Página Inicial  > Simulador do rácio de rendibilidade do activo
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Simulador do rácio de rendibilidade do activo

Provided by Bankrate.com, Content Partner for the SME Toolkit

O rácio de rendibilidade do activo mostra até que ponto a equipa de gestores de uma empresa está a trabalhar bem. A comparação entre o rendimento líquido e o total médio do activo, o ROA (Return On Assets, Rácio de rendibilidade do activo) revela o volume da receita que a administração foi capaz de extrair de cada metical no património da empresa. Investidores e potenciais investidores usam esse rácio para avaliar a liderança de uma empresa.

Muitas empresas, particularmente aquelas envolvidas no fabrico e venda de produtos sazonais, têm vindo a registar grandes oscilações no activo no decorrer do ano. Para acomodar essas oscilações e produzir umrácio mais preciso, o valor total do activo usado para calcular a rendibilidade do activo deve ser uma média dos activo da empresa no início e no final do período demonstrado.

A fórmula:
Rendimento líquido dividido pelo total médio do activo

Para utilizar este simulador:

Encontrará os números necessários para o cálculo do rácio de rendibilidade do activo nos últimos balanços e demonstrações de resultados da empresa. Será necessário calcular a média das entradas do total do activo dos seus últimos balanços.

  1. Introduza o rendimento líquido da empresa.
  2. Introduza o total médio do activo da empresa.
  3. Pressione "Calcular."

Um rácio de rendibilidade do activo de 0,06:01 significaria que a empresa está a gerar seis centavos de cada metical no activo.

Como acontece com a maioria dos rácios contabilísticos, só o conseguirá entender melhor se o comparar com o ROA dos anos anteriores e com os padrões do seu sector de actividade.


Copyright © 2016 Bankrate, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres