Página Inicial  > Programa Compreensivo para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP)
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Programa Compreensivo para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP)

Provided by the International Finance Corporation


OS fundos alocados para sustentar o sector agrário vão duplicar até 2015, passando dos actuais 5.6 porcento do Orçamento do Estado para dez porcento, no espírito do Programa Compreensivo para o Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP), cuja versão moçambicana foi lançada ontem, em Maputo.

O Programa Compreensivo para o Desenvolvimento da Agricultura Africana nasceu na capital moçambicana, há sensivelmente sete anos quando da reunião dos Chefes de Estado e de Governo e um dos compromissos assumidos, na altura, tinha a ver com a alocação de pelo menos 10 porcento do orçamento para a agricultura, por forma a assegurar fundos razoáveis para este sector de vital importância.

“O nosso Governo está comprometido em alocar mais recursos para a agricultura e confiantes de que antes de 2015 vamos alcançar a meta de dez porcento”, sublinhou o Primeiro-Ministro, Aires Ali, no acto do lançamento do programa para Moçambique.

O CAADP visa induzir e suster a transformação da agricultura à taxa de crescimento médio anual de seis porcento, como forma de reduzir a insegurança alimentar e a pobreza.

O programa concentra acções práticas em quatro pilares, nomeadamente a expansão da gestão sustentável da terra e irrigação, a melhoria de infra-estruturas e capacidades ligadas à comercialização, maior acesso aos mercados, disponibilidade de alimentos e redução da fome e investigação agrária, adopção e disseminação de tecnologias.

O interesse do Executivo, a curto prazo é melhorar a alocação de recursos, orientando-os prioritariamente para as acções que podem trazer grande impacto no crescimento agrário.

Dados estatísticos publicados na ocasião dão conta que em 2007/2008, apenas cerca de 10 porcento das pequenas e médias explorações agrárias usaram semente melhorada de milho, quatro porcento gastaram fertilizantes químicos e pouco acima de dez porcento a tracção animal. Apenas oito porcento empregaram irrigação e igual percentagem teve acesso aos serviços de extensão, sendo 2,6 porcento os que receberam crédito.

Estas estatísticas, segundo o Primeiro-Ministro, constituem uma indicação da magnitude dos desafios e a necessidade de concertação de esforços para uma intervenção e implementação de acções mais ousadas e corajosas.

Nesse sentido foi constituída uma equipa multidisciplinar com a missão de até ao segundo trimestre do próximo ano trabalhar no desenho do quadro que vai permitir a assinatura do compacto para Moçambique e a aprovação de um programa de investimentos prioritários.

Fonte: TVM - 14/12/2010

Copyright © 2000 - 2017, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

© International Finance Corporation [Year of First Publication].  All rights reserved.
2121 Pennsylvania Avenue, N.W.
Washington, D.C. 20433
Internet:  www.ifc.org
 
The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon

2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C. 20433, www.ifc.org

The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres