Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

15. Segurança dos clientes

Provided by Steffan Klein and 3D3.com, Content Partner for the SME Toolkit

A preocupação com a segurança impede as pessoas de comprar na Internet. Ainda que, na realidade, estas preocupações não sejam fundamentadas.

Em 1999, os novos utilizadores da Internet demoravam, em média, mais de 12  meses até começarem a fazer compras através da rede. Hoje esta média é inferior a quatro meses e continua a diminuir. Daqueles que já compraram pela Internet, 98% pretendem fazê-lo novamente. Tais indicadores apontam claramente para uma maior confiança na segurança. Contudo, como estas preocupações existem, deve tomar determinadas providências para que os visitantes da sua loja se convertam em clientes.

A forma mais simples é fornecer todos os seus contactos no seu site. Se possível, permita que as pessoas o contactem por telefone. Muitas vezes, a simples possibilidade de conversar com o vendedor elimina preocupações.

Se tiver uma loja convencional, de tijolo e cimento, exponha o seu. Aperceber-se-á de que as pessoas com preocupações sobre segurança irão investigá-lo na Internet e comprar na sua loja convencional. Nesse caso, a sua loja na Internet funcionou como um meio promocional poderoso e com um custo muito baixo.

Dê aos seus clientes a possibilidade de imprimirem as suas encomendas e enviar-lhas por fax ou e-mail. Mesmo que isso não seja mais seguro, dá às pessoas uma sensação de maior segurança. Se é isso que vai fazer com que você tenha mais uma venda, então vale a pena.

E, obviamente, receba as encomendas na sua loja on-line de forma protegida; encriptadas durante a sua transferência pela Internet.

Os dois navegadores, Microsoft Internet Explorer e o Netscape Navigator, são os que melhor desenvolveram métodos de encriptação. Eles não permitem de forma alguma a leitura de qualquer encomenda durante a sua transmissão pela Internet. O seu método de encriptação chama-se  SSL.

Devido à alta segurança oferecida pelo protocolo SSL, este método é largamente utilizado em lojas na Internet para garantir a segurança das encomendas.

O ShopFactory é fornecido com suporte SSL grátis incluído. Se combinar a encriptação SSL com a encriptação PGP, a sua segurança será muito superior às garantias oferecidas pela maioria das empresas. Com o ShopFactory é simples e gratuito.

Um pequeno ícone representando um cadeado ou uma chave na parte inferior do browser normalmente indica ao cliente que o site é seguro (embora outra qualquer ligação possa ser igualmente segura e não apresentar este símbolo). Contudo, a sua presença é uma garantia.

Como a encriptação SSL é amplamente conhecida e aceite, deve utilizá-la sempre, para que os seus clientes se sintam à vontade.

Deve salientar na sua página que o site é seguro. Quanto mais informações der aos seus clientes sobre segurança, melhor estes se sentirão ao decidirem comprar na sua loja

Ou então, pode utilizar um fornecedor de serviço de pagamentos em tempo real, que faça as transacções por si. Embora isso represente um custo, delega em terceiros as questões de segurança. Esses serviços podem detectar transacções fraudulentas.

E, obviamente, não terá de aprovar pagamentos por telefone.

14. Segurança – a percepção faz a diferença      16. Segurança para os lojistas


Copyright © 2001 - 2016, Steffan Klein. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres