Página Inicial  > Como subcontratar os seus recursos humanos
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como subcontratar os seus recursos humanos

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Para vários empresários, lidar com o universo de responsabilidades que um trabalhador tem – desde criar pacotes de regalias competitivas, até lidar com todas as mudanças impostas pelo governo – pode ser bastante complicado. Ao contrário das grandes empresas, as pequenas empresas não têm capacidade para gerir um bom departamento de recursos humanos para lidar com determinados assuntos. Como resultado, a responsabilidade recai sempre sobre o proprietário, que pode não ter tempo nem experiência para lidar com esses assuntos.

Outra opção bastante comum para os pequenos empresários é subcontratar uma empresa especializada em recursos humanos – RH- também chamadas de Organização Empregadora de Profissionais (OEP). Essas empresas são especializadas em recursos humanos e podem fornecer diversas funções de apoio sem sobrecarregar o proprietário da empresa. Oferecem geralmente uma variedade de serviços nesta área, incluindo regalias, benefícios governamentais, responsabilidade de gestão do funcionário, folha de pagamentos e gestão dos empregos, recrutamento de pessoal, formação e desenvolvimento.

Para fornecer esses serviços, as OEPs precisam de ter uma relação de parceria de negócios com a empresa e com os seus funcionários. Essa relação contratual permite que as OEPs assumam ou dividam as responsabilidades e os riscos dos funcionários contratados. A OEP gere as contratações, deixando o empresário livre para se concentrar nas maneiras de tornar o seu negócio ainda mais produtivo.

Serviços da OEP

Os serviços da OEP abrangem, regra geral, inúmeras funções dos Recursos Humanos, incluindo:

  • Vantagem administrativa – As OEPs usam as economias de escala para fornecer fortes vantagens a taxas competitivas, uma indução significativa para atrair e reter os seus funcionários principais. Isto permite às pequenas empresas oferecer regalias com as quais de outra forma não poderiam arcar tais como: seguro médico, dentário, de incapacidade, de vida, educacional e reembolso do plano de assistência ao funcionário.

  • Benefícios do Governo – Uma OEP pode ajudar o seu negócio, mantendo-o actualizado e elucidado sobre todas as leis que o governo está continuamente a implementar e modificar.

  • Gestão das responsabilidades do funcionário – Uma OEP pode administrar eficazmente as suas obrigações relacionadas com os funcionários, resultando num menor risco e numa redução de responsabilidade, agregando ainda mais valor ao seu negócio. Uma OEP pode apoiar a cobertura dos direitos dos funcionários e alegar resolução, revisões de contratos seguras e política de desenvolvimento, alegações de desemprego, manual do empregado, guias pessoais, termos de assistência e muito mais.

  • Folha de pagamento e Gestão de Contratações – As OEPs podem ser legalmente responsáveis pela folha de pagamentos, respectivos impostos, penhoras, relatórios trimestrais, verificação de emprego e relatórios dos recursos humanos. Se utilizar uma OEP para essas responsabilidades, terá mais tempo para se dedicar intensamente ao seu negócio.

  • Recrutamento e Selecção – Muitas OEPs podem criar descrições de empregos, divulgar anúncios, avaliar currículos, testar e entrevistar candidatos bem como verificar as suas informações.

  • Formação e Desenvolvimento – Uma boa OEP sabe analisar as suas necessidades de formação e, dessa maneira, fornecer os cursos de formação apropriados para aperfeiçoar o desempenho e a produtividade do funcionário.
    Escolha a OEP certa para o seu negócio


    Como em qualquer contrato com uma empresa subcontratada, é importante avaliar vários fornecedores desses serviços para saber que OEP se adequa melhor à sua empresa. Eis alguns factores que deve considerar:
  • Quais serão os custos inerentes? Identifique que serviços são oferecidos pela OEP e se esses serviços estão incluídos no preço base ou se são classificados como “custos adicionais”

  • Esta OEP é financeiramente estável? Verifique as informações das empresas com quem contactou. Essa OEP tem as suas finanças organizadas? Escolha uma OEP com preços viáveis para a sua empresa. Lembre-se de que está à procura de uma empresa estável, com uma gestão sólida e que o faça sentir-se seguro.

  • Estabeleça a credibilidade. Essa OEP está neste ramo há muito tempo? Tem uma boa reputação? Qual é a sua posição no próprio ramo em que operam?

  • Faça perguntas sobre os serviços oferecidos aos clientes. De que forma implementam os serviços? Quem fornecerá assistência quando tiver dúvidas? Tente obter resultados de inquéritos com clientes, caso tenham.

  • Qual é a sua capacidade tecnológica? Actualmente, a tecnologia tornou-se um dos aspectos mais importantes. Essa OEP utiliza tecnologia de última geração? Dispõem de serviços on-line que permitirão uma interacção de acordo com as suas conveniências?

  • Peça referências dos clientes actuais e ex-clientes. Identifique os pontos positivos e negativos de utilizar serviços de uma OEP.

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres