Página Inicial  > Conceitos básicos para a compra de uma empresa
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Conceitos básicos para a compra de uma empresa

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Comprar uma empresa já existente pode ser uma iniciativa muito menos arriscada e muito mais rentável do que iniciar o seu próprio negócio. Mas isso também é arriscado e o sucesso dependerá muito do seu bom senso em escolher e avaliar a empresa que está a comprar.

Aqui estão os "testes de resistência" para iniciar uma provável investigação para a compra de uma empresa. Isso não significa substituir uma avaliação detalhada – que desejará efectuar, uma vez que já deu este primeiro passo. Clique no item a seguir para aprender mais sobre o que deve procurar.


Demonstrações Financeiras

Examine as demonstrações financeiras e as declarações de imposto de rendimento dos últimos 3 a 5 anos para avaliar a saúde fiscal actual e tendências financeiras. Certifique-se de que os números estão acompanhados de uma carta de auditoria emitida por uma empresa CPA (Certified Public Accountant, Contabilista Público Certiicado) de boa reputação. Não aceite uma análise financeira simples ou uma compilação, pois têm por base os números fornecidos pela empresa. A empresa está em boas condições financeiras? As demonstrações financeiras correspondem à declaração de imposto sobre o rendimento? As margens operacionais e de vendas estão de acordo com a média do sector? O seu contabilista pode ajudá-lo a analisar esses números para determinar o património líquido da sua empresa.

[Voltar ao início]

Contas a pagar e receber

Verifique as datas nas facturas para ver se a empresa se mantém com a sua facturação. As condições de pagamento normais variam de sector para sector, mas, em geral, o padrão é de 30 a 60 dias. Se as facturas forem pagas em 90 dias ou mais, a partir da data da facturação, o proprietário pode estar com problemas com o fluxo de caixa. Além disso, verifique se algum empréstimo foi feito para a empresa por causa de facturas não pagas.

Analise de forma crítica as contas a receber; frequentemente o valor declarado está um pouco inflacionado. Examine cuidadosamente as datas para determinar quantos são maus pagadores e durante quanto tempo. Isso é importante porque quanto mais antiga for a conta a receber, menor o seu valor e maior a probabilidade de ela nunca ser paga. Faça uma lista das dez principais contas da empresa e verifique o crédito nelas. Se a maioria dos consumidores ou clientes tiverem crédito, mas se atrasarem no pagamento, poderá resolver o problema com uma política de cobrança mais rigorosa. Se a clientela for financeiramente instável, comece a procurar outro negócio.

[Voltar ao início]

Funcionários

Uma equipa fiável é um importante activo para muitos negócios. Precisa de determinar a importância dos funcionários para o sucesso dos negócios. Observe também os hábitos de trabalho dos seus funcionários para determinar se são pessoas com quem pode trabalhar. Há quanto tempo esses funcionários de confiança trabalham na empresa? Essas pessoas continuarão com a empresa após a mudança do controlo accionista? Que incentivos proporcionará para que permaneçam consigo ? Algum deles pode ser substituído facilmente? Como é a relação deles com os clientes; será que o seguiam no caso de sair da empresa? Observe também o papel que o proprietário actual desempenha na companhia. Este é o papel que quer desempenhar? Dos funcionários actuais, há algum que possa assumir essas responsabilidades, se necessário?

[Voltar ao início]

Clientes

São os activos mais importantes da empresa. Certifique-se de que são tão sólidos quanto outros bens tangíveis que adquirirá. A clientela tem um relacionamento especial com o proprietário actual (amigos de muito tempo ou parentes)? Há quanto tempo estas contas estão com a empresa e que percentagem da receita representa? Permanecerão ou não quando a empresa mudar de mãos? O proprietário ou gestor actual parece ter um bom relacionamento com os clientes? Existe uma política por escrito para lidar com as reclamações de clientes, devoluções, negociações etc.? O proprietário ajuda a comunidade local ou o sector?

[Voltar ao início]

Localização

Isto é especialmente importante se estiver a comprar uma empresa de retalho. Qual é a importância do local para o sucesso dos negócios? O local é bom o suficiente para este negócio específico? Há estacionamento com espaço suficiente para facilitar a visita dos clientes? A empresa depende do comércio com clientes ocasionais? O que o futuro reserva para a área? Está em processo de mudança rápida a partir do lançamento de complexos residenciais ou empresariais? O local vai tornar-semais ou menos atraente por causa das mudanças na vizinhança?

[Voltar ao início]

Aspecto das instalações

O ambiente em que uma empresa funciona pode dizer muito sobre ela. Guarde algum tempo para examinar a localização física do negócio. Como lhe parece o lugar? A sua primeira impressão foi boa quando entrou? A manutenção é bem-feita? Há algum trabalho de manutenção pendente – telhado com infiltrações, pintura a descascar, sinalização deficiente? O local está bem organizado desde a fachada até ao local onde o stock é armazenado?

[Voltar ao início]

Concorrentes

Ao comprar uma empresa é necessário compreender o ambiente competitivo no qual ela funciona. Preste atenção às tendências do sector e como isso pode afectar a empresa considerada. Qual o grau de competitividade desse sector? Quem são os seus concorrentes e as suas estratégias? A guerra de preços é comum nesse negócio? Como é que o ambiente competitivo mudou recentemente? Algum concorrente saiu do negócio? Por quê? Pode localizar estas informações ao entrar em contacto com uma associação do sector ou lendo as publicações de comércio.

[Voltar ao início]

Registos, licenças, zonas

Certifique-se de que as principais licenças da empresa e outros documentos legais possam ser transferidos de maneira fácil. Determine como seria e quanto custaria o processo de transferência, entrando em contacto com as autoridades locais e estaduais adequadas. Se a empresa for uma sociedade, em que estado foi incorporada? Já não está a funcionar como uma empresa estrangeira no seu estado natal?

[Voltar ao início]

Imagem

Como uma empresa é vista pode ser um activo ou um passivo importante que não pode ser julgado a partir do balanço patrimonial. Existe uma grande variedade de intangíveis que tem de considerar ao avaliar um negócio – tudo, desde a maneira como presta serviços aos seus clientes até como atende aos telefones, e se auxilia ou não a comunidade e o sector. Esta categoria é frequentemente mencionada como "bens intangíveis." Fale com os clientes, fornecedores, concorrentes, bancos e donos de outros negócios na área para saber mais sobre o histórico desta firma. Lembre-se que é difícil mudar uma opinião negativa.

[Voltar ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Magdalena Zettl  |  March 19, 2014
excellent!