Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Exemplo do Plano de Marketing – Mosaic Buttons

Content provided by the U.S. Small Business Administration, Online Women's Business Center. SBA's programs and services are provided to the public on a non-discriminatory basis.

O seguinte plano de marketing é um plano real escrito por uma empresária. Os nomes de algumas empresas e cidades foram modificados por solicitação da empresária.

DECLARAÇÃO DA MISSÃO

Tecnicamente, a declaração da missão está na introdução do Plano de Negócios completo, do qual faz parte o Plano de Marketing. Ele está incluído aqui para informação do leitor'...

O objectivo da Mosaic é fornecer botões visualmente mais interessantes em Michigan. Eles fascinarão seus utilizadores e serão o ponto de partida para a actividade criativa. A Mosaic considera que a expressão artística melhora a vida. Ela valoriza a capacidade das mãos humanas e a sensibilidade do coração humano. Considera os botões como pequenas obras de arte onde é possível ver nosso próprio reflexo.

Plano de Marketing da Mosaic'

HISTÓRICO & DESCRIÇÃO

A Mosaic é uma loja retalhista especializada em oferecer uma colecção de botões antigos, modernos e artesanais de todas as partes do mundo. Esses botões diferenciam-se daqueles disponíveis no mercado pela qualidade dos materiais, acabamento e desenho.

Uma necessidade básica que a Mosaic pretende suprir é a diversão! Os botões são objectos maravilhosamente expressivos que acrescentam uma vitalidade inesperada à roupa. Os fabricantes de vestuário observam uma vantagem competitiva em botões alegres e característicos. A Mosaic fabrica esses botões para costureiras e para outras pessoas envolvidas em costura. Além de prestar serviços a designer de interiores que desejam criar suas próprias roupas de cama, edredões e cortinas/persianas.

Com o crescimento, a Mosaic também estabelecerá um ateliê para desenho em tecido. Oficinas para pintura, tingimento e impressão em tecido serão oferecidas durante todo o ano. Essas oficinas serão administradas pela proprietária da Mosaic e por artistas convidados especialistas.

A Mosaic começou a funcionar a 5 de Agosto de 1996, com um stock avaliado em MTn1.050. Durante os primeiros oito meses de funcionamento da empresa, foi agregado um total de MTn1.290 ao stock. As vendas totalizaram MTn1.376 para o mesmo período, no qual a média mensal total foi MTn172. As vendas aumentaram de maneira constante neste período de oito meses.

As organizações e empresas para as quais fornecemos:

  • Machine Knitters Guild of Michigan
  • Michigan Embroiderers Guild
  • Sew for Profit of Michigan
  • The National Button Society
  • Estamparias
  • Smith-Wesson Designers
  • The Workroom

Os recursos financeiros da empresa provêm do rendimento pessoal da empresária e das receitas geradas pelas vendas. Recursos financeiros adicionais estão sendo obtidos para expansão do stock e para publicidade.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU SERVIÇO

A Mosaic oferece botões artesanais e de fabricação industrial numa grande variedade de materiais e acabamentos. Uma elevada percentagem desses botões são feitos a partir de materiais como chifre, osso, madeira, vidro e argila. Esses botões são feitos à mão por artesãos em todo o mundo e têm um desenho original. Os botões fabricados de metal e material sintético também são oferecidos, juntamente com uma colecção de botões antigos e clássicos.

Todas as peças de roupa beneficiam com esses botões que contribuem para sua personalidade. A Mosaic oferece a oportunidade de reinventar a roupa pronta e envolve as pessoas no processo criativo. Os botões são uma forma de enfeite. Permitem que as pessoas expressem o seu estilo pessoal de maneira original.

"Os fabricantes" de roupas que investem muito tempo e energia não desejam usar Botões cuja única vantagem é o preço conveniente. Essas pessoas estão a procurar o botão perfeito para a sua criação. A Mosaic ajuda ajuda as pessoas a conseguir este objectivo e levar o processo completo a uma conclusão satisfatória.

O charme dos botões é progressivamente evidenciado em casa, onde são usados como elementos de desenho em almofadas, roupas de cama e cortinas/persianas.

Com frequência, os botões são comprados não por serem práticos, mas simplesmente por razões estéticas. As colecções de botões antigos representam um investimento significativo e o seu valor vem aumentando historicamente.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A Mosaic está localizada no Tower Building, 706 Main NW, Suite 200, Altamount, Michigan. Este edifício, um património histórico da cidade desde os dias em que a cidade vivia da madeira, é a sede de duas empresas de design e doze estúdios de criação para ilustração de livros, fotografia, pintura e desenho de exteriores e fabricação de móveis. O edifício vizinho, antigamente chamado de Gay-Tonekey Building, no endereço 710 Main NW, também conta com vários estúdios de design. Entre os mais famoso estão o Artists' Studio, uma galeria especializada em presentes e quadros, e a LaFontaine Gallery, uma galeria de arte muito requintada. Estes dois edifícios têm auxiliado a comunidade artística na área há mais de doze anos, oferecendo espaços interessantes do ponto de vista arquitectónico e renda baixa. Eles são um símbolo do pensamento e da actividade criativa na comunidade e atraem clientes que estão interessados na expressão artística. Esta área também está prestes a receber atenção renovada devido às renovações realizadas na antiga planta de purificação de água da cidade, que em breve se transformará num restaurante francês.

A Mosaic actualmente está localizada numa sala no segundo andar no Tower Building. Com o crescimento, pretende mudar-se para a ala sul do edifício. Os benefícios desta localização são o acesso ao primeiro andar, espaço para expansão, maior visibilidade graças às grandes janelas em forma de arco, área de estacionamento mais conveniente, maior proximidade com a área dos revendedores e custo razoável.

ANÁLISE DE MERCADO

O Sector
De acordo com a AHSCA (American Home Sewing and Craft Association, Associação Americana de Artesãos e Costureiros), o sector de costura contribui com MTn3,5 bilhões em vendas a retalho na economia nacional. Em cinco anos, de 1987 a 1992, as pessoas que compraram uma máquina de costura pela primeira vez aumentaram de 30% a 50%. Noutros cinco anos (de 1991 a 1996), a participação na American Sewing Guild duplicou com um aumento de 55% o número de membros locais. Trinta milhões de pessoas neste país têm a costura como passatempo.

A disponibilidade da máquina de costura overlock pode explicar estes aumentos. Esta máquina costura, chuleia e arremata, tudo num único movimento, o que reduz o tempo da costura para metade. Além disso, a costura actualmente é tecnologicamente avançada, eliminando a necessidade colocar a linha na agulha e cortar o excesso de fio. As memórias de computador também aumentaram o potencial criativo da máquina de costura.

A costura é um dos diversos sectores criativos a que recorrem a Mosaic. Como este país reavalia as suas prioridades, as actividades domésticas vinculadas ao tempo livre adquirem um nível maior de interesse. O relatório de 1990 da Gallop Organization sobre as tendências relativas ao tempo livre indicou que a costura/tricô estão no quarto lugar nas actividades exercidas pelo público em geral.

Em todo o Estado do Michigan, existem associações de costura, tecelagem, tricô (à máquina e à mão), bordado e acolchoamento. Michigan também é a sede de uma associação membro da NBS (National Button Society, Sociedade Nacional do Botão), uma associação de coleccionadores de botões.

O Mercado-Alvo
O perfil da pessoa que se dedica a costura como passatempo, segundo a AHSCA, tem as seguintes características:
  • 75% são mulheres.
  • Com idade de 25 a 54 anos
  • Com nível superior
  • Renda familiar de MTn35.000 e superior
  • Gosta de expressão artística e originalidade
  • níveis de capacidades em costura distintos

Este perfil é apoiado pela observação directa dos clientes da Mosaic'.

As pessoas que se dedicam ao sector criativo de objectos de valor feitos à mão e os adquirem para uso próprio, os seus amigos e as famílias. Estão profundamente envolvidos nas suas actividades de lazer em casa como leitura, Jardinagem e artes culinárias.

Segundo a Altamount-Fairhills-Levine DMA, 23% dos habitantes dedicam-se à costura e 20% pratica alguma forma de trabalhos manuais com agulhas. Esses valores estão um pouco acima da média nacional e compara-se favoravelmente com a cidade de Indianápolis, onde se encontra Buttons Galore, uma empresa similar com transacções de MTn500,000.

Uma percentagem mais elevada de pessoas da Altamount-Fairhills-Levine DMA assiste a eventos culturais e patrocina galeria de artes e antiguidades em relação à Indianápolis. O rendimento familiar médio para esta área também é um pouco superior ao de Indianápolis.

A Mosaic também presta serviços às empresas de design que se dedicam ao design de interiores residenciais. Os botões, cada vez mais, são usados nas residências como elementos de interesse e design.

A Concorrência
Existem concorrentes directos em três cidades vizinhas. São as empresas The Threadminder, um fornecedor de linhas para costura e bordado em Levine, Michigan; The Fabric Alley, uma loja exclusiva de telas sofisticadas localizada em Cashill; e duas lojas de botões em Chicago: Twelve Buttons e Renewal Buttons. A força desses concorrentes tem origem no tempo em que estão no mercado. A percepção dos seus produtos está muito bem estabelecida.

A Threadminder oferece uma selecção limitada de botões raros, adquiridos através dos mesmos fornecedores da Mosaic, com o mesmo preço. Oferecem a possibilidade de comprar tudo no mesmo lugar à comunidade que se dedica ao bordado e costura, mas os botões não são a sua especialidade. A não ser que os compradores estivessem à procura de fio, eles não poderiam saber que a Threadbender também vendia botões. A Mosaic concorrerá concentrando-se em botões e oferecendo uma colecção maior e mais interessante.

A Threadminder desenvolve o seu mercado oferecendo aulas de bordado e costura. Os participantes que apreciam arte tecelagem e fibra estarão abertos a explorar outras possibilidades de expressão. A Mosaic oferecerá capacitação nessas áreas.

A Mosaic também concorrerá com base no local. A sua localização é central com fácil acesso de todos os pontos da cidade.

A Fabric Alley em Cashill, Michigan, atrai as pessoas que levam a costura a sério que gastam somas consideráveis em telas de qualidade superior. Eles oferecem uma grande variedade de selecção de botões na mesma faixa de preços da Mosaic. As costureiras podem adquirir botões e telas num mesmo lugar. Entretanto, o acesso aos botões é difícil. Eles não estão bem visíveis e os compradores devem ser muito determinados para encontrar os botões sejam de seu agrado. Uma vez identificados, o vendedor precisa procurar os botões no stock antes para que o cliente possa examiná-los completamente. Isso gera frustração e perda de tempo.

Os botões ficam exibidos em destaque na Mosaic, de maneira consistente com a qualidade e característica. Novamente, a Mosaic concorrerá concentrando-se nos botões. A empresa também concorrerá com base no local. As pessoas cujas necessidades são atendidas pelas lojas locais e que não desejam ou não podem viajar por todo o Estado dependerão da Mosaic para adquirir botões diferentes.

A Twelve Buttons e a Renewal Buttons oferecem um produto excelente em termos de qualidade, preço e características. Ambas estão estrategicamente localizados na zona metropolitana de Chicago. São o modelo a partir do qual os padrões da Mosaic foram idealizados.

A Mosaic seduzirá os clientes das lojas localizadas em Chicago, oferecendo botões muito originais. Sempre que possível, serão realizadas exposições de fabricantes independentes de botões. A Mosaic também manterá uma grande colecção de botões antigos e clássicos. O relacionamento com o comércio local de design de interiores também é vital para o sucesso.

A concorrência indirecta vem das cadeias de lojas locais: Northeast Fabrics, Wisconsin Fabrics, Joan's Fabrics e Fieger's Fabrics. A Mosaic oferece botões que não podem ser encontrados nessas lojas e que, em geral, são mais caros. A Mosaic atrairá os clientes que estiverem dispostos a gastar mais em botões do que em telas para conseguir um nível maior de estilo e expressão.

OBJECTIVOS E ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS

Um dos principais desafios que a Mosaic deve enfrentar no seu primeiro ano de operação é a falta de consciência da comunidade. Actualmente, a Carteira de clientes é composta por 90 pessoas. O objectivo da empresa é duplicar este número nos meses de Junho a Outubro, até atingir a meta de 180 clientes.

As estratégias para alcançar este objectivo incluem:

  • Cria um expositor de vendas adicional no mercado de fazendas locais aos sábados e domingos. Isso pode ser implementado a um custo de MTn210.
  • Distribuir cartões de visita e cópias de artigo da "Grandstand" sobre a Mosaic que foi publicado na Lifelike Magazine em Janeiro de 1997. Os pontos de distribuição serão o mercado de criadores, a Arts Alive Gallery Hop, o Underground Studio e as tinturarias locais.
  • Colocar sinalização adicional na parte externa do Tower Building em 1 de Junho de 1997, ao custo de of MTn75.
  • Publicar um boletim trimestral para os clientes existentes e empresas seleccionadas. Os boletins solicitarão indicações, anunciará aumentos no stock e avisarão aos leitores sobre as promoções de vendas actuais
  • Estabelecer promoções de vendas trimestrais em Maio, Agosto, Novembro e Fevereiro.
    A promoção de vendas de Maio será em homenagem ao Dia da Mãe. Os clientes serão convidados para um chá da tarde, serão oferecidos vales presentes para as mães.
    Durante o mês de Agosto, a Collage comemorará o seu aniversário. Um espetáculo/concurso de moda será organizado ou outra actividade será planeada.
    Em Novembro, a concentração será nas festas de final de ano.
    Em Fevereiro, o destaque para o Dia dos Namorados.
  • Publicar nos boletins da Woodbrook Weavers, da Michigan Quilter's Guild e da Greater Levine Embroiderers Guild. O custo é de aproximadamente de MTn10 por edição.
  • Continuar a anunciar nas Páginas Amarelas de Greater Levine a um custo de MTn10.75 por mês.
  • Participar em actividades destinadas a arrecadação de fundos organizadas pela rádio estatal, como a WYRU Auction, fazendo uma doação na forma de vale presente. (Valor de retalho de MTn30; custo real de MTn15)
  • Fornecer amostras de botões para designer de interiores montadas em telas para utilizarem com os seus clientes.

Outro objectivo que a Mosaic tem de considerar é a criação de um stock. Os meses de verão permitirão que uma parte mais significativa dos recursos da empresa sejam direccionados ao aumento do stock.

  • A Mosaic anunciará em semanários locais, como o Retreat, que pretende adquirir botões antigos.
  • A Mosaic solicitará botões feito à mão, através de anúncios na secção "Opportunities" da The Art Calendar como consignadora.

POLÍTICA DE PREÇOS

Três categorias de botões são compradas pela Mosaic para revenda. São os botões artesanais, os de fabricação comercial e os botões clássicos. A margem de lucro padrão do sector é de 100%.

A média de preço no retalho de botões artesanais e clássicos é de MTn4.25. Os botões de fabricação comercial variam entre MTn1,45 a MTn2,00, consoante o material utilizado. Os botões de materiais naturais são mais caros.

Nos oito meses desde a criação da Mosaic, o mais vendido é um botão feito de noz Corozzo natural que custa MTn1.20.

CONDIÇÕES DE VENDA

Actualmente, a Mosaic aceita dinheiro e cheques no valor da compra. Com o crescimento, a empresa aceitará também cartões de crédito.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres