Página Inicial  > Como decidir sobre um negócio
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como decidir sobre um negócio

Provided by My Own Business, Content Partner for the SME Toolkit

[Voltar ao início]

Características de um empresário bem-sucedido

Depoimento
Collette Paul STM Media Inc. Editora da revista Trade Magazines
"Seja capaz de manter um compromisso financeiro em qualquer negócio que iniciar."
Transcrição : html
Coragem: Coragem significa que deve ter instinto empreendedor, um desejo incontestável de possuir o seu próprio negócio. Deve ter a intuição e dedicação para se dedicar completamente ao seu objectivo. Casualmente, dedicação ao seu objectivo é muito mais provável se tiver amor pela empresa pretendida. A vida é curta demais para iniciar um negócio que não lhe traga satisfação e prazer. E, nos bons e maus momentos, vai manter-se fiel ao que ama.

Inteligência: Enquanto que as habilitações literárias adequadas são importantes, "inteligência" empresarial significa mais do que realizações académicas. Para se tornar um empresário bem-sucedido, deve ter o conhecimento prático a respeito do negócio que pretende iniciar antes de começar. Bom senso combinado com experiência adequada é a capacidade intelectual necessária. Prudência, persistência e atenção aos detalhes são muito importantes.

Capital: Precisará de capital próprio e fundos suficientes para manter um fluxo de caixa positivo pelo menos para o primeiro ano. Numa secção futura, aprenderá a prever futuras necessidades de fundos por meio do controlo de fluxo de caixa. Muitos negócios podem ser iniciados numa escala muito pequena com um pequeno investimento. Então, à medida que o empreendimento cresce e adquire experiência, o fluxo de caixa do seu negócio pode ser utilizado para o crescimento. Nalguns casos, não é necessário ter capital inicial para contratar outras pessoas porque pode começar por fazer tudo sozinho. O "faça você mesmo" é uma boa maneira de aprender tudo sobre o seu negócio e também torná-lo mais bem qualificado para, mais tarde, delegar tarefas para outras pessoas. Controle o seu risco impondo um limite de quanto investe no seu negócio.

[Voltar ao início]

Abordagem gradual

Depoimento
Elaine Mitchell
Veterinária especializada
"Contratar bons membros para a equipa, que partilhem a mesma filosofia foi fundamental."
Transcrição : html

Decida se realmente deseja iniciar um negócio:

Arriscará parte (não todo, de preferência) do seu património líquido. Correrá o risco de se tornar excêntrico, tendo em vista criar uma vida que esteja desequilibrada, com horas de trabalho a fio longe da família ou de actividades de divertimento. Pode haver níveis de tensão que não sentiu quando era um empregado.

Decida o tipo de negócio e onde:

Uma vez que concluiu que tem as características de um empresário bem-sucedido e que, definitivamente, deseja iniciar um negócio, então é necessário determinar o melhor negócio para si e onde este negócio deve estar localizado. A estratégia de selecção será tratada mais tarde, ainda nesta Secção.

Decida se começa a tempo inteiro ou nas horas vagas:

Existem algumas vantagens interessantes e algumas armadilhas em iniciar um negócio nas horas vagas. (Isto é, um negócio que inicia nas horas em que não estiver a trabalhar no seu emprego actual). Na maioria dos casos, as vantagens de começar nas horas vagas excedem os riscos:

  • Não acaba com a sua fonte de rendimento, inclusive a reforma, benefícios extras e de saúde, e férias.
  • O seu trabalho a tempo inteiro não será prejudicado se mantiver determinadas disciplinas de conflito de interesse, inclusive compartimentalização do seu trabalho e negócios em ambientes completamente separados.
  • Pode evitar conflitos de interesses com o seu trabalho ao escolher um negócio adequado ao período de trabalho, como: produtos seleccionados, imóveis, alimentos específicos, comércio electrónico, marketing directo ou operados por uma família.
  • Existem grandes vantagens em dirigir uma empresa familiar. A sua família pode gerir a empresa enquanto está no trabalho. Possui uma estrutura organizacional interna. Pode ensinar aos seus filhos sobre os benefícios de estar no negócio.

Mas também há algumas armadilhas a serem consideradas ao iniciar um negócio nas horas vagas:

  • Pode ser tentado, enquanto estiver a trabalhar na sua própria empresa, a trabalhar nas horas vagas. Isto é injusto para o seu patrão e não deve ser feito em nenhuma circunstância ( Pode precisar de alguém da família ou alguma pessoa de confiança para cobrir emergências enquanto estiver no seu emprego).
  • Outro problema pode ser a concorrência com o seu patrão, o que, novamente, não é correcto. Pense em como se sentiria ou lidaria com este funcionário se fosse o chefe.
  • Qualquer tipo de conflito no emprego pode colocar em risco o seu emprego e o seu negócio.
  • Excesso de trabalho e cansaço mental e físico também podem se tornar um verdadeiro problema para empresários que trabalham nas horas vagas.

[Voltar ao início]

Estratégia de selecção

Depoimento
Millard MacAdam
ProActive Leadership
"Como dizem, a ausência de um plano é um plano condenado ao fracasso."
Transcrição : html

Escolher o negócio errado é o erro mais frequente que os jovens empresários têm cometido. Siga uma lista de verificação que o ajudará a escolher um negócio de sucesso:

  • Espere um pouco e aguarde pelo negócio considerado certo para si. Não será penalizado se perder oportunidades. O processo de selecção exige muito planeamento e a sua experiência e conhecimento completo são vitais para o seu sucesso.
  • Não cuide dos problemas que possam ser muito difíceis. É melhor identificar um obstáculo pequeno do que tentar superar um obstáculo muito maior.
  • Tente identificar um negócio com potencial económico a longo prazo. Siga o conselho do jogador de hóquei Wayne Gretzky, "Vá para onde o disco está a ir, não para onde ele está."
  • Um grande engano pode ser um erro de omissão. Isso significa que pode falhar em ver uma oportunidade que está bem na sua frente.
  • Procure um negócio que crescerá nos mercados de hoje e amanhã. Muitas pequenas lojas retalhistas fecharam as portas, pois grandes redes como Wal-Mart e Home Depot fornecem ao consumidor mais opções, geralmente, a um preço mais baixo.
  • Siga o conselho de Warren Buffett, presidente da Berkshire-Hathaway Inc. e o mais bem-sucedido coleccionador de negócios da história dos Estados Unidos: O Sr. Buffett procura negócios que foquem num "monopólio do consumidor" com poder de valorização e perspectivas de crescimento previsível a longo prazo. Exemplos incluem: See's Candy's, Coca-Cola e Gillette Razors. Consegue copiar esta filosofia em menor escala?
  • Negócios a serem evitados são os de "bens de consumo" em que a concorrência de preços é alta, obrigando-o a aplicar preços mais baixos para sobreviver. Como o Sr. Buffett disse, "No tipo de negócio de bens de consumo, só é mais inteligente do que o seu concorrente mais burro."
  • A maioria dos negócios tem poder de valorização.
  • Apostaria num negócio que não conhece quando pode apostar naquele que conhece?
  • Se pretende manufacturar um produto, considere os prós e os contras de contratar a produção de um fornecedor de baixo custo. Noutras palavras, opere uma "empresa sem vínculos de emprego." Uma "empresa sem vínculos de emprego" é uma empresa que subcontrata manufactura e embalamento.

[Voltar ao início]

Coisas com as quais ter cuidado:

Depoimento
Sophia Garcia
Empresa A-Z Glass
"Para progredir neste negócio faz de tudo para conseguir o trabalho."
Transcrição: html

 

  • Impaciência
  • Não permita que o excesso de confiança o impeça de analisar a sua selecção de negócios cuidadosamente. Não deve ter medo de ouvir os aspectos negativos; é muito melhor estar ciente deles e encará-los antecipadamente.
  • Seja realista. Não se deixe seduzir por grandes recompensas. Elas virão se escolher o negócio certo e cada aspecto do negócio antes de abrir as suas portas.

[Voltar ao início]

Actividades requeridas

É válido repetir novamente: O erro mais comum e o que custa mais caro é não escolher o negócio correcto para começar. Esta é a hora para um exame de consciência.

SE NÃO SE DECIDIU POR UM NEGÓCIO, FAÇA O SEGUINTE:

No início de uma folha de papel em branco, escreva uma actividade que gosta de fazer (faça dela o cabeçalho). Faça uma página separada para cada actividade ou interesse que possua.

Nessas mesmas folhas, enumere o máximo de negócios que pensa que tenham relação com aquela actividade.

Enumere, também, todos os produtos ou serviços de que se lembrar, relacionados com aquela actividade. Use a sua imaginação e pense em todos os produtos ou serviços que puder.

Faça uma lista de negócios que dão certo em tempos difíceis (um deles pode ser adequado ao seu projecto). Alguns exemplos poderiam ser casas de penhores, oficinas mecânicas e lojas de tecidos.

EXEMPLO

Vamos supor que se identifica com três negócios potenciais: serviço de reboque, venda de carros usados e conserto de automóveis. Pode agora fazer uma avaliação comparativa utilizando a seguinte lista de verificação (ou melhor ainda, a sua própria lista) com um sistema de pontuação de 1-10:

Objectivo Serviço
de reboque
Venda de
carros usados
Conserto de
automóveis

Posso fazer o que mais gosto? 6 3 10
Preencherei os requisitos de expansão? 8 5 10
Posso me especializar? 7 8 10
Posso aprender e fazer um teste primeiro? 9 8 9

Este tipo de análise pode ajudá-lo a ganhar objectividade ao seleccionar o seu negócio.

Como avaliar um negócio específico que tem em mente.

Aqui estão algumas perguntas que o ajudarão a esclarecer as suas ideias:

  • É algo que gostarei de fazer?
    As minhas actividades favoritas são: __________________________
    Gosto de servir às pessoas por meio de: ________________________________
  • Expandirei uma necessidade para a qual não existe substituto próximo?
  • Posso ser tão bom numa necessidade alvo especializada que os clientes pensarão que não há nenhum substituto próximo?
  • Será que posso lidar com exigências de capitais?
  • Será que posso aprender sobre o negócio se trabalhar primeiro para outra pessoa?
  • Será que posso trabalhar como uma empresa sem vínculo de emprego, sem uma fábrica e com um número mínimo de empregados? ("Empresa sem vínculos de emprego" refere-se ao negócio onde tudo é "terciarizado", significando que subcontrataria manufactura e embalamento de fontes externas).
  • Será que este é um produto ou serviço que posso testar primeiro?
  • Devo considerar um parceiro com capacidades complementares às minhas ou alguém que possa ajudar a financiar o negócio?

Uma vez que determinou o negócio que deseja iniciar, faça o seguinte:

Faça uma lista de "prós" e "contras" relativa às características do negócio. Numa folha de papel em branco, trace uma linha vertical até o meio da página e enumere num lado todos os "prós" e noutro, todos os "contras". Às vezes, isso o ajudará a esclarecer as suas ideias.

Escreva os nomes de pelo menos cinco empresas bem-sucedidas na sua área escolhida. Analise o que as cinco têm em comum e faça uma lista de razões que as tornam bem-sucedidas.

Converse com várias pessoas na sua empresa pretendida. Não tenha medo dos aspectos negativos do negócio pretendido. Ao contrário, procure pelas armadilhas: melhor agora do que depois de abrir as portas. Se possível, faça anotações. Anote a informação assim que possível.

Analise a concorrência que não está bem e anote os motivos.

Qualifique-se completamente

Antes de começar, qualifique-se completamente:

  • A melhor maneira de obter qualificação é trabalhar para alguém do mesmo ramo.
  • Participe em todas as aulas que puder sobre os assuntos que precisa, por exemplo: contabilidade, informática e vendas.
  • Leia todos os livros do tipo "como fazer" adequados que puder.
  • Não tenha medo de fazer perguntas ou procurar ajuda das pessoas mais bem-sucedidas no negócio que pretende iniciar.

[Voltar ao início]

Hora da decisão:
O que poderia vender ou quais serviços poderia prestar, que renderiam dinheiro e de que gosta?

Para completar esta sessão deve ter-se decidido ou pelo menos seleccionado um negócio que considera o melhor para si . Para obter o máximo de benefício das próximas onze sessões, deve ter um plano definido em mente. A Secção 2 mostrará como preparar o seu plano de negócios.

[Voltar ao início]

SEÇÃO 1 Questionário: COMO SE DECIDIR POR UM NEGÓCIO

  1. Quais das seguintes medidas devem ser sempre tomadas para se tornar um empresário bem-sucedido?
    1. Deve estar preparado para arriscar todos os seus bens familiares.
    2. Planear deixar o seu emprego antes de começar.
    3. Escolher um negócio numa área que aprecie.
    4. Estar preparado para investir uma grande quantia em dinheiro.
  1. O maior e mais comum dos erros cometidos pelo empresário é não ter dinheiro suficiente.
    1. Verdadeiro
    2. Falso
  1. Qual dos seguintes factores NÃO é um bom motivo a considerar ao iniciar um negócio no seu tempo livre?
    1. Não gastar os seus ganhos e benefícios enquanto inicia o seu negócio.
    2. Os membros da família podem envolver-se no seu negócio.
    3. Ter tempo e equipamento disponíveis no seu emprego regular para conduzir o seu próprio negócio.
    4. Novas ferramentas como a Internet, pagers e aparelhos de fax estão disponíveis para conduzir negócios efectuados em casa, incluindo o comércio electrónico, marketing directo e produtos únicos.
    5. Se o negócio desenvolvido no seu tempo livre se confirmar e se tornar bem-sucedido, pode decidir nesse momento abandonar ou não o seu emprego e tornar-se um empresário a tempo inteiro.
  1. Suponha que está a procurar algumas directrizes globais para seleccionar um negócio. Qual das respostas a seguir seria uma boa decisão?
    1. Poder escolher entre um negócio que, para ser bem-sucedido, seria um enorme desafio ou aquele cuja execução é óbvia. Deve escolher algo mais desafiador.
    2. Considerando que já não é jovem e este será um grande passo, seria melhor dar um salto correcto, iniciar uma actividade e ver o que acontece.
    3. Se tivesse de escolher entre iniciar um negócio no qual já tenha experiência e outro em estaria a começar numa área totalmente nova, começaria na área totalmente nova.
    4. Ter calma ao procurar por aquela grande oportunidade.
    5. Se o seu coração está realmente a favor da abertura de uma loja de brinquedos num centro comercial a céu aberto, deve fazer isso, aconteça o que acontecer.
  1. Considerando que não há caminho fácil ou difícil, de forma geral, qual dos negócios a seguir seria mais fácil de começar e gerir o melhor poder de valorização?
    1. Trabalhar no seu próprio posto de gasolina.
    2. Vender os doces especiais da sua avó.
  1. Na maioria dos casos, a melhor maneira de se tornar qualificado para o negócio que pretende abrir é:
    1. Conversar com todos aqueles que estão neste negócio.
    2. Fazer uma análise dos "prós" e "contras".
    3. Fazer um balanço patrimonial anual, declaração de ganhos e projecção do fluxo de caixa.
    4. Trabalhar para alguém no mesmo ramo.
    5. Pesar com objectividade as opiniões colectivas do seu contabilista, gestor de banco, advogado e corrector de seguros.
  1. Iniciar uma "empresa sem vínculos de emprego" significa:
    1. Abrir uma empresa sem activos.
    2. Abrir uma empresa com património líquido negativo.
    3. Adquirir uma empresa fantasma.
    4. Criar uma empresa em que todas as actividades sejam terciarizadas (manufactura e embalamento).
  1. Sempre sonhou em abrir uma loja de ferramentas, mas agora que está pronto para começar, percebe que será um grande desafio concorrer com todas as filiais espalhadas pelo mundo da companhia The Home Depot. Deve:
    1. Encontrar um segmento de nicho na área de ferramentas em que se possa especializar.
    2. Encontrar outro negócio.
    3. Trabalhar para uma rede de lojas de ferramentas do tipo "big box" e verificar se existe alguma necessidade que possa preencher de forma única.
    4. Todas as anteriores.
  1. Qual é o único e mais frequente erro cometido que leva ao fracasso?
    1. Falta de experiência no negócio escolhido.
    2. Sub-capitalização.
    3. Não escolher o negócio certo para começar.
    4. Falta de conhecimento em contabilidade.
    5. Falta de familiaridade com a concorrência.
  1. Não há porque se preocupar com o pior concorrente num negócio orientado a serviços.
    1. Verdadeiro
    2. Falso

Vá para a Secção 2: O plano de negócios

Copyright © 1993, 1997-2016, My Own Business, Inc. All Rights Reserved.
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres