Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Rádio

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Ao colocar um anúncio na rádio, a conversa com uma audiência cactiva; o ouvinte tem de realizar uma acção (voluntariamente mudar a estação) para ignorar o seu anúncio. Pelo facto de os ouvintes estarem frequentemente sentados sozinhos (normalmente dentro do carro), fale com eles como se estivesse numa conversa entre amigos. Dirija-se a eles directamente, e a sua mensagem será ouvida.

Utilize essas dicas para aprender mais sobre o que é necessário para utilizar a rádio de forma bem-sucedida.

  • Um bom anúncio de rádio não difere muito na estrutura de qualquer outro tipo de anúncio. Comece com uma manchete – neste caso, uma abertura forte a informar o ouvinte sobre o que irá dizer. Então diga. Encerre retomando o que já informou antes. Repita, se necessário. Termine o seu anúncio com um número de telefone de contacto – comprar o nosso produto, ler a nossa revista, ligar agora, etc.

  • Na rádio, precisa manter a sua mensagem simples e objectiva. Escolha um tema e atenha-se a ele. Lembre-se de que é mais demorado dizer alguma coisa do que lê-la. Um comercial comum de 30 segundos na rádio contém aproximadamente 70 palavras. Mencione o nome da sua empresa pelo menos três vezes durante esses 30 segundos.

  • Estações de rádio diferentes precisam de tipos de anúncio diferentes. No seu livro, "Guerrilla Advertising", Jay Levinson identifica dois tipos básicos de estação. Estações com "música de fundo" são geralmente estações de rádio ouvidas passivamente. Estações com o "primeiro plano em evidência" são estações de rádio que requerem uma postura activa, e podem ser exemplificadas com rádios faladas, estações apenas de notícias, programas de chamadas de ouvintes e eventos semelhantes. Adapte o seu anúncio ao formato para manter a atenção do ouvinte – não utilize um anúncio de "apenas voz" numa estação de música; não insira jingles populares numa rádio de música clássica, nem coloque um anúncio com música numa estação falada.

  • Tem duas escolhas básicas no que diz respeito a um anúncio de rádio: fornecer um roteiro lido pelo anunciante ou entregar o anúncio já gravado. Se escolher a última opção, faça com que um locutor de anúncios profissional leia a cópia, considere também usar música de fundo ou efeitos sonoros como uma forma de destacar o anúncio.

  • Se preferir usar um roteiro, insira os seus anúncios num programa de alguma personalidade conhecida do rádio. Ao fazer com que a celebridade leia o seu anúncio – isso soará como um depoimento. E assegure-se de que a celebridade conhece o seu produto ou serviço; se for adequado, pode até enviar-lhe uma amostra.

  • Repetição é muito importante em rádio, porque o ouvinte precisa de várias passagens do seu anúncio no ar para se familiarizar com o nome, produto ou serviço. A constância permite que se destaque no meio de tantos sons. Passe os seus anúncios todos os dias mesmo horário, durante uma semana. Retire-o durante uma semana e então passe-o novamente durante outra semana.

Voltar para Princípios de tipos de mensagem


Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres