Página Inicial  > Terminologia Financeira
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Terminologia Financeira

Provided by IFC's Gender Entrepreneurship Markets Program. 


Regime de Acréscimos um método de contabilidade que consiste em registar uma transacção quando o serviço é prestado. O método alternativo é a caixa, que regista as transacções apenas quando o dinheiro entra ou sai da empresa.

Plano de Amortização uma tabela que divide o pagamento mensal do empréstimo em duas categorias: principal e juros. A mesma indica também o saldo devido.

Activo qualquer item de valor que a sua empresa possui e é devido por terceiros. Os activos circulantes podem ser convertidos em dinheiro no prazo de um ano. A conversão do imobilizado em dinheiro leva mais de 1 ano.

Balanço Balanço de uma declaração que mostra que a empresa possui, o passivo da empresa, e o valor final de um negócio numa determinada data.

Ponto de Equilíbrio ponto no qual o total das receitas é igual ao total das despesas.

Plano de Negócios um documento que apresenta informações sobre o estado actual da empresa e os planos de expansão do negócio ao longo de um período futuro. Se usado para obter um empréstimo bancário, também inclui indicações de como os recursos do empréstimo serão usados e garante a credibilidade do projecto.

Regime de Caixa um método contabilístico que consiste em registar as transacções somente quando o dinheiro é recebido ou pago.

Projecção do Fluxo de Caixa uma folha de cálculo de balanço que acompanha o movimento de entrada e saída do dinheiro na empresa, geralmente numa base mensal. Ao projectar o fluxo de caixa, o empresário pode garantir que a empresa tem dinheiro suficiente para pagar as despesas, incluindo o pagamento mensal do empréstimo.

Garantia um activo de valor que pode ser usado para garantir um empréstimo bancário.

Co-signatário/co-avalista um indivíduo que serve como avalista do empréstimo contraído por outrem. Às vezes, o avalista deve apresentar uma garantia, enquanto, noutros casos, uma simples assinatura será considerada suficiente.

Custo das Mercadorias Vendidas custos de produção, incluindo os materiais, a mão-de-obra e custos indirectos afins.

Linha de crédito uma certa quantia de dinheiro colocado à disposição do mutuário durante um período de tempo predeterminado.

Pontuação do Risco de Crédito um processo pré-determinado de classificação da situação financeira de um indivíduo ou empresa utilizado para aprovar ou rejeitar os pedidos de empréstimo.

Encargos Financeiros encargos cobrados por uma instituição financeira. Exemplos de tais encargos são: taxas de juros de um empréstimo, taxas de atraso no cartão de crédito e encargos de uma conta corrente.

Capital Própriovalor de um negócio, após a subtracção de toda a dívida, todos os activos menos todos os passivos.

Factoring financiamento a curto prazo com a venda dos créditos a terceiros.

Demonstrações Financeiras relatórios mostrando a situação financeira de uma empresa numa determinada data ou durante um período de tempo.

Declaração de Rendimentos idêntica à Demonstração de Resultados, veja abaixo.

Despesas Indirectas despesas que não são especificamente associadas ou praticamente não podem ser atribuídas a uma fonte específica

Juros dinheiro pago pelo uso do dinheiro.

Existências activos detidos para uma eventual revenda. Pode ser na forma de matérias-primas, o trabalho em curso, ou produtos acabados.

Arrendamento Contrato que dá a um empresário o direito de usar um activo durante um determinado período de tempo. O arrendamento pode ser usado para um edifício, equipamentos ou maquinaria.

Passivo dívida, quanto deve a empresa. Os passivos circulantes são exigíveis no prazo de um ano. O passivo de longo prazo é exigível após um ano.

Hipoteca/Penhora penhora dos activos de uma empresa para garantir o pagamento de uma dívida.

Lucro Líquido dinheiro que resta depois do pagamento de todas as despesas. Usado para pagar os empréstimos e expandir a empresa.

Património Líquido capital que a empresa tem, todos o activosdepois de deduzidos todos os passivos.

Custos Indirectos despesas incorridas pela empresa, não directamente relacionadas com um bem produzido ou serviço particular.

Demonstração dos resultados balanço que mostra as receitas, despesas e

lucros de uma empresa durante um determinado período.

Resultados transitados lucro líquido acumulado ao longo da vida da empresa e comunicado na secção do balanço patrimonial que apresenta o valor líquido (ou Capital Próprio). Pode ser negativo se ocorrerem perdas.

Taxa de Juros Fixa: A taxa de juros permanece a mesma para a duração do empréstimo.

Variável: os juros dependem de um índice e aumentam ou diminuem em momentos especificados

Prazo de vencimento vencimento de um empréstimo, fixado em meses ou anos.

Copyright 2016 International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres