Página Inicial  > Como posso criar um negócio bem-sucedido?
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como posso criar um negócio bem-sucedido?

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Desenvolver uma ideia de negócios é uma questão de criar uma visão, fazendo sobressair os seus pontos fortes e determinando quais as necessidades do mercado. Estes três passos devem ajudá-lo a começar.

Criar uma visão

Feche os seus olhos por alguns minutos e mentalize uma imagem detalhada daquilo que quer que seja a sua vida daqui a 5 anos. Seja tão específico quanto possível.

  • Onde vive?
  • Como passa os seus dias?
  • Que tipo de trabalho executa?
  • Trabalha sozinho ou com outras pessoas?
  • Por quem está rodeado?
  • O que é que faz quando não está a trabalhar?

Não se limite a estas perguntas; crie uma imagem vívida de si mesmo, ao lembrar-se das coisas que são importantes para si . Todos estes são assuntos pessoais que terão impacto no tipo de negócio que procura - sendo uma pessoa da cidade ou do campo, se quer viajar ou sentar-se ao seu computador; se prefere encontrar pessoas ou trabalhar pelo telefone. Esta actividade vai ajudá-lo a criar um fundamento para escolher um negócio, fazer decisões de negócios, e definir metas claras.

É melhor fazer este exercício com uma outra pessoa e partilhar a sua visão. Se não puder, escreva-a numa folha de papel para tornar a sua visão mais concreta.

[Volta ao início]

Determine no que é bom e o que gosta de fazer

Normalmente, é vantajoso olhar para dentro de si mesmo para descobrir o que gosta e o que não gosta, e onde residem os seus talentos. Isto é um dos recursos para produzir um negócio bem-sucedido. Outro recurso é produzi-lo de modo adequado às suas capacidades e interesses. O seu negócio tem de o manter entusiasmado para que possa percorrer essa longa empreitada.

Uma das melhores maneiras de fazer isto é criar três listas separadas:

Lista 1: Em quê é que é bom
Todas as pessoas são boas em algo e muitas capacidades podem ser o alicerce de um negócio. Pode ser naturalmente organizado ou ter tendência para consertar coisas. Pode estar tão habituado às suas capacidades e estas não lhe vêm imediatamente à mente, por isso, efectue essa lista observando-se durante algumas semanas com um olhar atento nas suas aptidões e pedindo às pessoas que o conhecem bem que lhe digam qual a impressão delas sobre em que é que se destaca.

Lista 2: Capacidades que adquiriu ao longo dos anos
Se já trabalhou ou não num ambiente convencional, sem dúvida acumulou muitas. Enumere todas as responsabilidades de trabalho que teve; pense nas variadas tarefas que sabe como levar a cabo. Tenha a certeza de que esta lista está completa – deverá ter pelo menos 10 itens distintos.

Lista 3: Coisas que gosta de fazer
Enumere as coisas que aprecia fazer. Isto pode não ser tão fácil quanto parece. Esta lista deverá ter pelo menos 10 itens distintos. Amplie os passatempos e interesses que vêm à sua memória de imediato. Se se sentir frustrado, peça às pessoas que o conhecem há algum tempo, especialmente aquelas que o conheceram em criança. O que elas o vêem fazer quando está mais alegre.

Mantenha essas três listas num lugar acessível (por exemplo, em cima da sua mesa) durante várias semanas e sempre que lhe ocorrer alguma ideia, anote-a na devida categoria. Peça às pessoas que o conhecem bem para contribuir ou lhe ajudar a “puxar” pela na memória.

[Volta ao início]

Descubra as necessidades do mercado

Até o momento olhou para si para conceber uma ideia de negócio. Agora é tempo de olhar para fora para descobrir uma necessidade não atendida a que pode atender com o seu produto ou serviço.

Existem muitas listas de "10 Mais" ou "Novíssimos" negócios por aí. Elas podem estimular algumas ideias, mas as melhores ideias de negócio virão de si e estarão baseadas em quem é, e o que o mercado está à procura. Então, enquanto estiver a fazer uma procura interna e a preparar uma lista, ligue as suas antenas e procure oportunidades de negócios.

A folha de cálculo anexa foi planeada para o ajudar a criar ideias. Não tenha medo de parecer bizarro e não desanime se as suas primeiras ideias forem desajeitadas. Coloque-as de lado e continue a trabalhar.

[Volta ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Elodia Nelly Chiure  |  May 14, 2014
gostei muito