Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Capítulo 2: Histórias de Sucesso: Empresas que lucram com o EMS

Provided by the International Finance Corporation



Muitas empresas têm lucrado com a implementação de um EMS. A seguir, descrições de algumas breves histórias de sucesso que fornecem pontos de vista do processo e os benefícios de implementar um EMS. Estudos de caso mais detalhados são explorados no Capítulo 9. Para preservar a confidencialidade, algumas firmas são citadas como "empresa A" ou similar.

  • Um fabricante de móveis para escritório eliminou o uso de metilclorofórmio dos seus processos de limpeza e fixação e reduziu o volume de emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis) mudando para um sistema de revestimento baseado em pó. Estas alternativas de prevenção contra poluição promoveram uma poupança para a empresa de mais de MTn 1,l milhão por ano, com um retorno de MTn 1 milhão investido em menos de um ano. Outros bónus incluíam facilidade de adaptação com crescentes regulamentações ambientais rígidas e eliminação de taxas de incineração para lixos perigosos sólidos e líquidos.
     
  • Leff-Marvins Cleaners, Inc. disponibiliza serviços de lavagem a seco. A empresa substituiu o seu antigo equipamento por novos sistemas de ciclo fechado arrefecido para reciclar PERC (percloroetileno). O novo sistema também utiliza filtros de nylon reutilizáveis que aumentam a eficiência, uma vez que as roupas não precisam ser transferidas entre as máquinas. O novo equipamento eliminou a maior parte de emissões VOC (eliminando a necessidade de licenças)  e também reduziu a compra de PERC de 200 galões para 40 galões por mês. Além disso, o fluxo de lixo tóxico foi reduzido de mais de 1.900 galões de PERC gastos por ano para apenas 35 galões de resíduos por mês.  A empresa observou uma poupança líquida de MTn 1.400 por mês com o novo sistema.
     
  • A empresa A não imaginava que produzia uma quantidade considerável de resíduos, mas quando reviu as suas actividades e introduziu métodos mais eficientes de manipular o papelão, as contas com eliminação de resíduos foram cortadas em 55 por cento. A empresa A também poupou o tempo da equipa, consciencializou-a e reduziu do seu lixo_______ 577 toneladas (no primeiro ano).
     
  • O director executivo da Mounstevens Ltd, empresa fabricante e revendedora de pães, aumentou a consciência da equipa e introduziu uma separação cuidadosa do lixo. Os benefícios esperados incluem corte de despesas com lixo pela metade e economia de MTn 8.800 e 26 toneladas de lixo. "Nós teríamos que vender muitos donuts extras para promover este tipo de impacto no nosso lucro", disse o director executivo.
     
  • A empresa B instituiu um programa de reciclagem de lixo em toda a empresa, incluindo metal, papelão, papel, madeira, plástico e vidro.  Mais de 50 por cento do lixo municipal produzido pela empresa agora é reciclado. O programa reduziu muito os custos de recolha do lixo e gerou receita suficiente da comercialização dos recicláveis para financiar os gastos com a operação do programa, incluindo salários e benefícios, operação e manutenção de equipamento, custos com serviços públicos e aperfeiçoamento do programa.
     
  • Jamestown Paint Company reduziu o uso de toluol em 95 por cento e xilol em 74 por cento desenvolvendo produtos a base de água no lugar de revestimentos à base de solvente.
     
  • Um fabricante de mecanismos de direcção hidráulica, dispositivos reguladores de motor e caixas de transmissão de energia instalou um sistema de reciclagem de areia verde na sua fundição. O sistema coloca a areia recuperada directamente nas linhas de processamento, recuperando aproximadamente 95 por cento da areia de sílica. Anteriormente, a empresa comprava quatro milhões de libras de areia por ano. Actualmente, ela compra apenas 80.000 libras por ano. O novo sistema reduziu a compra de areia de forma significativa e reduziu enormemente a geração de resíduos de areia e os custos de recolha e tratamento.
     
  • Um produtor de couro vegetal queimado mudou os seus fornecedores de tinta para reduzir os corantes com teor de manganésio, antimónio e berílio. Como resultado, a empresa estava apta a utilizar e comercializar o sedimento resultante do tratamento de água usada como um suplemento útil e valioso para o solo, fazendo a empresa economizar mais de MTn 60.000.
     
  • A empresa C considerou as emissões de tricloroetileno (TCE) como um constituinte de impacto ambiental significativo devido a: custos de remoção de lixo tóxico, impacto do TCE na saúde humana, e índice de toxicidade do TCE (comummente listado como potencial cancerígeno). Uma vez que as emissões de TCE foram identificadas como significativas, a empresa planificou minimizar o uso do TCE e definiu um alvo específico de eliminar completamente o TCE até o fim do ano contabilístico. O primeiro passo foi identificar as áreas onde o TCE era utilizado. Fornecedores marcaram partes de metal, utilizando um revestimento de graxa para facilitar o processo de marcação. A empresa C usou TCE num vapor para tirar graxa para limpar estas partes metálicas. A empresa convenceu os seus fornecedores a substituir o revestimento de graxa por um lubrificante a base de água, e com isso eliminar o uso de TCE da limpeza de aproximadamente 80 por cento das suas partes. Para os restantes 20 por cento (partes cilíndricas que necessitavam de óleos mais pesados na sua produção), a empresa incorporou um limpador aquoso de duas etapas para substituir o TCE. Como resultado, os produtos para tirar graxa deixaram de ser utilizados. Ao eliminar O TCE na instalação, a empresa C economizou aproximadamente MTn100.000 anuais. Mais significantemente, a empresa reduziu os riscos à saúde ao eliminar o uso de um cancerígeno suspeito no local de trabalho.
     
  • Honeycombe Leisure plc, que dirige 32 pubs e bares, implementou um esquema de reciclagem de vidro que resultou numa poupança de custo sustentável nas dezenas de milhares de garrafas consumidas anualmente. A Honeycombe Leisure também passou a usar reguladores de água para eliminar o uso desnecessário de água e filtros de ar para melhorar a atmosfera. "Todas estas iniciativas já estão a ter o um impacto positivo tanto no lucro de nossa empresa quanto no ambiente," afirmou Michael Norris, director financeiro da Honyecombe Leisure'.
     
  • Um fabricante de produtos intermediários de reacção sob encomenda e aditivos agrícolas e farmacêuticos destila e reutiliza o metanol não utilizado na manufactura e vende o seu excedente para outras empresas. Esta medida permitiu uma economia substancial de dinheiro ao reduzir a compra de metanol em 33.600 galões por trimestre e reduziu o custo de recolha e tratamento de água usada.
     
  • Durante o seu processo de identificação do EMS, a empresa D percebeu que uma das suas maiores máquinas possuía um sério vazamento de óleo. O vazamento foi reparado rapidamente com uma vedação de MTn 5. Esta acção simples e barata cortou pela metade a quantidade do óleo consumido pela empresa, gerando economia de custos significativa. Além disso, a autoridade local do município reclassificou a fábrica como não mais produtora de resíduos tóxicos.
     
  • Enquanto identificava os impactos ambientais, a empresa E calculou o gasto com matéria-prima acumulada em 15 por cento do seu produto final total. Em resposta, a empresa E pediu entradas de metal em tamanhos adaptados que melhor iam de encontro às suas necessidades, o que reduziu o desperdício e os custos com matéria-prima.
     
  • A empresa F reduziu os seus níveis de ruído por meio do aperfeiçoamento da manutenção das máquinas como parte da implementação do EMS.  Como resultado, a empresa não recebeu mais reclamações de poluição sonora.
     
  • A empresa G enfrentava frequentemente falta no fornecimento de água. Redução e monitorização do consumo de água tornou-se uma prioridade.  Um sistema de tratamento de água usada e um medidor foram instalados. Como resultado, a empresa G estava apta a reciclar 40 por cento da água utilizada.
     


Copyright © 2000 - 2017, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

© International Finance Corporation [Year of First Publication].  All rights reserved.
2121 Pennsylvania Avenue, N.W.
Washington, D.C. 20433
Internet:  www.ifc.org
 
The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon

2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C. 20433, www.ifc.org

The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres