Página Inicial  > Plano de Negócio – Exemplo do Caso da Melissa
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Plano de Negócio – Exemplo do Caso da Melissa

Provided by IFC's Gender Entrepreneurship Markets Program. 



Melissa vende camisolas pintadas a mão e estampadas. Trabalha na indústria de roupa há cerca de 15 anos. Começou o seu negócio em 2000 a partir de sua casa, fazendo camisolas brancas com uma máquina de costura que a mãe lhe deixou. O plano de negócios da Melissa é o seguinte:

1. PROPÓSITO DO NEGÓCIO

O que faz o negócio?

O meu negócio produz camisolas com designs pintados a mão ou estampados. Vende-as a retalho para clientes individuais e também as vendo por grosso como uniformes exclusivos para associações e outros negócios.

2. OBJECTIVOS DO NEGÓCIO

Onde quer que o negócio esteja daqui a 5 anos? Discute aqui assuntos tais como: a quantidade de vendas esperadas, o número de empregados que terá, os produtos que planeia ter, o número de unidades que quer vender, localização do negócio, etc.

Pretendo fazer crescer até MTn1,250,000 em vendas anuais dentro de 5 anos 15 empregados (6 pintores a mão e estampadores, 6 costureiras e 3 agentes de vendas). Vou ter que estabelecer pelo menos 6 linhas de produção de camisolas. Assumindo que o lado retalhista do negócio corra bem, o negócio pode vir a arrendar um espaço na baixa da cidade. Também estarei a fazer testes pilotos de novas linhas de produtos, tais como conjuntos de saias e blusas.

3. PRODUCTOS E SERVIÇOS

Descreve o seu MAIOR produto e/ou serviços. Quais são as características dos seus serviços/produtos? Qual é o preço médio de cada produto ou serviço?

Vendo produtos tanto a retalho como por grosso. Tenho 5 designs padrões, que são pintados ou estampados na parte da frente de uma camisola branca ou colorida. Posso também criar designs por encomenda para um pedido individual. Isto é mais caro, por causa dos custos de mão-de-obra. As camisolas estampadas são vendidas primeiramente à associações ou negócios, como uniforme.

4. A INDÚSTRIA

Descreva a indústria em que está (tais como a indústria alimentar, de roupa, retalho, produção, etc.)

Estou numa indústria de roupas. A indústria de roupa é uma indústria difícil, porque para que haja procura, as roupas têm que estar na moda e a moda muda todos os anos. Apesar disso, a indústria de roupa é uma indústria boa para se estar, porque é uma necessidade básica. Para além disso, faço parte de uma indústria que faz uniformes. Forneço uniformes a pequenas e médias empresas ou a pequenos escritórios públicos e escolas.

A sua indústria está a crescer ou está em declínio? Explica.

Apesar de a indústria de roupa estar em declínio por causa da crise financeira e as importações da China, acredito que a minha especialização em particular na indústria de roupa esteja a crescer. Produzo camisolas com designs que estão na moda, que são exclusivos e que não estejam ainda no Mercado local. Com a economia a recuperar aos poucos, existe mais rendimentos disponíveis e os clientes, em particular as senhoras, estão a gastar mais. A indústria dos uniformes está estável e as empresas em particular querem ter uniformes exclusivos que os distingam das outras empresas.

Quais são as maiores tendências da indústria?

Designs informatizados são cada vez mais comuns. Com computadores, muitos designs podem ser feitos a escolha do cliente e postos em camisolas, chapéus, lencinhos, etc. Estampar é mais barato e leva menos tempo. Mas, isto requer o equipamento apropriado que permitirá que muitos artigos de roupa sejam produzidos ao mesmo tempo. Para o negócio continuar competitivo, terei de eventualmente investir em maquinaria.

5. O MERCADO E A CONCORRÊNCIA

A. CLIENTES

Onde estão localizados os seus clientes (na sua vizinhança, cidade, região, a nivel nacional ou internacional)?

Os meus clientes estão na sua maioria nas grandes cidades e cidades vizinhas.

Se os seus clientes são individuais (em contraste com o negócio), descreva-oss em termos de idade, sexo, rendimento, étnia, etc. Se são empresas, descreva a habitual empresa que é cliente (localização, volume de vendas, indústria, etc.)

Tenho três tipos de clientes diferentes:

1.. individuais, na sua maioria mulheres de 20 aos 40 anos, que vêem à loja pedir camisolas pintadas à mão

2.grupos ou associações ou negócios, que requisitam 10 ou mais camisetas pintadas à mão ou estampadas com o mesmo design para eventos especiais ou uniformes para negócios, e

3. algumas botiques para as quais vendo camisetas pintadas à mão que vendo a grandes clientes individuais.

Quem são os seus maiores clientes?

Actualmente, tenho um grande número de empresas locais e individuais como meus principais clientes. A minha maior encomenda veio da Paper Products Inc., que encomendou camisolas estampadas para os seus funcionário. Tenho vendido para a Boutique Mabelle nos últimos 4 meses, e a procura está a aumentar. Espero vir a tornar-se num maior comprador no futuro.

Que percentagem (%) do seu total de vendas é que os seus maiores 5 clientes representam? De que forma é que depende desses 5 clientes?

Tenho uma base de clientes diversa. Meu maior cliente é a Paper Products Inc, que foi responsável por 10% das minhas vendas no primeiro trimestre de 2006.

O seu negócio é sazonal ou cíclico?

Meu negócio é mais ou menos sazonal e muda de acordo com o tipo de cliente. Tenho tido um grande nível de vendas para pessoas individuais e para a Boutique Mabelle durante os meses de Novembro e Dezembro, na preparação da época Natalícia. Vendas para Grupo e Associações são constantes ao longo do ano, há um grande fluxo de clientes no inicio do ano lectivo, durante os meses de Setembro e Outubro. As vendas são muito baixas durante a estação de verão nos meses de Junho e Julho.

Que percentagem (%) dos clientes são clientes habituais?

20% dos meus clientes individuais representam os meus clientes habituais.

Que percentagem (%) dos clientes são novos clientes?

Somente 5% dos meus clientes individuais são novos clientes, devido ao facto de não ter uma boa localização da minha sala de exposições. A maioria dos meus clientes aparecem porque já ouviram falar de mim. A maioria vêm para fazerem uma encomenda.

6.CONCORRÊNCIA& VANTAGEM COMPETITIVA

Quem está a servir os mesmos tipos de clientes com serviços ou produtos similares aos seus? (Faça uma lista dos concorrentes e os produtos que eles oferecem.) Empresa de Fornecimento de Uniformes, Camisolas para Turistas, T-Shirt Designs e Boutique Jo-Jo, todas oferecem designs a pedido dos clientes para encomendas individuais e em grupo. A T-Shirt Designs faz estampados e bordados usando uma màquina informatizada. A Boutique Jo-Jo vende camisolas personalizadas com paisagens e temas artísticos. A Empresa de Fornecimento de Uniforme faz o fornecimento à empresas e produz uniformes, incluindo camisolas com logótipos da empresa.

Como promove o seu negócio aos clientes de forma a mostrar que os seus serviços e produtos são melhores ou diferentes em relação aos dos seus concorrentes?

Promovo o meu negócio numa base pessoal com os negócios à volta da minha área. Visito 3 empresas por dia durante uma semana para promover o meu negócio de camisetas. Consigo obter muitos clientes através de uma conversa oral. Muitos são funcionários das empresas a quem vendo as camisetas. Durante as promoções visto os meus produtos para poder mostrar a qualidade do material e detalhes dos designs.

Como é que os seus concorrentes fazem o marketing dos seus produtos ou serviços? Os preços deles são iguais, mais baixos ou mais altos do que os seus?

A minha oferta de produtos é personalizado para as necessidades de cada cliente, por isso é difícil comparar com outros negócios. Porém, para uma boa camisola o meu preço é mais aceitável do que aqueles encontrados em botiques. É mais cara do que uma camisola normal para turistas MTn1 à MTn5. Tenho dois tipos de concorrentes: lojas de turistas e empresas de produção de uniformes.

Os seus concorrentes oferecem vantagens que não oferece?

Os meus concorrentes podem produzir um maior volume em relação a mim lidam com encomendas maiores. 

Quais são as vantagens que o seu negócio oferece e os seus concorrentes não (força pessoal, financeira e de marketing)?

A minha maior força é a exclusividade dos meus produtos. A Segunda força é que tenho pouco gastos porque funciono fora da minha casa e posso manter os meus custos e preços num nível aceitável.

Quais são as fraquezas do seu negócio em comparação com os seus concorrentes?

O pequeno tamanho do negócio é a minha maior fraqueza. Se tivesse maior capacidade (espaço, maquinaria e pessoal), poderia fazer e vender mais camisetas. Os meus concorrentes no geral têm uma melhor localização e acessível em relação a mim. Se tivesse uma loja bem localizada poderia aumentar o número de clientes. As outras lojas estão mais bem localizadas.

Copyright 2014 International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres

  Siga-nos  

facebook2.jpeg      Linkedin.jpeg      Twitter2.jpeg     skype5.jpeg      cadastre-se.jpg