Página Inicial  > Contratação: Sabe como seleccioná-los?
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Contratação: Sabe como seleccioná-los?

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


A sua pequena empresa está a crescer, o mercado precisa do produto ou serviço que vende e está a pensar em contratar mais trabalhadores para expandir os seus negócios. O que poderia dar errado? Na verdade, muita coisa, se não contratar a pessoa certa.

Uma das diferenças entre as empresas que prosperam e aquelas que continuam aos solvancos ou se afundam são os bons trabalhadores . Naturalmente, o seu talento como empresário tem muito a ver com o sucesso da sua empresa, mas sozinho só pode ir até um certo ponto. Como director da empresa, é a sua função encontrar bons trabalhadores , descobrir o que os motiva e colocá-los em cargos em que tanto eles como a empresa prosperem.

A contratação de trabalhadores é um processo lento que exige muita paciência e energia. Resista à tentação de preencher a vaga rapidamente com uma das primeiras pessoas entrevistadas ou contratar alguém que não seja qualificado só porque quer interromper o processo de selecção e voltar à administração dos seus negócios. Contrate pessoas que se adaptam e que prosperam num ambiente empresarial.

Crie um dossier de candidatos

Depois de determinar o tipo de pessoa que precisa, a primeira etapa do processo é criar um dossier de candidatos. Para fazer isso, utilize alguns métodos convencionais e outros nem tanto.

  • preste sempre atenção às pessoas

    Mesmo se não estiver em condições de contratar alguém agora, deve pensar sobre quais as qualificações necessárias daqui a seis meses ou um ano e iniciar a procura de candidatos.

  • Procure por toda a parte

    Depois de decidir o que deseja, entre em contacto com colegas, pessoas com quem já trabalhou, amigos de amigos e associação comercial para obter orientação. Se estiver à procura de um vendedor, converse com os seus clientes para ver quem os atende melhor.

  • Procure em locais não convencionais

    Uma pequena empresária que precisava de um assistente, contratou a empregada de um café onde costuma tomar café da manhã. Por quê? Sabia que ela era excelente a lidar com o público, inteligente e trabalhadora mesmo antes de conversar com ela sobre a vaga. Outros bons lugares para encontrar auxiliares administrativos ou iniciantes são os escritórios de recrutamento de universidades. Eles podem ajudá-lo na procura de um trabalhador ou, às vezes, indicar estagiários que trabalhem gratuitamente.

  • Invista no capital

    Se estiver a procura de pessoas de alto nível e a sua rede não tiver ninguém com este perfil, talvez seja necessário contratar os serviços de uma agência de emprego e de selecção. Segundo Kathi Elster, fundadora e presidente da Business Strategy Seminars – uma pequena empresa de consultoria e seminários empresariais de Nova York – "Os empresários precisam de superar a mentalidade de não investir se quiserem um candidato qualificado". " pode negociar uma comissão com a agência privada de emprego ou pagá-la ao longo do tempo.

Momento da avaliação

Depois de criar um dossier de candidatos, é hora de começar o processo de avaliação. Esta é a fase em que deverá analisar se o candidato tem o perfil para o cargo (em vez de uma boa personalidade ou o valor que lhe convém), bem como atitude para trabalhar num ambiente empresarial. Actualmente no mercado de trabalho, existem muitos ex- trabalhadores de grandes empresas altamente qualificados, mas nem todos eles são apropriados para trabalhar numa pequena empresa .

Um modo de determinar se alguém pode trabalhar numa pequena empresa é fazer algumas perguntas não convencionais. É menos provável que os candidatos se tenham preparado para responder a esses tipos de perguntas não convencionais, o que significa que poderá reunir informações verdadeiras durante a entrevista sobre o carácter da pessoa, sobre a disposição para assumir riscos e sobre as capacidades de tomada de decisão. Todas são qualidades necessárias para o sucesso de uma pequena empresa.

Kathi Elster, da Business Strategy Seminars, recomenda usar as seguintes perguntas e outras semelhantes para determinar se um candidato está apto a trabalhar num ambiente empresarial.

  • Que riscos assumiu no seu último emprego e quais foram os resultados?

    Esta pergunta tem muitas finalidades. Primeiro, permite-lhe determinar qual a definição de risco do candidato. Uma pessoa pode pensar que ir contra a corrente é um desafio, enquanto na definição de outra pessoa o risco seria afastar-se da estratégia de marketing já estabelecida pela empresa. Além disso, permite –lhe ver como é que a pessoa continua a se empenhar nos cargos que assumiu e como gere as mudanças e as incertezas.

  • Que métodos utiliza para tomar decisões?

    A resposta a esta pergunta pode indicar se a pessoa tem problemas para tomar decisões. Uma pessoa que faz as coisas sempre da mesma maneira, ou que confia cegamente na opinião dos outros para tomar decisões, talvez não seja um candidato ideal para uma pequena empresa que normalmente precisa de pessoas independentes que possam tomar decisões sob pressão. Para obter os verdadeiros padrões dos processos de tomada de decisão de alguém, faça uma pergunta no contexto de uma situação específica.

  • Os trabalhadores podem criticar o chefe? De que maneira?

    Isto separa as pessoas que só sabem concordar com tudo e que são passivas, daquelas que podem melhorar a sua empresa, fazendo perguntas inteligentes. Mas também deseja ter a certeza de que não irá contratar uma pessoa argumentativa que discorda de tudo simplesmente por gostar de o fazer. Para descobrir onde o seu candidato se encaixa, pergunte se alguma vez ele já discordou do seu chefe anterior e em que situação. Também pode perguntar, por exemplo, sobre uma situação em que ele tenha desafiado o supervisor e se a situação mudou positivamente.

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres