Página Inicial  > O plano de negócios
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

O plano de negócios

Provided by My Own Business, Content Partner for the SME Toolkit

 

[Voltar ao início]

O que é um plano de negócios?

Depoimento
Antoinette Douglas
Mother Love Family Day Care
"Descubra o que realmente quer fazer e faça cursos para se especializar nessas áreas."
Transcrição – html

A questão mais importante do seu plano de negócios será a criação de um esboço por escrito que avalie todos os aspectos da viabilidade económica do seu ramo de negócios, inclusive uma descrição e análise de suas perspectivas empresariais.

Visto que este curso foi dividido nos doze aspectos mais importantes a serem considerados para iniciar um empreendimento, o seu plano de negócios pode seguir esse mesmo formato. Incluído nesta secção e em cada uma das secções seguintes existe o esboço de um plano de negócios para cada assunto. Quando os juntar todos, obterá um modelo inicial para o seu plano global.

Um plano de negócios é uma etapa essencial que todos empresários cautelosos devem adoptar, independentemente da dimensão da empresa. Essa etapa é muitas vezes ignorada, mas nós tornamo-la fácil para si ao fornecer-lhe um formato para criar o seu plano à medida que for progredindo neste curso.

Os planos de negócios podem ser muito distintos. Nas bibliotecas e livrarias existem livros dedicados a formatos de planos de negócios. No entanto, este curso pode ser o seu ponto de partida. A partir daqui, pode projectar um plano ideal para o seu empreendimento em particular. .

Saiba que a maioria dos empresários iniciantes são relutantes em criar o seu plano de negócios. É portanto altamente recomendável que preencha cada segmento do plano, à medida que for progredindo no curso. Nós tornamos isso fácil para si ao fornecer modelos de planos, tanto para empresas de prestação de serviços como de produtos e também um formulário em branco para colar no processador de texto MS Word, onde poderá ser personalizado.

[Voltar ao início]

Para quê preparar um plano de negócios?

Depoimento
Ezequiel Padilla
Jugos Tropicales Mexican Food
"Quando os seus negócios estiverem a correr bem, considere a aquisição do imóvel, se possível."
Transcrição – html

O seu plano de negócios vai ser útil de vários modos. Vejamos algumas das razões para não desprezar esta ferramenta valiosa.

  • Em primeiro lugar, ela vai definir e focar o seu objectivo utilizando informações e análises adequadas.
  • Pode utilizá-la como uma ferramenta de vendas aquando lidar com relacionamentos importantes, inclusive credores, investidores e bancos.
  • Pode utilizar o plano para pedir opiniões e conselhos a pessoas, inclusive as que estão no ramo do seu negócio, que irão dar-lhe gratuitamente conselhos inestimáveis. Com frequência, os empresários vão em frente ("My Way!") sem a vantagem das dicas de especialistas que lhes permitiriam economizar muito suor e lágrimas. "My Way" é uma bela música, mas que na prática pode resultar em sofrimentos desnecessários.
  • O seu plano de negócios pode revelar omissões e/ou pontos fracos no seu processo de planeamento.

O que evitar no plano de negócios Coloque alguns limites razoáveis em projecções futuras a longo prazo. (Longo prazo significa um ano ou mais). É melhor definir objectivos a curto prazo e modificar o plano à medida que o negócio for evoluindo. Frequentemente, o planeamento a longo prazo torna-se sem sentido, porque a realidade da sua empresa pode ser diferente do seu conceito inicial.

Evite o optimismo. Na verdade, não seja de todo optimista. Seja extremamente cauteloso ao prever as exigências de capital, cronogramas, vendas e lucros. Poucos planos de negócios prevêm correctamente quanto dinheiro e tempo serão necessários.

Não deixe de definir estratégias para adversidades nos negócios.

Utilize uma linguagem simples para se explicar. Facilite a sua leitura e compreensão.

Não dependa exclusivamente dos seus negócios nem mesmo de uma invenção patenteada. O sucesso acontece àqueles que começam negócios com grande economia e não necessariamente com grandes invenções.

[Voltar ao início]

Formato do plano de negócios: uma avaliação sistemática de todos os factores críticos para suas metas e objectivos de negócio

Depoimento
Mari Lohr
  Artista gráfico
"Estar no negócio de forma autónoma não é para qualquer um."
Transcrição – html

Aqui estão algumas sugestões de tópicos que pode adaptar no seu plano:

  • Uma declaração de visão: Isto será um esboço conciso das suas metas e propósitos do negócio.
  • As pessoas: indiscutivelmente, o ingrediente mais importante para prosperar, será você mesmo. Concentrar-se em aplicar no novo negócio as suas experiências anteriores. Prepare um currículo próprio e um de cada pessoa envolvida na abertura da empresa. Atenha-se aos fatos e evite exageros. Essa parte de seu plano de negócios será lida cuidadosamente por aquele com quem você se relacionar, inclusive credores, investidores e fornecedores. Existem disponíveis na biblioteca, na livraria Kinko e na Internet (em "currículos") modelos para preparação de currículos.

    Porém, não pretenda ser alguém que não é. Se não tiver a capacidade para desempenhar uma função-chave, inclua isso no seu plano de negócios. Por exemplo, se não tiver capacidade para formar equipas, explique como irá compensar essa deficiência. Pode incluir um sócio no seu plano (discutido na Secção 4) ou planear a contratação de pessoas capacitadas que suprirão suas deficiências. Inclua as biografias de toda a gestão pretendida.

  • O perfil da sua empresa: Defina e descreva a empresa desejada e, exactamente como o seu plano vai realizá-la. Mantenha-se focado no mercado específico que pretende atender.
  • Avaliação económica: Forneça uma avaliação completa do ambiente económico do qual o seu negócio irá fazer parte. Explique como a sua empresa estará apta para as agências reguladoras e demográficas com que lidará. Se aplicável, forneça estudos demográficos e dados de fluxo de tráfego, normalmente disponibilizados pelos departamentos de planeamento locais.
  • Avaliação do fluxo de caixa: Inclua fluxo de caixa de um ano que incorporará as suas exigências de capital (abordado na Lição 7). Inclua a sua avaliação o que poderá correr mal e como pensa enfrentar os problemas.
  • Inclua o seu plano de marketing e os planos de expansão.
  • Faça referência a sites úteis do governo para as PME. Consulte "Recursos" na home page deste site.

[Voltar ao início]

Seis etapas para um grande plano de negócios

Os empresários iniciantes muitas vezes têm dificuldade em escrever os planos de negócios. Este método ajudá-lo-á de várias formas, portanto não ignore esta ferramenta de planeamento Para facilitar ainda mais, aqui estão seis etapas que o levarão a um plano que vale a pena:

  1. Escreva o seu conceito básico de negócios.
  2. Reúna todos os dados que puder sobre a viabilidade e as particularidades do seu conceito de negócios.
  3. Foque e refine o seu conceito baseado nos dados compilados.
  4. Detalhe o seu negócio. A utilização de uma abordagem "O quê, onde, porquê e como" poderá ser útil.
  5. Apresente o seu plano num formato convincente de modo à não fornecer apenas discernimentos e foco a si mesmo, mas que ao mesmo tempo se torne uma ferramenta valiosa para lidar com o relacionamentos de negócios, muito importantes para ajudá-lo.
  6. Analise os modelos de planos fornecidos e cole o formulário em branco num documento do MS Word. Preencha-o à medida que for evoluindo no curso.

[Voltar ao início]

Confira se o seu plano inclui os seguintes factores essenciais que irão produzir um negócio de sucesso

Depoimento
R.D. McDonnell
Arquitecto
"Escrevendo, identificam-se questões que, de outra forma, talvez não seriam sequer consideradas."
Transcrição – html
  • Um conceito de negócio sólido.O erro mais comum cometido pelos empresários iniciantes é não escolher o negócio certo para iniciar. A melhor maneira de aprender sobre o negócio em perspectiva é trabalhar para alguma outra pessoa do mesmo ramo antes de iniciar o seu próprio negócio. Pode haver uma distância enorme entre o seu conceito de um bom negócio e a realidade.
  • Entender o seu mercado. Um bom modo de verificar o seu entendimento é fazer um teste de mercado ao seu produto ou serviço antes de iniciar. Acha que se possuir uma grande pipa, irá mexer com a imaginação de quem solta pipas pelo mundo inteiro? Então, construa alguns exemplares manualmente e tente vendê-los primeiro.
  • Um sector sadio em crescimento, e sólido. Lembre-se de que algumas das maiores invenções de todos os tempos, como aeronaves e carros, não resultaram em benefícios económicos para muitos daqueles que tentaram explorar esses grandes avanços. Por exemplo, os rendimentos cumulativos de todas as linhas aéreas desde que Santos Dummond fez voar o primeiro avião são menores que zero. (As perdas das linhas aéreas têm sido maiores do que os seus lucros.) O sucesso sorri àqueles que encontram negócios com grande economia e não necessariamente grandes invenções ou avanços para a humanidade.
  • Gestão qualificada. Procure pessoas de quem você gosta e admira, que possuam bons valores éticos, capacidades complementares e sejam mais inteligentes do que você. Planeie contratar pessoas contendo as capacidades que lhe faltam a si. Defina a sua capacidade exclusiva e procure outros que transformem as suas fraquezas em forças.
  • Controlo financeiro talentoso. Aprenderá mais adiante a importância de ser qualificado em contabilidade, informática e gestão do fluxo de caixa. A maior parte dos empresários não advém de ambientes de contabilidade e têm de fazer cursos para aprender sobre esse assunto. Apostaria as suas economias num jogo em que não sabe como se ganha? As pessoas fazem isto em negócios com muita frequência.
  • Um enfoque de negócios consistente. Se pensar em produtos ou serviços específicos, descobre que os especialistas superaram os não especialistas em desempenho. Concentre-se em algo que você possa fazer tão bem que não fique sujeito a concorrer com alguém com um preço mais baixo.

[Voltar ao início]

Plano de negócios para as Secções 1 e 2: O perfil de negócios, a visão e o pessoal.

Agora é o momento de rever os modelo de plano que lhe fornecemos. Isso ajudará apreparação do seu próprio plano. Para obter algumas dicas sobre as informações apropriadas a preencer, consulte os modelos de planos de negócios:

Modelo de plano de negócios (produto): Widget Corporation
Ficheiro do Microsoft Word MS Word
Modelo de plano de negócios (serviço): Smith E-Commerce Consulting
Ficheiro do Microsoft Word MS Word

Comece a montar o seu plano de negócios agora. Se ainda não tiver seleccionado uma actividade, pode escolher uma para praticar. Lembre-se de que fornecemos modelos atraentes de planos de negócio individuais para cada secção, que que podem ser utilizados no Microsoft Word ou como páginas Web de fácil impressão. Então, comece já!

Secção 1: O perfil de negócios
Ficheiro do Microsoft Word MS Word
Secção 2: A visão e as pessoas
Ficheiro do Microsoft Word MS Word

Instruções de preenchimento do modelo de plano de negócios:

  1. Cada caixa tem um título fixo em LETRAS MAIÚSCULAS
  2. Por baixo de cada título, há uma frase que começa com "Inserir aqui...". Ela indica as informações a inserir. As caixas aumentarão à medida que você ocupar mais espaço; por isso, utilize o espaço de que necessitar.
  3. Depois de preencher cada caixa, exclua a frase "Insira aqui", deixando apenas o título fixo da caixa e as informações que tiver inserido.

Sugerimos preencher cada secção do plano de negócios
durante o curso.

Os modelos para todas as secções 1-12 também podem ser transferidos para o seu computador como documentos simples:

Secção 1-12: Tudo
Ficheiro do Microsoft Word MS Word

Inclua dados de procura e material de suporte suficiente. Torne-o mais interessante utilizando dados de histórico, a sua biografia, tabelas, dados demográficos e informações de procura. Quando seu plano de negócio for concluído, imprima-o e reúna as 12 secções.

Estão disponíveis muitos outros formatos de planos de negócio em bibliotecas, livrarias e softwares.

[Voltar ao início]

SECÇÃO 2 Questionário: O plano de negócios

  1. O melhor lugar para encontrar mais informações sobre como projectar seu próprio plano individualizado é:
    1. O seu advogado
    2. O seu contabilista
    3. Em sites de "planos de negócios"de bibliotecas públicas, da indústria ou do governo, ou livrarias
    4. Consultores de planos de negócios
  1. A razão fundamental para preparar um plano de negócios antes de começar é a criação de uma ferramenta para lidar com recursos de investimento e financiamento.
    1. Verdadeiro
    2. Falso
  1. Na preparação de projecções financeiras para seu plano de negócios, é tão importante estimar as vendas e receitas a longo-prazo como projectar objectivos a curto-prazo.
    1. Verdadeiro
    2. Falso
  1. Um potencial investidor ou financiador examinará o seu plano de negócios e esta pergunta surgirá: Onde está aquela pessoa agressiva para tomar as decisões realmente difíceis, lidar de forma hábil com as negociações e exercer a prudência? O seu plano de negócios deveria ter a resposta:
    1. Projectar você mesmo nesta imagem (assumindo o que você não é!)
    2. Expor um argumento declarando que a sua equipa de consultores, inclusive o seu advogado e o seu contabilista serão contratados para manter uma abordagem de negócios disciplinada
    3. Enfrentar este assunto e declarar isso no seu plano de negócio: o seu negócio necessitará de gestão eficiente e hábil. Responder a essa necessidade de forma que o satisfaça não só a si, mas àqueles que farão negócios consigo.
  1. A preparação de um plano de negócios é opcional para algumas actividades empresariais menores.
    1. Verdadeiro
    2. Falso
  1. O seu plano de negócios poderá EXCLUIR:
    1. Todas as matérias abrangidas pelas secções deste curso.
    2. Biografias pessoais dos administradores.
    3. Projecções de declarações financeiras e projecções de fluxo de caixa.
    4. Os seus planos de marketing e de expansão.
    5. Os seus planos para construir uma nova casa de verão com os lucros.
  1. Caso o seu plano de negócios inclua a exploração de uma invenção e, desde que você não cometa erros graves nas decisões principais, o seu sucesso pode estar quase que assegurado.
    1. Verdadeiro
    2. Falso
  1. Vamos presumir que o seu plano de negócios se baseia em iniciar um empreendimento relacionado com o sector de imóveis. Essa secção do plano de negócios irá levá-lo à consideração mais favorável:
    1. Vendas residenciais e comerciais.
    2. Desenvolvimento industrial e comercial.
    3. Aumento de dependências e construções industriais.
    4. Especialização num dos itens anteriores.
    5. Nenhum dos anteriores.
  1. Para testar o seu conhecimento do mercado, a abordagem mais segura seria:
    1. Confiar no seu instinto pessoal.
    • Conduzir uma procura entre os seus amigos.
    • Fazer um teste de mercado do seu produto ou serviço.
    1. Para superar os obstáculos mais comuns por não preparar um plano de negócios, ajuda a:
      1. Concluir o plano a cada secção à medida que você avança.
      • Concluir o seu plano de negócios antes de prosseguir.
      • Preparar o seu plano apenas após ter concluído este curso.

      Vá para a Secção 3: Ferramentas básicas de informática e comunicação

      Copyright © 1993, 1997-2016, My Own Business, Inc. All Rights Reserved.
       Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
      ComentáriosAvaliações (1) Total  
      • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
      If you are a human, do not fill in this field.
      Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
         Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
      What Others Are Saying
      Classificar por
      View
      • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
      Simão Leonardo Chissano  |  October 06, 2011
      É interessante