrapartes. Alguns desses pontos fortes incluem:[3]

- Compromisso. A família – como proprietários do negócio - mostram uma alta dedicação em ver o seu negócio a crescer, prosperar, e passar para as próximas gerações. Como resultado, muitos membros da família identificam-se com a empresa e geralmente pretendem trabalhar arduamente e investir parte dos seus lucros no negócio para permitirem um crescimento a longo prazo. Ao lidar com os clientes da empresa familiar, o IFC valoriza o compromisso estabelecido entre os accionistas da empresa.

- Continuidade de Conhecimento. As famílias, como proprietárias da empresa, fazem com que seja uma prioridade passar o seu conhecimento acumulado, experiência, e competências às próximas gerações.. Muitos membros da família entram nos negócios familiares a partir de uma idade muito jovem. Isto aumenta-lhes o nível de compromisso e proporciona-lhes as ferramentas necessárias para dirigirem a sua empresa familiar.

- Confiança e Orgulho. Porque muitas empresas têm o seu nome e reputação associado aos seus produtos e/ou serviços, esforçam-se em aumentar a qualidade da produção e manter um bom relacionamento com os seus parceiros (clientes, fornecedores, funcionários, comunidade, etc.).

Pontos Fracos: Talvez a característica mais frequentemente citada das empresas familiares é que muitas delas não são sustentáveis a longo prazo. Realmente cerca de dois terços a três quartos de empresas familiares decretam falência ou são vendidas pelos fundadores durante a sua própria posse. Apenas 5 a 15 por cento continuam até à terceira geração nas mãos dos descendentes do(s) fundador(es).[4]

Esta alta taxa de fracasso entre empresas familiares é atribuída a várias causas. Algumas destas causas são as mesmas que poderiam fazer qualquer outro negócio falir tal como uma má gestão, dinheiro insuficiente para financiar o crescimento, controlo inadequado de custos, indústria e outras macro condições. Porém, as empresas familiares também apresentam algumas fraquezas que se devem principalmente à sua natureza. Algumas destas fraquezas são:

- Complexidade. As empresas familiares são geralmente mais complexas em termos de gestão que as suas contrapartes devido ao acréscimo de uma nova variante: a família. Adicionar as emoções familiares e assuntos aos negócios aumentam a complexidade dos assuntos com que estes negócios têm de lidar. Ao contrário de outros tipos de negócios, os membros da família jogam papéis diferentes no seu negócio, o que às vezes pode conduzir a um não-alinhamento de incentivos entre todos membros da família. Este ponto será discutido com mais detalhe na Secção I do Manual.

- Informalidade. Porque muitas famílias gerem os seus negócios sozinhas (pelo menos durante a primeira e segunda gerações), há geralmente pouco interesse em estabelecer práticas e procedimentos de negócio claramente articuladas. Na medida em que a família e o negócio vão crescendo, esta situação pode levar a muitas ineficiências e conflitos internos que podem ameaçar a continuidade do negócio.

- Falta de Disciplina. Muitas empresas familiares não prestam atenção suficiente a assuntos estratégicos tais como: O Director-geral Executivo e outras posições importantes da direcção, plano de sucessão, emprego dos membros da família na empresa, atrair e reter gestores externos competentes. Atrasar ou ignorar tais decisões estratégicas podem levar o negócio à falência em qualquer empresa familiar.


[1] Denis Leach e John Leahy, “Ownership Structures, Control and the Performance of Large British Companies”, Economic Journal, 1991.

[2] Newsweek, www.msnbc.msn.com/id/4660477/site/newsweek.

[3] Sir Adrian Cadbury, Family Firms and Their Governance: Creating Tomorrow’s Company from Today’s (Egon Zehnder International, 2000); John Ward, “The Family Business Advantage: : Unconventional Strategy”, Families in Business, 2002.

[4] Fred Neubauer e Alden G.Lank, The Family Business: : its Governance for Sustainability (Routledge Nova Iorque, 1998).

Copyright © 2016 IFC Corporate Governance.  All Rights Reserved. 

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres