Página Inicial  > Faça procuras profissionais na Web
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Faça procuras profissionais na Web

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


A rede mundial de computadores pode ser uma grande fonte de informações para pequenas empresas. É possível localizar dados referentes ao seu mercado de actuação, concorrentes e clientes. O desafio é saber onde e como procurar tais informações.

A primeira etapa para se tornar um especialista em procuras on-line é descobrir como tirar o máximo de proveito das ferramentas de procura da Web. Muitas pessoas decepcionam-se com as ferramentas disponíveis porque não são direcionadas para os sites pertinentes ou os resultados das procuras são muito abrangentes, dificultando a filtragem de dados. Este problema pode ser solucionado se primeiro aprender como estes mecanismos funcionam e como seus poderosos recursos de procura podem ser utilizados para obter as informações desejadas.

Cada utilizador tem um site de procura favorito, e você notará que também acede um ou dois deles com mais frequência do que os outros. No entanto, já deve conhecê-los. Entre os principais sites de procura estão:

Clique nas seguintes dicas para saber mais sobre a utilização eficiente de ferramentas de procura da Internet:

Conheça os diferentes sites de procura

Os sites de procura podem ser classificados em dois tipos básicos – directórios e directórios de mecanismos de busca: estes organizam os sites por assunto. Os utilizadores podem escolher um assunto de interesse e pesquisar na lista de recursos da categoria, restringindo a procura pelos descritores ou subcategorias disponibilizados pelo directório. Os directórios são óptimos para localizar informações gerais, uma vez que mostram listas organizadas de sites pertencentes à mesma categoria. O Yahoo! é um grande exemplo de directório de procura.

Mecanismos de busca: São grandes bases de dados de informações relacionadas com sites, que permitem a procura de páginas com palavras-chave designadas pelo utilizador. Os principais mecanismos de busca têm como objectivo a catalogação de cada página da Web, a utilizar "spiders" ou "bots" que trazem nos seus resultados informações sobre várias páginas. Devido ao seu tamanho, os mecanismos de busca não são úteis para procuras gerais, pois podem resultar em milhares (ou até mesmo centenas de milhares) de resultados encontrados. No entanto, a grande maioria deles contém ferramentas de procura sofisticadas que, se utilizadas correctamente, podem permitir a localização de informações específicas de modo rápido e fácil. Exemplos de mecanismos de busca: AltaVista, Excite, Google, Hotbot e Lycos.

[Voltar ao início]

Compreenda como funcionam os comandos com operações lógicas

Se desejar tirar o máximo de proveito de um mecanismo de busca, terá de compreender e utilizar recursos de procura avançados. Muitos deles funcionam com operações lógicas, símbolos especiais ou palavras que permitem um controlo sofisticado das procuras. Observe na seguinte lista os comandos mais comuns.

Qualquer das palavras
Procura páginas com alguma das palavras digitadas. Esta é a predefinição da maioria dos mecanismos de procura.
Comandos com expressões lógicas: OR (cães OR gatos)
Exemplo: cães OR gatos, procurará as páginas que tiverem a palavra "cães" ou a palavra "gatos".

Todas as palavras
Procura páginas com todas as suas palavras digitadas.
Operação lógica: AND (cães AND gatos)
Símbolo lógico: + (+cães +gatos)
Exemplo: cães AND gatos procurará as páginas que tiverem a palavra "cães" e a palavra "gatos".

Sem as palavras
Procura páginas que não tenham nenhuma das suas palavras digitadas.
Operação lógica: AND NOT (rio AND NOT hudson) ou NOT (rio NOT hudson)
Símbolo lógico: - (rio -hudson)
Exemplo: rio NOT hudson, procura páginas que tenham a palavra "hudson" e que não tenham a palavra "rio". Pode utilizar este tipo de procura, por exemplo, para obter informações sobre o automóvel antigo Hudson sem ter de passar por páginas que refiram o Rio Hudson.

Procuras de frases
Permite a procura de uma frase, séries ou palavras específicas. Este recurso também pode ser utilizado para localizar nomes próprios.
Operação lógica: "" ("cartão de crédito")
Exemplo: "cartão de crédito" procura documentos com as palavras “cartão de crédito”, mas não documentos relacionados com um autor que obtém crédito para a criação de um cartão virtual.

Proximidade
Procura documentos com palavras-chave próximas umas às outras. Em alguns casos, é possível especificar o grau de proximidade entre elas.
Operação lógica: NEAR (pequenas NEAR empresas) ou NEAR/# para especificar o quão próximas as frases devem estar em relação à palavra (pequenas NEAR/10 empresas significa que a palavra “pequenas” deve estar a 10 palavras de distância de empresas).
Símbolo lógico: [ ] ([pequenas empresas])
Exemplo: NEAR pequenas empresas devolverá todos os artigos que contiverem frases relacionadas à "empresas de pequeno e médio porte" não mostradas numa procura de frase.

Carácter de substituição
Permite a procura de plurais ou variações de palavras. Este recurso é muito útil se não soubre qual é a grafia da palavra.
Símbolo lógico: * (finan*)
Exemplo: finan* encontrará páginas com as palavras "finança" "finanças" e "financiamento".

[Voltar ao início]

Leia ecrãs de ajuda e de instruções dos mecanismos de procura

Infelizmente, os mecanismos de procura apresentam sistemas de funcionamento próprios. Logo, a compreensão das regras exclusivas de cada um é extremamente importante. Até mesmo os diversos directórios existentes utilizam esquemas e listas de descritores diferentes. Dedique alguns minutos aos ecrãs de ajuda para aprender algumas destas orientações. Assim poupará muito tempo. Algumas coisas a ter em mente:

  • Quais são as configurações padrão de procura?
  • Que comandos ou símbolos de operações lógicas são utilizados no processo?
  • São suportadas procuras com várias palavras ou frases?
  • De que forma o mecanismo ordena as páginas? Por documento inteiro, URL ou título do primeiro parágrafo?
  • O documento ordena todas as páginas de um site ou apenas as páginas de nível superior?
  • As procuras diferenciam caracteres maiúsculos e minúsculos?

[Voltar ao início]

Procure alternativas para restringir as suas procuras

Alguns mecanismos de procura permitem a delimitação da procura por campos, como o título do documento, URL e hiperligações. Esta opção é muito útil, se procurar uma página específica. Por exemplo, se procurar a página da Associação Nacional dos Restaurantes, é possível restringir a procura ao título do documento, aumentando as probabilidades de encontrá-la de um modo mais directo.

De igual modo, alguns sites permitem a procura por tipos de multimédia, tais como ficheiros de som e imagens. Desse modo, não é preciso utilizar palavras como "imagem" ou "foto" na sua procura, para obter os resultados corretos.

[Voltar ao início]

Torne as suas procuras o mais específicas possível

Quanto mais termos utilizar, mais restrita será a procura, com mais oportunidades de localizar documentos relevantes. Para tal, é preciso imaginar a estrutura da página que estiver a procurar. Que termos devem ser mostrados na página? Faça a procura e, se achar que ela não gera resultados suficientes, comece a emparelhar as suas palavras-chave.

Se utilizar palavras de utilização comum, obterá procuras pouco específicas, pois muitos mecanismos de procura não pesquisam artigos comuns e preposições como "de" e "o". Tente manter o foco em palavras e termos únicos e destaque a diferença das informações que estiver a procurar.

Por exemplo, se estiver a procurar informações sobre seguros para pequenas empresas, não procure "seguro", pois a procura retornará uma quantidade muito grande de resultados. Em vez disso, restrinja a procura utilizando os termos mais relevantes possível: seguro AND "pequenas empresas" AND passivo AND produto AND profissional AND "política do proprietário da empresa" AND BOP.

[Voltar ao início]

Se a procura não produzir resultados...

Em alguns casos, as procuras não devolvem resultados ou devolvem resultados irrelevantes. Esta situação é frustrante, especialmente se o utilizador souber que as informações estão disponíveis em algum site. Se isto ocorrer, faça o seguinte:

  • Releia o ficheiro de ajuda da ferramenta de procura e certifique-se de que está a utilizar as regras corretas.
  • Verifique a grafia das palavras.
  • Certifique-se de que está a utilizar os operadores lógicos e a sintaxe corretos.
  • Faça uma procura menos específica.
  • Utilize sinónimos ou variações das palavras.
  • Aceda a outro mecanismo de busca e faça uma nova procura.
[Voltar ao início]

Utilize mais do que um site de procura

Diferentes mecanismos de procura têm diferentes técnicas de procura específica. Quanto mais os utilizar, mais familiar se tornará com os pontos fortes e fracos de cada um. Portanto, é possível escolher o site com o sistema de procura adequado ao tipo de informação que procura.

Se com uma procura avançada obtiver demasiados resultados, Inicie a sua procura com um site mais limitado, como uma referência específica do mercado ou um directório como o Yahoo!. Logo, será possível expandir a procura para utilizar um dos mecanismos de busca como o AltaVista, se tiver conhecimento específico sobre as informações que estiver a procurar.

[Voltar ao início]

Tente utilizar mecanismos “Meta-Search”

Ao contrário dos mecanismos de busca convencionais, os mecanismos “Meta-Search” não possuem bases de dados próprias, por isso utilizam outros mecanismos. Por exemplo, o MetaCrawler procura nas bases de dados AltaVista, Excite, Lycos, WebCrawler e Yahoo, todas ao mesmo tempo. A utilização de diversas bases de dados permite a recepção de resultados de procura mais amplos, resultando em economia de tempo. Por outro lado, a apresentação de resultados deste tipo de procura é mais lenta.

Utilize só mecanismos “Meta-Search” para procuras simples, constituídas de uma ou duas palavras ou frases. Este tipo de mecanismo pode devolver resultados incertos e errados, se utilizar comandos com operações lógicas como AND, OR ou NOT, ou se deixar uma frase entre aspas ("palavra palavra"), pois nem todos os mecanismos de busca processam tais comandos da mesma maneira.

Entre os mecanismos “Meta-Search” destacamos: [Voltar ao início]

Utilize Marcadores

Se encontrar um site que pode ser útil no futuro, adicione-o aos favoritos. Até mesmo o ficheiro de favoritos mais desorganizado pode ser mais prático do que um mecanismo de busca na localização de recursos úteis.

[Voltar ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres