Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Pequenas empresas nos países em desenvolvimento a serem beneficiadas pela tecnologia de gestão empresarial da IFC e IBM

Provided by the International Finance Corporation




Nova Iorque, 27 de Setembro de 2006—A IBM e a IFC (International Finance Corporation/Corporação Financeira Internacional), a filial do sector privado do Banco Mundial, anunciaram hoje uma importante iniciativa que consiste em projectar e construir uma nova plataforma de gestão empresarial que fornecerá ferramentas interactivas, colaboração e conteúdo educacional on-line às pequenas empresas nos países em desenvolvimento e às empresas detidas por mulheres e minorias nos Estados Unidos.

“O acesso às ferramentas de gestão empresarial e de melhores práticas é um barreira considerável ao crescimento e sustentabilidade das pequeas e médias empresas nos países em desenvolvimento: a contribuição da IBM para dar apoio ao Kit de Ferramentas para PME irá permitir trazer tecnologias de informações e comunicações de última geração a pequenas empresas em todos os países em desenvolvimento”, segundo Lars Thunell, vice-presidente executivo da IFC.

 O Kit de Ferramentas para PME é um programa gratuito on-line, que fornece tecnologias de informação e comunicações para ajudar pequenas empresas em mercados emergentes a aprender e implementar práticas de gestão empresarial sustentáveis. A IBM dedicará MTn 1 milhão para criar a plataforma de Kit de Ferramentas e aperfeiçoar o uso, desempenho e funcionalidade e criar um centro de recursos, local de aprendizagem e encontro para pequenas e médias empresas.    

“Vemos o Kit de Ferramentas para PME como uma maneira de acelerar o desenvolvimento económico e o crescimento da oferta de trabalho em regiões e comunidades ainda não envolvidas na economia de mercado e também como uma forma de incentivar o desenvolvimento de empresas detidas por mulheres e minorias”, afirmou Stanley S. Litow, presidente da IBM International Foundation e vice-presidente da IBM Corporate Community Relations.  “Estamos entusiasmados por acrescentar os nossos recursos técnicos a este projecto que tem o potencial de alcançar tantas pessoas.”

As ferramentas do site respondem às necessidades contabilísticas, financeiras, de planeamento empresarial, recursos humanos, legais, de segurança, marketing e vendas, operacionais e tecnológicas.

As duas empresas, conjuntamente, desenvolverão novas parcerias, usando o Kit de Ferramentas destinado a pequenas empresas na Índia, Brasil e África do Sul. A IBM também criará ferramentas no site especificamente focadas em empresas detidas por mulheres e minorias nos EUA.

O Kit de Ferramentas para PME e as suas parcerias regionais podem ser localizados em  www.smetoolkit.org.

Sobre a Corporação Finaceira Internacional
A IFC, filial do sector privado do Grupo do Banco Mundial, é a maior fornecedora multilateral de financiamento para empresas privadas nos países em desenvolvimento. A IFC financia investimentos no sector privado, mobiliza capital em mercados financeiros internacionais, facilita o comércio, ajuda os clientes a aperfeiçoar práticas sustentáveis sociais e ambientais e presta assistência técnica e assessoria às empresas e governos. Desde a sua fundação em 1956 e até ao ano fiscal de 2006, a IFC investiu mais de MTn 56 mil milhões dos seus próprios fundos em investimentos nos países em desenvolvimento, e mobilizou MTn 25 mil milhões em sindicatos para 3.531 empresas em 140 países em desenvolvimento. Com o suporte de fundos de doadores, ofereceu também mais de MTn mil milhões em assistência técnica e serviços de assessoria. Para obter mais informações, visite www.ifc.org.

O Kit de Ferramentas para PME:
O Kit de Ferramentas para PME é um projecto da IFC. Desde o seu início, em 2002, o programa Kit de Ferramentas para PME implantou mais de 25 sites regionais e específicos do sector em colaboração com parceiros estratégicos na África, Ásia, América Latina e Europa Oriental. O conteúdo do Kit de Ferramentas para PME foi traduzido em 12 línguas. O programa tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos meses e os sites do Kit de Ferramentas para PME recebem agora, ao todo, mais de 2,4 milhões de visitas anuais de utilizadores em todo o mundo.  O Kit de Ferramentas tem como objectivo abordar os três principais obstáculos que as PMEs enfrentam ao utilizar tecnologias nos seus negócios: acesso, falta de conhecimento/competências e falta de informações e aplicações empresariais aplicáveis localmente.  
.
Sobre a IBM
A IBM é a maior empresa de tecnologia da informação do mundo, com 80 anos de liderança em inovação nas empresas.  Nos últimos 10 anos, a IBM tem sido uma das maiores contribuidoras empresariais em dinheiro, equipamentos e, de ainda maior importância, pessoas para organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais nos EUA e no mundo.  Para obter mais informações sobre as iniciativas filantrópicas da IBM, visite http://www.ibm.com/ibm/responsibility.

 

Em Washington D.C:
Thoko Moyo
Telefone: +(202) 458 8517/
Telemóvel: + (301) 326 6535
Correio electrónico: tmoyo@ifc.org

Em Nova Iorque:
IBM
Catherine Collins
Telefone: 917472-3460
Correio electrónico:ckc@us.ibm.com

Copyright © 2000 - 2017, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

© International Finance Corporation [Year of First Publication].  All rights reserved.
2121 Pennsylvania Avenue, N.W.
Washington, D.C. 20433
Internet:  www.ifc.org
 
The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon

2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C. 20433, www.ifc.org

The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico