Página Inicial  > A Importância da Criação de Redes
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

A Importância da Criação de Redes

Provided by IFC's Gender Entrepreneurship Markets Program. 



A tutoria pode ajudar as mulheres empresárias a reforçar as suas competências, expandir as redes, e encontrar novos mercados. A criação de canais  para a troca de experiências é fundamental para ajudar mais mulheres empresárias a desenvolver os seus negócios com sucesso. A partilha de conhecimentos comerciais entre mulheres empreendedoras contribui para a estabilidade e o crescimento dos seus negócios, e encoraja a inovação e a criatividade.

CRIAÇÃO DE REDES: " Estabelecimento ou manutenção de relações informais, especialmente com pessoas cuja amizade pode trazer vantagens, como o emprego ou oportunidades de negócio."

A criação de redes tem pelo menos 4 benefícios principais:

1. Ajuda-o a aumentar as suas vendas, através de referências.

2. Ajuda-o a aprender coisas que precisa de saber para administrar e fazer crescer o seu negócio.

3. Ajuda-o a encontrar as pessoas a quem pode comprar bens e serviços.

4. Pode ajudar a estimular a sua criatividade sobre novas coisas ou abordagens para o seu   negócio.

As redes são importantes porque ajudam a fortalecer e apoiar o seu negócio.. As redes podem ser formais ou informais. Deve também considerar a adesão a uma associação de mulheres - onde irá encontrar um maior grupo de mulheres, e recursos que pode aproveitar – nomeadamente informação sobre contratos e seminários sobre diversos assuntos.

As associações de mulheres e a sua associação comercial são importantes fontes de apoio e informação.

A criação de redes requer que tenha UMA peça de informação - um cartão-de-visita. Deve ser um cartão bonito, com um logótipo bonito, para que as pessoas se possam lembrar de si!

Existem vários tipos/categorias de redes.  Alguns exemplos incluem:  associações comerciais, câmaras de comércio, associações de mulheres empresárias, associações de caridade, tais como o Rotary Club. 

Exemplo de Criação de Redes:  História da Business Network International (BNI)

Existe um outro tipo de rede que é bastante interessante. É um tipo de organização que foi criada por um consultor de gestão na Califórnia, o Sr. Ivan Misner. Ele inventou o que baptizou de Business Network International (BNI), que inclui mais de 4.000 grupos em todo o mundo. Esta rede baseia-se essencialmente no conceito de que passar a palavra de boca em boca é uma das ferramentas de marketing mais importantes. Formam-se os grupos, mas apenas um tipo de negócio é permitido em cada grupo. Esses grupos realizam reuniões semanais de pequeno-almoço para discutir uma variedade de temas onde referem negócios uns aos outros. Por exemplo, quando Kory tem conhecimento que o seu vizinho precisa de um pintor, Kory refere o seu colega da BNI, que é o pintor do seu vizinho. Quando Kory tem uma questão relativa à inclusão de uma despesa na sua Demonstração de Resultados, pode debater essa questão com a Janice, que é a contabilista do seu grupo.

Copyright 2016 International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres