Página Inicial  > Como escolher e trabalhar com um advogado
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como escolher e trabalhar com um advogado

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Embora não deva precisar de consultoria legal de forma regular, provavelmente irá valer a pena pagar por um advogado a tempo inteiropara a sua empresa. Desse modo, quando precisar de assessoria e assistência legal estará a trabalhar com alguém com quem se sinta bem, e que entende as necessidades do seu negócio.

Quando precisará de consultoria legal? Aqui estão algumas situações habituais:

  • Quando está a decidir formar uma sociedade, e precisa registar os papéis necessários
  • Quando está a tentar redigir ou decifrar um contrato complicado
  • Quando está a ser ameaçado por um processo
  • Quando precisa de ajuda para cobrar uma dívida
  • Quando precisar de informações ou regulamentos referentes ao seu negócio, e de assistência para cumprí-los.

Contrate um advogado que entenda o seu negócio

Tenha a certeza de que o seu advogado (e qualquer outro conselheiro profissional), entende as necessidades específicas do seu negócio. Quando realizar uma entrevista para seleccionar um advogado(a), pergunte se ele(a) trabalhou anteriormente com uma empresa como a sua. Não quer ter de pagar para ensinar. A firma dele já trabalhou com pequenas empresas antes? De que tipo? E se o seu ramo tem regulamentos especiais ou outras exigências legais, desejará um advogado que esteja familiarizado com isso.

Use indicações

Indicações são a melhor maneira para encontrar o serviço de que precisa, e encontrar um advogado não é nenhuma excepção. Converse com outros donos de pequenas empresas, e com o seu banqueiro, contabilista, ou outro conselheiro de confiança.Também pode verificar junto da ordem dos advogados local, embora nem todas certifiquem a especialidade ou a experiência de um advogado. Uma indicação feita pela ordem dos advogados irá, com certeza, garantir que esse advogado passou no exame da ordem.

Entenda os seus honorários, antes de receber a conta

Os honorários dos advogados variam, consoante a localização do escritório, a experiência do advogado, a sua especialidade e se está a relacionar-secom uma grande empresa ou um pequeno escritório de advocacia .

Fique ciente de como o advogado cobra. Quando telefona para pedir ajuda, está a ser cobrado pelo tempo passado ao telefone? Nesse caso, como são estes custos calculados? Existem taxas diferentes dependendo de quem trabalha para a sua empresa – uma advogado, um pesquisador, ou um auxiliar legal?

Pergunte também, antecipadamente, se a consulta inicial será cobrada.

Negoceie uma forma de facturação que atenda as suas necessidades.

Grande parte das pequenas empresas pagam advogados quando precisam deles – se um advogado fizer duas horas de trabalho, paga por aquele tempo. Se tem um relacionamento contínuo com o seu advogado, provavelmente receberá uma factura mensal pelos serviços prestados.

Uma outra opção é ter um advogado com honorários mensais fixos, mas isso é raro para pequenas empresas. Honorário mensal fixo significa que paga um honorário determinado a um advogado para que ele realize, continuamente, uma quantidade de tarefas pré-acordadas para a empresa. Se entrar num litígio duro, ou num projecto especial, serão negociados honorários adicionais.

Às vezes é possível obter um plano legal pré-pago onde adquire uma variedade de serviços por um custo anual básico.

Existem várias maneiras pelas quais pode economizar nas suas contas jurídicas. Aqui estão algumas sugestões:

Seja organizado em todas as reuniões com o seu advogado, porque o relógio está andando. Faça as ligações que não são para assuntos jurídicos. Faça a pesquisa básica. Prepare um contrato e mostre-o ao seu advogado em vez de pedir para que ele o prepare.

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres