Página Inicial  > Sala da Imprensa
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Sala da Imprensa

Provided by the International Finance Corporation


A IFC e a H&C Business Technologies lançam o SME Toolkit em Benim para oferecer às empresas de pequeno porte ferramentas de gestão empresarial e formação gratuitas

Cotonou, 26 de fevereiro de 2008—A IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, e a H&C Business Technologies, importante prestadora de serviços empresariais na África Ocidental, lançaram hoje o site do SME Toolkit para Benim (www.africa.smetoolkit.org). Esse recurso de gestão empresarial on-line gratuito oferece às empresas de pequeno porte acesso a formação e informações. Também aborda alguns dos maiores problemas que os proprietários de pequenas empresas enfrentam, nomeadamente a criação de um plano de negócios, informações jurídicas, contabilísticas, assessoria financeira, informações de mercado e outros assuntos relacionados com a gestão de um negócio.

“As empresas de pequeno e médio porte e microempresas são canais importantes na abordagem da criação de oferta de trabalho e de crescimento económico, mas precisam de informações e ferramentas para competirem. As iniciativas como o SME Toolkit podem ajudar a ultrapassar este obstáculo e a promover simultaneamente o conhecimento de tecnologia da informação”, afirma Hamziz Oceni, coordenador nacional do Programa de incentivo ao sector privado

 

de Benim.

A IFC distribui o SME Toolkit em vários países, em parceria com organizações locais que traduzem o produto para o idioma local e oferecem conteúdo relevante em áreas como regulamentações comerciais, fontes de financiamento e listas de empresas.  O parceiro da IFC no Benim é a H&C Business Technologies.

“O SME Toolkit do Benim é o recurso on-line mais abrangente, disponibilizado gratuitamente, para fazer negócios no país. Oferece uma fonte de informações única às empresas locais, fazendo com que economizem dinheiro e tempo.  Estamos muito satisfeitos com nossa parceria com a IFC para criar mais oportunidades de crescimento e expansão para os nossos clientes proprietários de pequenas empresas”, afirma Hermann Cakpo, presidente da H&C Business Technologies.

 

O uso da internet por 1.000 residentes no Benim é duas vezes superior à média da África e esse número continua a crescer rapidamente. As pesquisas indicam que entre 2000 e 2007, o número de utilizadores da Internet cresceu mais de 4.000 por cento.  À medida que o uso na Internet aumenta, aumenta também o número de potenciais empreendedores que poderão aceder a essa orientação gratuita sobre como iniciar e conduzir um negócio. Para quem não tem ligações à Internet confiáveis ou regulares, o SME Toolkit também pode ser executado em CD-ROMs.  Os utilizadores podem também inscrever-se em workshops individuais online, com a orientação de instrutores profissionais. 

 

“A IFC promove o SME Toolkit para apoiar o crescimento e gestão de pequenas empresas, fornecendo acesso a informações e tecnologia. É uma grande satisfação que a nossa parceria com a H&C, uma empresa de informações dinâmica na África Ocidental nos coloque numa posição de apoiar as PME no seu desenvolvimento,” disse Laurence Carter, director da IFC para pequenas e médias empresas.

 

A IFC, membro do Grupo do Banco Mundial, incentiva o crescimento económico sustentável nos países em desenvolvimento, financiando investimentos no sector privado, mobilizando capital privado em mercados financeiros locais e internacionais e fornecendo serviços de consultoria e mitigação de riscos a empresas e governos. A visão da IFC é que as pessoas devem ter a oportunidade de sair da pobreza e melhorar o nível de vida. No ano fiscal de 2007, a IFC aplicou MTn 8,2 mil milhões e mobilizou outros MTn 3,9 mil milhões em sindicatos e estrutura financeira para 299 investimentos em 69 países em desenvolvimento. Ofereceu ainda serviços de consultoria em 97 países. Para obter mais informações, visite www.ifc.org.

 

Fundada em 2003, a H&C Business Technologies é uma prestadora de serviços empresariais na África Ocidental. A empresa promove as melhores práticas de gestão na região, desenvolvendo e oferecendo ferramentas e soluções administrativas para iniciar e operar pequenas e médias empresas. Os seus produtos e serviços abrangem software, formação e inquéritos, desenvolvimento na Web e serviços promocionais. A empresa atende cerca de 1.500 pequenas empresas e tem escritórios no Benim e no Senegal . Para mais informações, visite impulsiondespme.com/produit.php. 

 

A IFC lançou o SME Toolkit em 2002.  Na África, a rede cobre Algéria, Benim, Quénia, Madagáscar, Nigéria, África do Sul e Zâmbia .  Os planos são acrescentar sites noutros nove países, incluindo oGana e o Senegal , que lançarão os seus sites antes do fim do ano.

 

Em 2006, a IFC entrou em parceria com a IBM para fortalecer e expandir as capacidades do toolkit.  A IBM dedicou mais de MTn 2 milhões para transformar e recriar o produto como uma plataforma inovadora e de fonte aberta.  As ferramentas gratuitas especialmente projectadas incluem: 

 

  • Uma calculadora on-line que ajuda as pequenas empresas a determinar se se qualificam para financiamento

     

  • Software para ajudar a desenvolver sites

     

  • Questionários simples, para ajudar os proprietários a decidir sobre questões que afectam os seus negócios

     

  • Ferramentas comunitárias, como conferências on-line, blogs e calendários conjuntos

     

  • Uma lista de empresas multilingue para ajudar as empresas a estabelecerem ligações globais

     

O SME Toolkit está disponível em 28 países e em 15 idiomas nos países em desenvolvimento. Em muitos desses mercados, não existem outros recursos de suporte on-line comparáveis, para pequenas empresas, no idioma local.  O Toolkit recebe cerca de 3 milhões de visitas por ano.  Para obter mais informações, visite www.africa.smetoolkit.org.

Contactos:

Em Cotonou:

Sylvie Nenonene

Banco Mundial

Telefone:  + 229 21 30 58 57

E-mail: snenonene@worldbank.org

Ulrich Affo

H&C Business Technologies

Telefone: +229 97 72 12 27

E-mail: Ulrich@gererlenterprise.com

Em Johannesburg:

Daniel Musiitwa

Telefone: +2711 731 3175

E-mail: dmusiitwa@ifc.org

Em Washington:

Thoko Moyo

Telefone: +1202 458 8517

E-mail: tmoyo@ifc.org

Comunicados da imprensa anteriores

Empresas de pequeno porte nos países em desenvolvimento que utilizam a tecnologia de gestão empresarial da IFC e IBM  

 

Copyright © 2000 - 2017, International Finance Corporation. All Rights Reserved.

© International Finance Corporation [Year of First Publication].  All rights reserved.
2121 Pennsylvania Avenue, N.W.
Washington, D.C. 20433
Internet:  www.ifc.org
 
The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon

2121 Pennsylvania Avenue, N.W., Washington, D.C. 20433, www.ifc.org

The material in this work is copyrighted. Copying and/or transmitting portions or all of this work without permission may be a violation of applicable law.  IFC does not guarantee the accuracy, reliability or completeness of the content included in this work, or for the conclusions or judgments described herein, and accepts no responsibility or  liability for any omissions or errors (including, without limitation, typographical errors and technical errors) in the content whatsoever or for reliance thereon.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico