Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

3. O que é a Internet?

Provided by Steffan Klein and 3D3.com, Content Partner for the SME Toolkit

A Internet é uma grande rede mundial de computadores ligados entre si.

Existem muitas tecnologias que tornam possível a Internet. Mas o mais importante é o conceito de computadores interligados que podem comunicar entre si.

Não existe uma central de Internet nem um computador principal. Simplesmente muitos computadores interligados, espalhados por todo o mundo, proporcionando acesso a um grande volume de informação. Com acesso à Internet pode ler, ouvir, ver e, em muitos casos alterar essa informação, a partir do seu próprio computador.

Tudo isto funciona de uma forma uniformizada, graças a uma linguagem comum de criação de páginas Web, que se chama HTML. Felizmente, não é necessário compreendê-la, porque é o computador que a interpreta.

Basta dizer que ela é utilizada para criar páginas com informações que todos podem ler com facilidade nos seus computadores, chamadas páginas Web. Muitas páginas inter-relacionadas de uma mesma pessoa ou entidade formam um site: da mesma forma que muitas páginas juntas formam um livro.  Essa é a razão pela qual a Internet é chamada por vezes a maior biblioteca do mundo.

É, no entanto, diferente de livros numa biblioteca convencional. Um site pode incluir textos, sons, imagens, vídeo e lojas.

Em praticamente qualquer parte do mundo, as pessoas podem aceder a estes sites ligando os seus computadores à Internet através da linha telefónica, utilizando um dispositivo especial chamado modem. Por outro lado, embora seja um pouco mais complicado, qualquer pessoa pode expor informações (ou lojas...) na Internet, que podem ser acedidas por outras pessoas. Em breve mostrarei como fazer em ambos os casos.

Todos os dias cada vez mais pessoas utilizam a Internet para se comunicarem umas com as outras, para obterem informações e desfrutarem de entretenimento, e até mesmo para fazerem compras.

Segundo estudos efectuados, milhões de pessoas preferem utilizar a Internet em vez de ver televisão.

Por exemplo, um terço dos utilizadores da Internet nos E.U.A. com acesso a partir de casa desistiu da televisão e não da Internet (Arbitron/Edison Media Research ).

Seria difícil encontrar melhor exemplo  da importância da Internet.

2. Não é um bicho-de-sete-cabeças      4. Como a rede se transformou num centro comercial


Copyright © 2001 - 2016, Steffan Klein. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres