Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Como seleccionar o título correcto para o cargo

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


A escolha de um título para o cargo que seja adequado às responsabilidades deste, é importante para o recrutamento. Poderá ser usado para reduzir o número de candidatos e ajudá-lo a encontrar as pessoas certas para preencher o cargo. Títulos diferentes conotam níveis diferentes de responsabilidade e de experiência. Pessoas à procura de emprego consultam os anúncios de classificados, à procura de encontrar o cargo adequado. Os recrutadores, caçadores de talentos e agências de emprego vão usar os títulos padrão para filtrar os candidatos que lhe vão enviar .

Muitos donos de empresas de pequena dimensão evitam títulos de cargos como algo que seja muito corporativo. Se é uma dessas pessoas, não precisa de usar títulos nas operações do dia-a-dia da sua empresa. Mas, quando está a recrutar e a contratar, deve pensar em criar títulos como um modo para conseguir fazer as melhores contratações. Use as seguintes dicas como ajuda.

Faça um título descritivo

Convém acrescentar uma palavra ou duas para criar um título mais adequado que descreva tanto o cargo como o tipo da empresa. Por exemplo, uma empresa que se especializa na venda de serviços de comunicação social on-line pode parecer melhor se estiver à procura de um "representante de vendas de publicidade na Web" em vez de apenas um simples vendedor.

Pense nos padrões do seu ramo

Todos os ramos de negócios têm o seu próprio conjunto de critérios de títulos de cargos que conotam a hierarquia de uma organização. Terá de respeitar os títulos comuns ao seu tipo de negócio para que os candidatos aos cargos entendam se conseguiriam progredir ou se permaneceriam no mesmo lugar. Por exemplo, uma empresa de relações públicas terá (em ordem crescente de importância ):

  • assistente do executivo de contas
  • executivo de contas
  • executivo de contas sénior
  • supervisor de contas
  • vice-presidente de contas

Para encontrar os títulos usados por outras empresas na sua linha de trabalho, contacte a sua associação empresarial; consulte um caça talentos ou um recrutador que trabalhe no seu ramo; ou procure nas páginas de anúncios dos classificados do seu jornal ou na publicação do ramo.

Pense na hierarquia da sua empresa

Imagine onde a pessoa se encaixa na empresa e como os outros na organização irão reagir. Alguém que já está na sua empresa há cinco anos e que trabalhou muito para progredir hierarquicamente poderá ser colocado de lado se um novo contratado, com menos experiência, receber exactamente o mesmo título de cargo. Termos como "júnior," "associado," ou "sénior" podem ser usados para diferenciar níveis de competência e de experiência.

Fique longe do jargão empresarial

Pode chamar de representante de serviço ao cliente "facilitadores de relacionamentos", mas isso não vai, necessariamente, funcionar como uma ferramenta de recrutamento. Sempre que possível, use títulos padrão que os outros possam entender, que façam com que os candidatos se animem em relação ao cargo, e que possam ser usados no recrutamento.

Voltar à secção Título do cargo

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres