Página Inicial  > Sala da Imprensa
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Sala da Imprensa

Provided by the International Finance Corporation


A IFC e a H&C Business Technologies lançam o SME Toolkit em Benim para oferecer às empresas de pequeno porte ferramentas de gestão empresarial e formação gratuitas

Cotonou, 26 de fevereiro de 2008—A IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, e a H&C Business Technologies, importante prestadora de serviços empresariais na África Ocidental, lançaram hoje o site do SME Toolkit para Benim (www.africa.smetoolkit.org). Esse recurso de gestão empresarial on-line gratuito oferece às empresas de pequeno porte acesso a formação e informações. Também aborda alguns dos maiores problemas que os proprietários de pequenas empresas enfrentam, nomeadamente a criação de um plano de negócios, informações jurídicas, contabilísticas, assessoria financeira, informações de mercado e outros assuntos relacionados com a gestão de um negócio.

“As empresas de pequeno e médio porte e microempresas são canais importantes na abordagem da criação de oferta de trabalho e de crescimento económico, mas precisam de informações e ferramentas para competirem. As iniciativas como o SME Toolkit podem ajudar a ultrapassar este obstáculo e a promover simultaneamente o conhecimento de tecnologia da informação”, afirma Hamziz Oceni, coordenador nacional do Programa de incentivo ao sector privado

 

de Benim.

A IFC distribui o SME Toolkit em vários países, em parceria com organizações locais que traduzem o produto para o idioma local e oferecem conteúdo relevante em áreas como regulamentações comerciais, fontes de financiamento e listas de empresas.  O parceiro da IFC no Benim é a H&C Business Technologies.

“O SME Toolkit do Benim é o recurso on-line mais abrangente, disponibilizado gratuitamente, para fazer negócios no país. Oferece uma fonte de informações única às empresas locais, fazendo com que economizem dinheiro e tempo.  Estamos muito satisfeitos com nossa parceria com a IFC para criar mais oportunidades de crescimento e expansão para os nossos clientes proprietários de pequenas empresas”, afirma Hermann Cakpo, presidente da H&C Business Technologies.

 

O uso da internet por 1.000 residentes no Benim é duas vezes superior à média da África e esse número continua a crescer rapidamente. As pesquisas indicam que entre 2000 e 2007, o número de utilizadores da Internet cresceu mais de 4.000 por cento.  À medida que o uso na Internet aumenta, aumenta também o número de potenciais empreendedores que poderão aceder a essa orientação gratuita sobre como iniciar e conduzir um negócio. Para quem não tem ligações à Internet confiáveis ou regulares, o SME Toolkit também pode ser executado em CD-ROMs.  Os utilizadores podem também inscrever-se em workshops individuais online, com a orientação de instrutores profissionais. 

 

“A IFC promove o SME Toolkit para apoiar o crescimento e gestão de pequenas empresas, fornecendo acesso a informações e tecnologia. É uma grande satisfação que a nossa parceria com a H&C, uma empresa de informações dinâmica na África Ocidental nos coloque numa posição de apoiar as PME no seu desenvolvimento,” disse Laurence Carter, director da IFC para pequenas e médias empresas.

 

A IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, incentiva o crescimento económico sustentável nos países em desenvolvimento, financiando investimentos no sector privado, mobilizando capital privado em mercados financeiros locais e internacionais e fornecendo serviços de consultoria e mitigação de riscos a empresas e governos. A visão da IFC é que as pessoas devem ter a oportunidade de sair da pobreza e melhorar o nível de vida. No ano fiscal de 2007, a IFC aplicou MTn 8,2 mil milhões e mobilizou outros MTn 3,9 mil milhões em sindicatos e estrutura financeira para 299 investimentos em 69 países em desenvolvimento. Ofereceu ainda serviços de consultoria em 97 países. Para obter mais informações, visite www.ifc.org.

 

Fundada em 2003, a H&C Business Technologies é uma prestadora de serviços empresariais na África Ocidental. A empresa promove as melhores práticas de gestão na região, desenvolvendo e oferecendo ferramentas e soluções administrativas para iniciar e operar pequenas e médias empresas. Os seus produtos e serviços abrangem software, formação e inquéritos, desenvolvimento na Web e serviços promocionais. A empresa atende cerca de 1.500 pequenas empresas e tem escritórios no Benim e no Senegal . Para mais informações, visite impulsiondespme.com/produit.php. 

 

A IFC lançou o SME Toolkit em 2002.  Na África, a rede cobre Algéria, Benim, Quénia, Madagáscar, Nigéria, África do Sul e Zâmbia .  Os planos são acrescentar sites noutros nove países, incluindo oGana e o Senegal , que lançarão os seus sites antes do fim do ano.

 

Em 2006, a IFC entrou em parceria com a IBM para fortalecer e expandir as capacidades do toolkit.  A IBM dedicou mais de MTn 2 milhões para transformar e recriar o produto como uma plataforma inovadora e de fonte aberta.  As ferramentas gratuitas especialmente projectadas incluem: 

 

  • Uma calculadora on-line que ajuda as pequenas empresas a determinar se se qualificam para financiamento

     

  • Software para ajudar a desenvolver sites

     

  • Questionários simples, para ajudar os proprietários a decidir sobre questões que afectam os seus negócios

     

  • Ferramentas comunitárias, como conferências on-line, blogs e calendários conjuntos

     

  • Uma lista de empresas multilingue para ajudar as empresas a estabelecerem ligações globais

     

O SME Toolkit está disponível em 28 países e em 15 idiomas nos países em desenvolvimento. Em muitos desses mercados, não existem outros recursos de suporte on-line comparáveis, para pequenas empresas, no idioma local.  O Toolkit recebe cerca de 3 milhões de visitas por ano.  Para obter mais informações, visite www.africa.smetoolkit.org.

Contactos:

Em Cotonou:

Sylvie Nenonene

Banco Mundial

Telefone:  + 229 21 30 58 57

E-mail: snenonene@worldbank.org

Ulrich Affo

H&C Business Technologies

Telefone: +229 97 72 12 27

E-mail: Ulrich@gererlenterprise.com

Em Johannesburg:

Daniel Musiitwa

Telefone: +2711 731 3175

E-mail: dmusiitwa@ifc.org

Em Washington:

Thoko Moyo

Telefone: +1202 458 8517

E-mail: tmoyo@ifc.org

Comunicados da imprensa anteriores

Empresas de pequeno porte nos países em desenvolvimento que utilizam a tecnologia de gestão empresarial da IFC e IBM  

 

Copyright © 2000 - 2016, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico