Página Inicial  > Criar um site para empresas de pequeno porte
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Criar um site para empresas de pequeno porte

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


O que torna um site um sucesso? Não são os logotipos giratórios nem a animação da moda. Um site forte comunica claramente o seu objectivo aos seus clientes e tem um plano estratégico empresarial.

A seguir, dez dicas para construir um site melhor:

Defina os seus objectivos

Qual é o objectivo do site? Deseja vender produtos? Procura novos clientes? Está a tentar fornecer informações aos clientes existentes? Deseja um folheto on-line ou algo mais complexo? Pense no que está a tentar obter da Web e defina formas de alcançar esse objectivo. Reveja os seus planos de negócio e marketing, para que os seus esforços na Web reflitam com precisão a visão e imagem da sua empresa.

[Voltar ao início]

Mantenha o site actualizado

Actualize o conteúdo para incentivar visitas repetidas. Actualize o site regularmente, com novas imagens, partes de produtos ou notícias sobre a empresa, artigos de interesse do cliente ou qualquer outra informação atraente e útil. Aproveite os seus esforços com uma secção "Novidades" para facilitar a localização de novas informações.

[Voltar ao início]

Evite períodos longos de transferência

Os utilizadores da Web são impacientes. Se uma transferência de imagens demorar muito tempo, os internautas abandonam o site. Utilize pequenos clusters de gráficos, não uma grande folha de cálculo com cores e formas. Mantenha os gráficos da home page interessantes, mas ponha de parte gráficos complexos e exagerados que demorem muito tempo a transferir. Utilize o mesmo princípio nos textos – cuidado com blocos densos ou longas listas difíceis de ler ou que façam com que o utilizador tenha de rodar o cursor por muito tempo até obter as informações necessárias.

[Voltar ao início]

Seja "interactivo"

O site deve ter muitas, muitas, muitas indicações do seu endereço de e-mail, número de telefone, endereço e instruções de compras, se estiver a vender produtos ou serviços. Inclua essas informações no maior número de páginas possível. Evite que uma pessoa tenha de procurar um modo de contatá-lo.

[Voltar ao início]

Não utilize o aviso "em construção"

Se algum recurso ainda não estiver pronto para ser publicado, não o insira sob o aviso "em construção". Os utilizadores que gastam muito tempo a fazer uma transferência de um gráfico em construção não ficam apenas desapontados – ficam irritados. Cuide do site da mesma forma que cuida de todos os materiais de marketing. Para destacar algo antes de publicá-lo, utilize o ícone "em breve".

[Voltar ao início]

Conheça o seu público

Quer esteja a promover CDs para Gen-Xers, quer esteja a vender dentaduras para idosos, o seu projecto e conteúdo devem estar de acordo com o público-alvo, da mesma forma que qualquer outro meio de publicidade produzido por si estaria. Lembre-se, o site é uma forma de publicidade, agressiva ou subtil, e uma projecção da imagem da sua empresa.

[Voltar ao início]

Sem falhas, sem erros

Se algo não estiver a funcionar correctamente, não o publique no site – os visitantes não são testers. Cuidado com ligações perdidas – aquelas que não levam a lado nenhum ou que resultam numa mensagem de erro – pois elas apenas frustram os utilizadores. Leia tudo; erros de digitação, erros gramaticais e construção pobres de frases depreciarão a imagem profissional que está a tentar passar.

[Voltar ao início]

Proporcione a opção "home page" (voltar à primeira página)

É mais provável que os utilizadores naveguem à vontade pelo site, se souberem que conseguirão voltar facilmente à home page. Disponibilize este recurso em todas as páginas do site. Outra opção: utilize um mapa ou liste os recursos para incentivar as pessoas a encontrarem as suas áreas de interesse. Também pode proporcionar a opção "voltar ao mapa". Simplifique a navegação.

[Voltar ao início]

Torne o processo de encomenda simples e objectivo

Se estiver a vender produtos, facilite a criação de encomendas. As imagens e preços dos produtos devem ser claros, bemcomo as opções disponíveis. Alguns comerciantes disponibilizam carrinhos de compras virtuais, permitindo que os compradores lhes adicionem e subtraiam itens e calculem, a cada momento, o valor total a pagar. Possibilite que os utilizadores comprem directamente através do site, mas ofereça também alternativas – como telefone ou fax – para quem não confia em transações on-line.

[Voltar ao início]

Torne a visita agradável

Se apropriado, utilize o humor. Se a empresa tiver uma história interessante, inclua-a. As pessoas gostam de conhecer o rosto da empresa e de se sentir pessoalmente ligadas; por isso, inclua a sua biografia e imagem, bem como dos principais membros da equipa.

[Voltar ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres