Página Inicial  > História de sucesso: Optimização da estratégia de preços
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

História de sucesso: Optimização da estratégia de preços


A Sra. Shyam Badan Shrestha é a directora executiva do NKC (Nepal Knotcraft Centre). O NKC é um centro pioneiro de fabrico artesanal, fundado há 22 anos, para aumentar a criação de empregos e independência financeira de mulheres carentes económica e socialmente nas áreas urbanas do Nepal. O centro, que começou com apenas algumas mulheres a produzir mercadorias de macramé, ampliou as suas oportunidades de emprego para centenas de mulheres em áreas rurais e urbanas do Nepal e, além disso, expandiu o leque dos seus produtos incluindo agora bonecas étnicas e artigos de oferta feitos de palha de milho, forragem reciclada e papel de arroz. O último produto da marca NKC, o Fiber Weave Nepal, promove a rica diversidade natural do Nepal, enquanto oferece oportunidades de emprego às mulheres da zona rural, tornando-as independentes economicamente. A NKC exporta os seus produtos primordialmente para o Japão e para os EUA.

BizMantra, o SME Toolkit no Nepal, realiza workshops promocionais periodicamente, para familiarizar as PME do Nepal com a versão nepalesa do Toolkit ( www.bizmantra.org ) e para ajudar a aperfeiçoar os seus processos empresariais. A Sra. Shrestha participou do BizMantra Promotional Workshop organizado em associação com a WEAN (Women Entrepreneurs Association of Nepal).

A Sra. Shyam Badan Shrestha, partilhou a sua experiência num seminário recente do BizMantra

Depois do workshop, a sra. Shrestha visitou o site do BizMantra (www.bizmantra.org ). Percorreu as secções de contabilidade e marketing do Toolkit e ficou curiosa para saber se a sua estratégia de preços era apropriada e se o seu sistema de contabilidade era eficaz.

A Sra. Shrestha, em seguida, veio ao BizMantra para obter consultoria. Ela confessou que, apesar de ser uma das principais empreendedoras no Nepal, o seu conhecimento sobre contabilidade era pouco. O Sr. Sailesh Man Shrestha, um consultor do BizMantra, avaliou o preço dos seus produtos e descobriu que a média dos preços poderia aumentar bastante.

A Sra. Shrestha e sua equipa calculavam o custo dos seus produtos incluindo os custos das matérias-primas e os salários. Em seguida, reajustavam o preço dos produtos com 40% de aumento. No entanto, eles não calculavam o tempo, custo de I&D e outras despesas variadas.

O Sr. Shrestha explicou que a NKC precisava de adaptar os seus preços a cada linha de produtos exclusiva e que, de facto, a empresa tinha colocado preços muito baixos em alguns dos seus produtos.

Com a assistência do BizMantra, a Sra. Shrestha considerou todas as despesas directas e indirectas (custos de matéria-prima, salários, custos de I&D e outras despesas diversas) no cálculo do preço final de cada produto. Foi sugerido que baixasse o preço dos produtos que tinham mercados concorrentes e aqueles que estavam em stock há muito tempo, além de aumentar o preço de produtos singulares e exclusivos em pelo menos 300%. Inicialmente, teve dúvidas sobre o aumento de preços, mas adoptou a nova política de preços, conforme sugerido pelo BizMantra. O resultado: crescimento da receita, maiores lucros e sem perdas no volume de vendas.

A BizMantra agora está a auxiliar a NKC com a gestão geral da organização. Algumas de suas recentes conquistas incluem:

•  A BizMantra ajudou a NKC a lançar o seu showroom de produtos de fibra em Kupondole, Patan.

•  A BizMantra promoveu os produtos da NKC em duas exposições:

•  Uma feira organizada pela FNCSI (Federation of Nepalese Cottage and Small Industries), de 9 a 12 de dez. de 2005 em Bhrikuti Mandap. Nessa feira, a NKC realizou um total de vendas de Rs. 2770.

•  Uma feira em Patan, realizada entre os dias 16 e 19 de Dez. de 2005 . Uma receita no total de Rs. 5499 foi gerada nessa feira.

•  A BizMantra projectou e desenvolveu um site para a NKC ( www.nepalknotcraftcentre.com.np ), cuja actualização é feita regularmente.

•  A BizMantra orientou a NKC em relação à melhor maneira de se promover na 7ª Handicraft Trade Fair, realizada entre os dias 23 e e 27 de Fev. de 2006. A NKC gerou uma receita total de Rs. 19,090.

A Sra. Shrestha explica, "A BizMantra é um enorme apoio para as PME na simplificação de questões relacionadas à gestão."

Veja outras histórias de sucesso:

O SME Toolkit ajudou a sua empresa?
Envie por e-mail sua história de sucesso e nós poderemos publicar a história da sua empresa no site!

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres