Página Inicial  > Onde está o dinheiro?
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Onde está o dinheiro?

Provided by Van Lanier, Content Partner for the SME Toolkit

Sugestões para nunca faltar dinheiro

Como é do conhecimento de qualquer pequeno empresário, é preciso lutar para sobreviver quando o fluxo de caixa fica apertado. Os credores querem o seu dinheiro, os funcionários devem ser pagos, e o senhorio está à porta.

O que fazer?

Deve tomar rédea das suas responsabilidades e acalmar as coisas. Cabe a si tomar as decisões certas, e não pode fazer isso enquanto é constantemente confrontado com uma crise de caixa.

Todos os empresários sabem que a falta de dinheiro é uma ameaça ao negócio... Precisa de tempo para reflectir. Não seria bom saber dia após dia que tem dinheiro suficiente para toda a semana?

Tente o seguinte: utilize um orçamento de caixa como um torniquete para estabilizar o seu negócio e controlar o dinheiro.

Aqui estão três razões fundamentais pelas quais deve tentar esta técnica:

O dinheiro é a essência do negócio. A falta de dinheiro implica a extinção do seu negócio/empresa.

Aqui estão algumas sugestões para manter um saldo positivo:

Nunca gaste numa semana um valor superior ao qual tinha na caixa na segunda-feira, independentemente das receitas que conseguiu obter nessa semana. Por exemplo, se iniciou essa semana com MTn1,700,000 MZN no banco, é esse valor que pode gastar nessa semana, mesmo que tenha obtido MTn2,700,000 MZN na quinta-feira. Ajuste as suas dívidas a terceiros para obter um saldo inicial semanal. Pague apenas com o que tem no início de cada semana, não o que ganha durante a semana.

Faça um simples orçamento de caixa para se guir.. Rasgue todos os cheques escritos e mantidos na gaveta. Faça a reconciliação de todas as contas bancárias e comece com um saldo exacto. É muito mais seguro gerir factos e não a ficção, durante uma crise de caixa.

Assine cada cheque que sai da empresa. Isso irá ajudá-lo a prestar maior atenção à vida da empresa. Coloque todo o dinheiro numa única conta para facilitar o controlo, e realize reuniões semanais sobre o desembolso do dinheiro com o seu pessoal. Mantenha o seu pessoal-chave informado.

Seja cauteloso na estimativa das receitas. Agora não é a hora de celebrar. Separe o que existe a curto prazo e a longo prazo. Identificar quem deve e quanto devem à empresa nos próximos 30, 60 e 90 dias? Analise as receitas do ano transacto por data e por cliente. Compare o ano transacto com o presente ano, por cliente. Se tiver dúvidas ou se os seus registos não estão em dia, use 90% do desempenho da receita do ano transacto para estimar o desempenho da receita deste ano.

O dinheiro consegue comprar tempo para descobrir o que ocorreu de errado. Aqui estão três formas de ganhar mais tempo, criando mais dinheiro:

Gaste menos dinheiro. Isto parece óbvio, mas muitos proprietários simplesmente esquecem-se, ou não querem tomar decisões difíceis. Despeça os funcionários inúteis. De certeza que sabe quem são. Elimine regalias e todas as despesas não essenciais. Pague apenas a fornecedores mais agressivos. Estes devem estar no topo da sua lista.

Faça a recolha de mais dinheiro.. Isto, também, deve ser óbvio, porém é muitas vezes ignorado. Contacte cada cliente e peça o pagamento das facturas pendentes. Calcule as dívidas de terceiros elegíveis usando a decomposição em factores; envie dívidas vencidas anteriormente para cobrança. Pergunte ao seu contabilista sobre as potenciais restituições de imposto, reduções de arrendamento, e outras concessões de dinheiro.

Controlo das aquisições. Mude a cultura de compra quando pensa que necessita de algo. Cancele todas as ordens de compra. Determine exactamente o que é necessário para subsistir durante 3 meses. Assine pessoalmente cada nova ordem de compra. Não efectue compras a não ser que sejam absolutamente necessárias, independentemente das promoções oferecidas pelos fornecedores.

O dinheiro diminui a incerteza e aumenta a confiança. Comunique algumas dessas “boas notícias” ao seu quadro de funcionários. Realize reuniões semanais sobre o orçamento com os seus funcionários-chave. Envolva os seus funcionários na tomada de decisões e recompense-os pelo seu desempenho. O seu pessoal deverá ser capaz de partilhar da sua confiança .

Controle o dinheiro.. Além de assinar cada cheque que sair da empresa, deve conhecer os números relativos à situação financeira da empresa, sem hesitação. Esteja certo.

Seja o líder. Em cada crise, as pessoas olham para os líderes para traçar um rumo para longe do perigo e marcar o ritmo. É esta a sua função. E não pode ser delegada.

A manutenção de um saldo de caixa positivo exige disciplina e sacrifício. Vale a pena, porque a falta de dinheiro é a maior ameaça para as pequenas empresas com dificuldades.

Poderá manter um saldo positivo, se nunca gastar numa semana um valor superior ao que existe na caixa na segunda-feira. É esse é o verdadeiro poder. E, este é um princípio-chave para a estabilidade da sua empresa, pois permite-lhe tomar decisões informadas sobre as acções futuras a levar a cabo. Tente esta técnica. Funciona.

Van Lanier é criador do Turnaround RoadmapTM- um método de gestão que fornece o know-how, orientação e apoio para as pequenas empresas de baixo desempenho.. Receba um guião de recuperação gratuito e aprenda mais em www.LanierTurnaround.com.

Copyright © 2016 Van Lanier. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres