Página Inicial  > Como recuperar o seu negócio
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como recuperar o seu negócio

Provided by Van Lanier, Content Partner for the SME Toolkit

Um Guião para as PME’s: Conduza o seu negócio longe de Problemas e regresse ao sucesso

Os proprietários das pequenas e médias empresas (PME’s) têm direito a assistência para a recuperação como as grandes empresas. Infelizmente, não a recebem porque a consultoria em recuperação é dispendiosa e os seus métodos não são facilmente conhecidos. Um guião de recuperação pode retirar o mistério às recuperações e fornecer directrizes para os proprietários das PME’s cujo desempenho é fraco.

À semelhança da navegação assistida com sistemas GPS, um guião de recuperação proporciona pontos de referência que ajudam o utilizador a navegar de um local para outro. Se pode seguir um mapa, poderá melhorar o seu negócio. Os sete pontos de referência principais num guião de recuperação estão listados abaixo. Se pode seguir um mapa, poderá melhorar o seu negócio.

ESTABILIZAR - A primeira medida a tomar em qualquer crise é estabilizar o ambiente para que possa tomar boas decisões. A chave para a estabilização de uma pequena empresa é manter um saldo positivo em todos os momentos. Nunca gaste numa semana mais do que tinha no final da semana anterior. Por exemplo: se na Segunda-feira tem MTn3,500,000 MZN em dinheiro no banco, então é esse o valor que você gastar nessa semana, mesmo que venha a ganhar MTn4,200,000 MZN na Quinta-feira. Dessa forma, irá manter um saldo de caixa positivo no início de cada semana. Este controlo simples de caixa funciona como um torniquete, que mantém o dinheiro sustentável, enquanto determina o que ocorreu de errado e as medidas a tomar .

Controle o dinheiro pessoalmente assinando cada cheque que sai da empresa. Além disso, assine cada ordem de compra para evitar fazer compras desnecessárias. Prepare um orçamento de fluxo de caixa para 13 semanas. Geralmente, diagnosticar os problemas e reorganizar o seu negócio é um processo moroso. Deve gerar dinheiro suficiente para passar por esta fase.

Pessoas dentro e fora da sua empresa irão olhar para si e para a sua liderança. Reforce a sua empresa e dê o exemplo, faça a sua gestão aproximando e conversando com as pessoas, conheça os seus números e processos de negócios, e seja orientado para soluções.

DIAGNOSTICAR -- A sua empresa pode estar a enfrentar problemas devido a diversos factores, mas geralmente um dos seguintes tem sido apontado: 1) As vendas estão a reduzir, ou tomadas por novos concorrentes ou devido a um declínio na procura do mercado, 2) as margens brutas diminuíram, enquanto os custos fixos permaneceram os mesmos, ou 3) a empresa tornou-se extremamente insustentável na sequência de uma aquisição, ou da aquisição de novas fábricas e equipamentos.

É possível isolar rapidamente as causas através da análise financeira. Olhe para os rácios de desempenho da sua empresa dos últimos três a cinco anos. Em seguida, compare os seus rácios com os de outras empresas semelhantes à sua. Pode comprar essas informações na Associação de Gestão de Riscos ou em qualquer outra fonte. Analise os números e as variações. Feche as lacunas. Irá ver onde estão os pontos fortes dos outros e os seus pontos fracos. Feche as lacunas.

Após a análise da sua empresa, analise o seu sector e o que está a acontecer com os seus concorrentes. Os resultados da empresa e a análise do sector irão ajudá-lo a determinar o que causou a crise de caixa e as medidas que deve tomar para corrigir a situação. Lembre-se, a falta de dinheiro é um efeito, não uma causa. À medida que vai caminhando para o segundo ponto de referência, comece a eliminar as causas.

REORGANIZAR -- Qualquer empresa sustentável tem uma secção, produto ou serviço principal que produz um fluxo de caixa positivo. Classifique a sua em ordem decrescente pela quantidade de fluxo de caixa positivo que cada secção, produto ou serviço produz. Desenhe uma linha onde o fluxo de caixa fica negativo. Os produtos ou serviços acima da linha representam a melhoria da sua empresa. Tudo o que estiver abaixo da linha é sistematicamente eliminado. Isso significa instalações, existências e pessoas. A regra é: tudo o que produz um fluxo de caixa positivo permanece; caso contrário, sai.

PLANEAR - Escreva um plano de recuperação simples para passar o próximo ano, e convença os seus credores a manterem a confiança. Defina os seus objectivos em termos mensuráveis. Descreva a sua actividade principal, o seu plano de vendas, as reduções de pessoal e as medidas de redução de custos. Inclua um orçamento de caixa e um conjunto de projecções financeiras mensais. Prove que pode manter a sua empresa, melhorando a situação do seu negócio.

Seja honesto ao avaliar como chegou a esta situação e como pretende sair da mesma. Isso ajudará a restaurar a sua credibilidade. Irá precisar disso para obter concessões dos seus credores.

NEGOCIAR -- Classifique os seus credores em dois grupos: Os credores do Grupo A (aqueles com que você deve fazer negócios no futuro, nomeadamente os bancos e os fornecedores principais), e os credores do Grupo B (aqueles que você pode substituir, não sendo necessários para a sobrevivência da sua empresa).

Encontre os credores do Grupo A e proponha-lhes o seu plano de recuperação. Seja objectivo e positivo. Mostre-lhes como serão pagos com base na recuperação do seu negócio. A maioria desses credores irá aceitar a sua proposta. Não perca tempo com os credores do grupo B. Contrate um negociador de dívida para lhe obter uma solução e siga em frente.

EXECUTAR - Muitos Directores Executivos conseguem superar a crise e acalmar os seus credores, mas têm dificuldade na execução ..... e os negócios deterioram-se rapidamente. Não deixe que isso aconteça consigo. Estabeleça um programa semanal e fique com o mesmo. Faça todas as tarefas constantes do seu plano de recuperação e seja responsável. O sucesso é ganho ou perdido através da execução.

CRESCER ( ou Vender) - Se gosta do que faz e pode, e sente-se feliz a fazer isso por mais três a cinco anos, deve manter a sua empresa em crescimento. Agora tem uma empresa rentável e manter esse ritmo deve agora ser mais fácil. Sabe exactamente o que deve evitar.

Se está cansado, deve provavelmente vender a empresa e dedicar-se a outra actividade. A boa notícia é que agora a sua empresa é valiosa, enquanto que antes de adoptar um plano de recuperação valia pouco ou nada. Faça uma boa gestão da sua empresa enquanto estiver presente no mercado.

Qualquer empresário que escolhe pode aprender a desenvolver o seu negócio. O processo de recuperação não é misterioso - é um processo lógico e sistemático. Se o rendimento da sua empresa for insatisfatório, cabe-lhe a si levar a empresa para longe dos problemas e regressar ao sucesso. Use um guião de recuperação para o ajudar.

Van Lanier é criador do Turnaround Roadmap TM- um método de gestão que fornece o know-how, orientação e apoio para as pequenas empresas de baixo desempenho. Receba um guião de recuperação gratuito e aprenda mais em www.LanierTurnaround.com.

Copyright © 2016 Van Lanier. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 4.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 4.0/5 Estrelas.
Victorino Arone  |  October 17, 2011
Gostei