Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Pequenas empresas nos países em desenvolvimento a serem beneficiadas pela tecnologia de gestão empresarial da IFC e IBM

Provided by the International Finance Corporation




Nova Iorque, 27 de Setembro de 2006—A IBM e a IFC (International Finance Corporation/Corporação Financeira Internacional), a filial do sector privado do Banco Mundial, anunciaram hoje uma importante iniciativa que consiste em projectar e construir uma nova plataforma de gestão empresarial que fornecerá ferramentas interactivas, colaboração e conteúdo educacional on-line às pequenas empresas nos países em desenvolvimento e às empresas detidas por mulheres e minorias nos Estados Unidos.

“O acesso às ferramentas de gestão empresarial e de melhores práticas é um barreira considerável ao crescimento e sustentabilidade das pequeas e médias empresas nos países em desenvolvimento: a contribuição da IBM para dar apoio ao Kit de Ferramentas para PME irá permitir trazer tecnologias de informações e comunicações de última geração a pequenas empresas em todos os países em desenvolvimento”, segundo Lars Thunell, vice-presidente executivo da IFC.

 O Kit de Ferramentas para PME é um programa gratuito on-line, que fornece tecnologias de informação e comunicações para ajudar pequenas empresas em mercados emergentes a aprender e implementar práticas de gestão empresarial sustentáveis. A IBM dedicará MTn 1 milhão para criar a plataforma de Kit de Ferramentas e aperfeiçoar o uso, desempenho e funcionalidade e criar um centro de recursos, local de aprendizagem e encontro para pequenas e médias empresas.    

“Vemos o Kit de Ferramentas para PME como uma maneira de acelerar o desenvolvimento económico e o crescimento da oferta de trabalho em regiões e comunidades ainda não envolvidas na economia de mercado e também como uma forma de incentivar o desenvolvimento de empresas detidas por mulheres e minorias”, afirmou Stanley S. Litow, presidente da IBM International Foundation e vice-presidente da IBM Corporate Community Relations.  “Estamos entusiasmados por acrescentar os nossos recursos técnicos a este projecto que tem o potencial de alcançar tantas pessoas.”

As ferramentas do site respondem às necessidades contabilísticas, financeiras, de planeamento empresarial, recursos humanos, legais, de segurança, marketing e vendas, operacionais e tecnológicas.

As duas empresas, conjuntamente, desenvolverão novas parcerias, usando o Kit de Ferramentas destinado a pequenas empresas na Índia, Brasil e África do Sul. A IBM também criará ferramentas no site especificamente focadas em empresas detidas por mulheres e minorias nos EUA.

O Kit de Ferramentas para PME e as suas parcerias regionais podem ser localizados em  www.smetoolkit.org.

Sobre a Corporação Finaceira Internacional
A IFC, filial do sector privado do Grupo do Banco Mundial, é a maior fornecedora multilateral de financiamento para empresas privadas nos países em desenvolvimento. A IFC financia investimentos no sector privado, mobiliza capital em mercados financeiros internacionais, facilita o comércio, ajuda os clientes a aperfeiçoar práticas sustentáveis sociais e ambientais e presta assistência técnica e assessoria às empresas e governos. Desde a sua fundação em 1956 e até ao ano fiscal de 2006, a IFC investiu mais de MTn 56 mil milhões dos seus próprios fundos em investimentos nos países em desenvolvimento, e mobilizou MTn 25 mil milhões em sindicatos para 3.531 empresas em 140 países em desenvolvimento. Com o suporte de fundos de doadores, ofereceu também mais de MTn mil milhões em assistência técnica e serviços de assessoria. Para obter mais informações, visite www.ifc.org.

O Kit de Ferramentas para PME:
O Kit de Ferramentas para PME é um projecto da IFC. Desde o seu início, em 2002, o programa Kit de Ferramentas para PME implantou mais de 25 sites regionais e específicos do sector em colaboração com parceiros estratégicos na África, Ásia, América Latina e Europa Oriental. O conteúdo do Kit de Ferramentas para PME foi traduzido em 12 línguas. O programa tem vindo a crescer consideravelmente nos últimos meses e os sites do Kit de Ferramentas para PME recebem agora, ao todo, mais de 2,4 milhões de visitas anuais de utilizadores em todo o mundo.  O Kit de Ferramentas tem como objectivo abordar os três principais obstáculos que as PMEs enfrentam ao utilizar tecnologias nos seus negócios: acesso, falta de conhecimento/competências e falta de informações e aplicações empresariais aplicáveis localmente.  
.
Sobre a IBM
A IBM é a maior empresa de tecnologia da informação do mundo, com 80 anos de liderança em inovação nas empresas.  Nos últimos 10 anos, a IBM tem sido uma das maiores contribuidoras empresariais em dinheiro, equipamentos e, de ainda maior importância, pessoas para organizações sem fins lucrativos e instituições educacionais nos EUA e no mundo.  Para obter mais informações sobre as iniciativas filantrópicas da IBM, visite http://www.ibm.com/ibm/responsibility.

 

Em Washington D.C:
Thoko Moyo
Telefone: +(202) 458 8517/
Telemóvel: + (301) 326 6535
Correio electrónico: tmoyo@ifc.org

Em Nova Iorque:
IBM
Catherine Collins
Telefone: 917472-3460
Correio electrónico:ckc@us.ibm.com

Copyright © 2000 - 2016, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico