Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

26. Mecanismos de busca

Provided by Steffan Klein and 3D3.com, Content Partner for the SME Toolkit

Mecanismos de busca são, basicamente, sites que o ajudam a encontrar outros sites. O modo mais simples de ir a um mecanismo de busca é clicar no botão 'Pesquisar' no seu browser. Ou então inclua o seu endereço Web no texto.

Para ler as informações fornecida na Internet, primeiro encontre-as. Se souber onde procurar, será fácil. Tal como as casas no mundo convencional, os sites tem um único endereço. Eles começam com www – abreviatura de World Wide Web. O endereço para ShopFactory, por exemplo, é www.shopfactory.com. Basta digitá-lo no campo de endereço do browser e clicar na tecla Enter do teclado (talvez tenha de esperar um pouco, dependendo da ligação).

Mas se estiver a procurar um endereço ou apenas alguma informação, utilize os chamados mecanismos de busca.

São sites que têm catalogada toda a Internet. Você digita uma palavra no campo de procura na sua página – e o mecanismo de busca devolve todos os sites que contiverem essa palavra.

Isto pode ser incrível. Por exemplo, uma procura de “répteis” pode devolver 200.000 páginas. Ao utilizar os recursos avançados dos mecanismos de busca, é possível limitar a procura para garantir que o resultado seja aceitável.

Se procurar +serpente +lagarto +Melbourne no www.altavista.com, obriga o mecanismo de busca a encontrar páginas que tenham as três palavras, e ele  encontra apenas 45 páginas .

Se tiver uma loja virtual em Melbourne a vender lagartos-serpente, o meu filho poderá vir a ser seu cliente. Ele não encontrou uma loja, mas encontrou boas informações sobre lagarto-serpente.

Para utilizar um mecanismo de busca, é preciso fornecer detalhes sobre a informação desejada – então ele devolverá uma lista de sites que podem ter exactamente o que procura.

Aqui estão alguns dos mais importantes mecanismos de busca:

Yahoo

www.yahoo.com

Alta Vista

www.altavista.com

Excite

www.excite.com/

Lycos

www.lycos.com

Google

www.google.com/

Magellan

www.magellan.excite.com/

Web Crawler

www.webcrawler.com/

MSN Search

search.msn.com/

Look Smart

www.looksmart.com/

25. Como as pessoas irão encontrá-lo?      27. Faça mais do que apenas oferecer produtos na Internet


Copyright © 2001 - 2016, Steffan Klein. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres