Página Inicial  > O que fazer e o que não fazer na expansão de empresas
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

O que fazer e o que não fazer na expansão de empresas

Provided by Business Partners Ltd, South Africa's leading investor in SMEs


Num momento ou outro, cada empresa passa por um crescimento súbito e, tanto para empresas multinacionais como para empresas empreendedoras, a expansão é um processo difícil de ultrupassar.

O verdadeiro perigo para todo o negócio em expansão é que tal acontece muito rapidamente ou de maneira descontrolada.. Quando isso acontece, o fluxo de caixa e a satisfação do cliente são geralmente as primeiras vítimas e, em casos extremos, podem resultar na extinção de uma empresa que já foi próspera. O truque é então   gerir o processo de crescimento a fim de colher os benefícios a médio e longo prazo.

Existem algumas regras a seguir face à expansão de uma empresa? Naturalmente, cada empresa tem os seus próprios desafios; por isso, não se pode realmente definir um conjunto genérico de regras  para a expansão. Existem, porém, coisas mais importantes a ter em conta e algumas armadilhas a evitar para que tudo corra bem.

Planeie a sua expansão

Pode parecer óbvio que qualquer empresário que atravessa   uma fase de expansão deve fazê-lo com um plano, mas muitas empresas expandem em resposta às circunstâncias e não elaboram um plano sólido. Sem este guião, é fácil perder-se pelo caminho, fazendo alterações no seu negócio, quer sejam muito dispendiosas ou não pouco reflectidas.

Durante a fase de planeamento, pergunte-se:

  • Qual é a verdadeira procura actual para os seus produtos ou serviços?
  • Qual é a procura projectada para   nos próximos dois a cinco anos?
  • Que capacidade devo atingir, a fim de responder a essa procura?
  • Até que ponto a mudança das actividades da concorrência afecta o seu negócio nos próximos dois a cinco anos?
  • Qual deve ser o seu excesso de capacidade para responder àuma procura invulgar?
  • Quantos funcionários adicionais serão necessários e qual é o melhor momento de os empregar?
  • Qual é a melhor maneira de fasear a expansão do negócio, a fim de não comprometer o fluxo de caixa?
  • Onde poderá realizar economias de escala? Por outras palavras, onde e como a sua capacidade de expansão irá reduzir o custo das vendas?

Evite uma expansão excessiva

Embora a expansão programada possa levar uma empresa a um nível totalmente novo, a expansão excessiva é um dos maiores perigos de uma fase de crescimento. É fácil deixar-se levarpelo calor do momento e expandir o negócio para além das necessidades e capacidade financeira da empresa.

Como regra geral, programe a expansão da capacidade, com base numa projecção quinquenal procura, permitindo uma capacidade adicional de 10% e acima disso, para os períodos de alta ou baixa procura, em qualquer sector do seu negócio. Mais do que isso pode ser muito arriscado e deixar a empresa com custos fixos que não poderá liquidar.

Lembre-se, uma empresa pode passar por vários períodos de expansão, e é melhor faseá-los de acordo com a procura. Não tente explicar toda e qualquer eventualidade durante uma fase de expansão específica.

Procure aconselhamento financeiro especializado

Seja qual for a natureza da sua expansão, há implicações financeiras para o negócio e é sempre melhorprocurar aconselhamento especializado. Se pretende construir ou comprar as suas próprias instalações, por exemplo, é importante falar com uma instituição financeira que tenha experiência nesta área.

Para instalações e equipamentos, pode ser necessário considerar uma opção de financiamento flexível, um empréstimo ou uma combinação de empréstimo e investimento de capital. Mais uma vez, uma instituição com experiência na área e no seu próprio sector é essencial.

Compare os preços

Conforme disse uma vez um veterano sábio dos negócios:”o dinheiro gasto está gasto - e não há caminho de volta”. Na vida de uma empresa, uma grande expansão é quase como a compra de uma casa ou um carro -   um dos maiores compromissos financeiros jamais realizado.

Este é a altura certa para controlar os meticais e os centavos. Decida o que pretende - em termos de bens, instalações e equipamentos, mobiliário de escritório, embalagens e outros - e, posteriormente, compare os preços na procura de melhor qualidade ao melhor preço. Isso pode levar um pouco de tempo e atenção, mas vale inevitavelmente a pena..

Elabore um Plano de Gestão de Projecto para a Expansão

Mais uma vez, isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas expandem-se sem considerar a expansão como um projecto - um dos mais significativos jamais realizado.

Ao elaborar um plano de gestão de projecto:

  • Identifique os principais resultados
  • Anexe datas a esses resultados
  • Identifique as principais responsabilidades
  • Elabore um plano de avaliação regular
  • Identifique os procedimentos para a gestão da falta de resultados
  • Integre as contingências de tempo e financeiras

A gestão do processo é tão importante quanto o planeamento, e é importante empenhar-se nisso formalmente, integrando controlos e equilíbrios adequados.

Mantenha os seus clientes informados

Qualquer tipo de expansão pode causar interrupções nas suas actividades do dia-a-dia, e é importante que os seus clientes saibam o que devem esperar. Antes de iniciar o processo de expansão, diga aos seus clientes os seus planos e a data prevista para a conclusão do processo. Se possível, diga-lhes que poderá haver interrupções, e explique o que pretende fazer nesse caso.

Diga aos seus clientes que a expansão acabará por beneficiá-los e  explique como. Leve os seus clientes a compreender o seu empenho nos seus interesses durante o processo. Publicidade directa e divulgação local são duas das formas mais eficazes de manter os clientes informados durante uma fase de expansão.

Anuncie a conclusão da sua expansão

Concluída a fase de expansão, é importante informar tanto os actuais como os potenciais clientes. apresentando a nova capacidade da empresa, assim como os produtos e serviços adicionais que pode oferecer. Crie uma unidade especial de marketing  para anunciar a ocasião e envie comunicados de imprensa , especialmente à imprensa local e regional.

Celebre este momento na sua empresa - é uma das melhores oportunidades de marketing que pode ter.

Copyright © 2016 Business Partners Ltd.  All rights reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres