Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Capítulo 1: Introdução

Provided by the International Finance Corporation


Este manual é um guia, que fornece instruções passo a passo, concebido para ajudar as empresas a implementar EMSs (Environment Management Systems, Sistemas de gestão ambiental) e a cumprir com as políticas ambientais do IFC. O objectivo primordial deste manual é ajudar as empresas a utilizar análises ambientais para identificar medidas de economia de custos. Também pretende ser um recurso para as empresas garantirem impactos ambientais positivos, ao mesmo tempo que beneficiam a sua própria organização.

Definição de um EMS

Um sistema de gestão ambiental, ou EMS, consiste numa abordagem completa para gestão de questões ambientais, integrando o pensamento virado para o meio ambiente em cada aspecto da gestão do negócio.Um EMS garante que as considerações ambientais constituam uma prioridade, a par de outras preocupações como custos, qualidade do produto, investimentos, produtividade e planificação estratégica de RP.

Um EMS, geralmente, provoca um impacto positivo no lucro final da empresa. Aumenta a eficiência e centra-se nas necessidades do cliente e condições do mercado, melhorando tanto o desempenho financeiro quanto ambiental da empresa. Ao utilizar um EMS para converter problemas ambientais em oportunidades comerciais, as empresas geralmente tornam-se mais competitivas.

Benefícios negociáveis de um EMS

Um EMS é uma componente importante da estratégia da empresa para o sucesso no mercado. As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável estão a atrair a atenção do mundo mais do que nunca e a indústria geralmente é vista como a principal fonte de problemas ambientais.

Um EMS aborda tais problemas e conduz a melhorias ambientais consideráveis. Além disso, um EMS pode melhorar a qualidade do produto, a competitividade e os processos de produção; reduzir gastos, responsabilidades, prémios de seguro, gastos com o tratamento do lixo e melhorar a receptividade do mercado. Um EMS também cria uma empresa mais atraente de uma perspectiva de emprego e de investimento.

Um EMS pode beneficiar favoravelmente algumas áreas-chave de um negócio, incluindo:

  • Os clientes e os consumidores estão a tornar-se mais conscientes ambientalmente e a escolher produtos que não prejudicam o meio ambiente. Os principais clientes começaram a exigir que os fornecedores adoptem um EMS. A confiança do cliente é melhorada com o compromisso com a gestão ambiental. A globalização expandiu os mercados e um EMS ajuda a atender à procura internacional dos consumidores.  A pressão do consumidor tem se mostrado uma força de influência crescente a exigir padrões ambientais específicos para os produtos.
     
  • Trabalhadores, cujas capacidades, ética e eficácia de gestão são melhoradas através de um EMS. Um EMS também melhora a retenção e a eficiência dos trabalhadores, e pode criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além disso, um EMS pode ajudar a aumentar o conhecimento do trabalhador sobre o processo de produção, incentivando o seu envolvimento na identificação de áreas problemáticas.
     
  • Investidores, cujos critérios podem exigir intensas práticas ambientais, facilitando, dessa forma, o acesso ao capital. Um EMS também pode aperfeiçoar os relacionamentos com bancários de investimento, credores, correctores de fundo públicos e títulos.
     
  • O comércio, particularmente a exportação, bem como a vantagem do mercado interno, podem beneficiar com a adopção de um EMS por parte da empresa, através do qual muitos países e blocos comerciais económicos têm introduzido esquemas de 'selo ecológico'.
     
  • Comunidade local. Um EMS auxilia na manutenção de boas relaçőes com a comunidade, melhora a sua imagem pública e incentiva o desenvolvimento ao partilhar soluções ambientais. As organizações que utilizam um EMS estão mais aptas a compreender as comunidades onde operam. Comunidades mais saudáveis são o resultado da exposição reduzida a resíduos tóxicos e materiais químicos, que pode ser determinada por um EMS. A rede de contactos e a reputação de uma empresa também são fortalecidas por um EMS. Relações aperfeiçoadas com ONGs locais e nacionais também resultam disso. 
     
  • Governo. A implementação de um EMS pode ajudar as empresas a obterem licenças e autorizações. As relações entre a indústria e o governo podem ser melhoradas nas empresas com um EMS. Um EMS também auxilia na demonstração da conformidade com a   legislação ambiental. Os custos legais e administrativos são reduzidos através de um EMS. Um EMS também pode reduzir responsabilidade legal e risco de processos judiciais.
     
  • Vendas e marketing. As empresas podem aumentar a sua participação no mercado ao minimizar o impacto ambiental das suas operações através de projectos de melhores produtos e produção limpa. Um EMS pode servir como uma valiosa ferramenta de marketing e promoção e melhorar a vantagem competitiva da empresa. Empresas sem práticas ambientais consolidadas podem não ter condições para obter vantagem de novas oportunidades comerciais, enquanto que as empresas com um EMS são mais competitivas no mercado global.
     
  • Produtividade. Um EMS pode reduzir os custos de funcionamento pelo uso reduzido de matéria-prima e economia de energia. Também pode reduzir os custos dos negócios e aumentar os lucros, uma vez que uma maior eficiência significa utilizar menos material, tempo e energia. Eficiência, desempenho ambiental e empresarial e conformidade com os padrões obrigatórios também podem ser melhorados com a a implementação de um EMS.
     
  • Seguros. Ao utilizar um EMS, uma empresa pode obter seguros a baixo custo. As empresas que implementam um EMS podem reduzir incidentes que resultam em responsabilidade civil, enquanto que as que não possuem práticas ambientais consolidadas podem ficar expostas a riscos financeiros e ambientais.
     
  • Recolha e tratamento do lixo Ao implementar um EMS, as empresas podem melhorar a prevenção contra a poluição. Um EMS pode minimizar o desperdício, reduzir custos de funcionamento, bem como eliminar custos de transporte, armazenamento e de recolha do lixo. Os custos para conformidade com regulamentações sobre recolha e tratamento do lixo também podem ser reduzidos com um EMS. Ganhos adicionais provenientes da recuperação e venda do lixo reaproveitável podem ser obtidos ao utilizar um EMS.
     

Implementação de um EMS

Descrição do processo de criação e desenvolvimento de um EMS.  O primeiro passo é estruturar uma consciência entre os gestores e os trabalhadores, ajudando-os a reorientar os seus pensamentos sobre o meio ambiente para melhor compreender a sua relevância e impacto na empresa, independentemente da dimensão, produtos ou serviços. O segundo passo consiste nas empresas se tornarem mais proactivas em relação a questões ambientais. Finalmente, assim que uma organização desenvolver uma nova cultura ambiental, ela procurará, constantemente, novas soluções adequadas para aperfeiçoar as suas operações.

Termo de responsabilidade

Este manual é uma mera informação destinada a ajudar as empresas a avaliar o impacto que estão a provocar no meio ambiente, a identificar as oportunidades de protecção ambiental e a criar consciência sobre os benefícios de se implementar um EMS. A conformidade com a segurança ambiental e ocupacional e a legislação de saúde é responsabilidade de cada uma das empresas e este não é o enfâse deste manual. Este manual é uma adaptação de uma série de fontes, com considerações detalhadas de como implementar um EMS e sobre regulamentações e directrizes do meio ambiente, incluindo o padrão de sistema de gestão ambiental ISO 14001. Este documento foi preparado pela ESRU do IFC e receberemos com prazer o feedback sobre o seu conteúdo e aplicabilidade. As avaliações expressas neste artigo não reflectem necessariamente a visão da Direcção do IFC ou os governos que ela representa.


Copyright © 2000 - 2016, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres