Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Modelo de entrevistas

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Raramente o curriculum ou a candidatura ao emprego de um candidato nos dá um retrato preciso de como se adequará à empresa. Geralmente, uma contratação bem sucedida é bastante subjectiva, uma vez que deverá avaliar as aptidões de mais do que uma pessoa, a sua atitude, hábitos de trabalho e motivação. Estas são questões que podem surgir apenas numa entrevista.

Os modelos de entrevista abaixo foram preparados para encorajar os candidatos a falarem de si, a fazer com que analisem os seus hábitos de trabalho, pontos fortes e fracos e a transmitir uma imagem clara da sua contribuição para a empresa. Pode usá-los como base na condução da sua entrevista, mas também pode personalizá-los para que se adeqúem ao seu estilo pessoal de entrevistas.

Experiência

Está a precisar de alguém com este nível de experiência/educação:

  • Não é necessária experiência anterior
  • Formação de ensino médio

Use as seguintes questões para o ajudar na avaliação do nível de experiência do candidato:

Fale-me sobre um dia normal no seu emprego actual. O que gosta no seu trabalho? O que não gosta?

A finalidade desta pergunta é ficar com uma ideia se o candidato gostará das responsabilidades do dia-a-dia do cargo para o qual está a ser entrevistado. Se perceber que um candidato não gosta de fazer algo que seria essencial ao trabalho na sua empresa, saberá então que essa pessoa não é adequada. Também descobre se essa pessoa tem capacidades especiais que poderão ser facilmente transferidas para este novo cargo.

Quais são as três coisas em que,realmente, se sai bem? Quais são as três áreas em que precisa de ajuda?

Faça essas perguntas para descobrir os pontos fortes e fracos de um candidato. Procure obter uma resposta que lhe permita saber se um candidato tem uma visão realista das suas próprias capacidades.

Quem é que realmente está a fazer coisas inovadoras na sua área de trabalho?

Use esta questão para saber se os candidatos acompanham o desenvolvimento do seu sector e se estão integrados na sua área de trabalho. Nenhum negócio funciona num espaço vazio, portanto, é importante entender o que as outras empresas estão a fazer . Isso vai-lhe dar uma ideia sobre a susceptibilidade dos candidatos a inovações e se prestam atenção aos detalhes. Pode também perguntar que publicações é que lêem para se actualizarem no ramo, a fim de saber se acompanham de perto as tendências e novidades com maior impacto no trabalho.

Por que está disposto a deixar o seu trabalho actual?

Existem alguns motivos pelos quais deve abordar este assunto. É necessário ter a certeza de que não terá dificuldades em trabalhar com o candidato, que não tem nenhum problema de atitude ou problemas na realização do seu trabalho. Se a pessoa esteve no emprego actual por pouco tempo, precisa ter a certeza de que não vai abandonar rapidamente a sua empresa também.

Estilo de trabalho

Está a precisar de alguém com este tipo de estilo de trabalho:

  • Trabalha melhor em equipa
  • Trabalha melhor sozinho
  • Cria soluções de forma independente
  • Trabalha sem precisar de instruções
  • Aceita instruções para fazer o trabalho

Use estas questões como ajuda ao avaliar se o estilo de trabalho de um candidato complementa o modo como a sua empresa conduz negócios:

Como reagiria num cenário que exigiria que trabalhasse de forma independente?

Questões baseadas em cenários podem ser muito úteis para verificar a capacidade de um candidato para resolver problemas de uma maneira criativa e ver como ele pensa . Também podem mostrar se os processos de uma pessoa complementam o modo como trabalha. Por exemplo, pode perguntar a um candidato para o cargo de contabilista: "Se lhe pedisse para encontrar uma maneira para acelerar as contas a receber, como cuidaria de um projecto como esse? Como iniciaria?" Ou poderia agir como um possível director de linha: "Como motivaria alguém que não está a fazer o seu trabalho?"

Fale-me sobre um projecto recente que concluiu.

Isso vai ajudá-lo a entender claramente como o candidato soluciona um problema. Peça resultados mensuráveis para que tenha uma ideia de como eles cumprem prazos e lançam o projecto. Como era um dia normal? Que obstáculos enfrentou e como conseguiu contorná-los? Talvez seja necessário pedir detalhes para determinar exactamente como é que o candidato realizou essas coisas dentro dos parâmetros da sua função.

Ao trabalhar num projecto em grupo, normalmente que papel desempenha? Por quê?

Essa pessoa é o líder? É aquele que faz as anotações? É quem teve a ideia? O que levanta as dúvidas? O jóquer? Isso vai-lhe dar uma visão de como vêem o seu próprio estilo de trabalho, e, quando houver a oportunidade, como se observam.

Fale-me de um período em que teve de tomar uma decisão importante, e o que aconteceu nesse processo.

Novamente, está a procurar saber como uma pessoa toma decisões. A resposta deverá ajudá-lo a reunir informações sobre as capacidades de julgamento, disposição para assumir riscos e de tomada de decisão de uma pessoa.

Em que situações discordou com o seu superior? Qual foi o resultado?

Uma pergunta como esta pode ser usada para separar aquelas pessoas que só sabem concordar com tudo das pessoas que o ajudarão no crescimento do negócio ao fazer perguntas inteligentes. Tenha cuidado com alguém que pareça ser muito argumentativo ou que discorda só por discordar. Procure alguém que discordou com um supervisor e que resolveu a situação de maneira positiva.

Temperamento

Está à procura de alguém com estes traços de carácter:

  • Comedido

Estas questões vão-lhe dar um entendimento dos traços de carácter de uma pessoa:

Como era o pior director que já teve? E quanto ao melhor director? Por quê?

A resposta a esta questão mostrará o tipo de apoio que uma pessoa precisa para realizar o seu trabalho. Em vez de fazer uma pergunta hipotética, pode ser específico nas experiências de trabalho.

Qual é o melhor ambiente para trabalhar bem?

Algumas pessoas têm sucesso num escritório barulhento, caótico, enquanto outras precisam de calma. Além disso, muitas empresas menores funcionam em ambientes não tradicionais. Use esta questão para esclarecer as expectativas de um candidato. Se estiver a entrevistar candidatos com bastante experiência numa grande empresa, eles podem não estar preparados para abrir mão dos confortos corporativos em que cresceram.

Como acha que se trabalha numa empresa pequena?

Com esta questão vai também obter a impressão de um candidato acerca do seu ambiente de trabalho. Vai ajudá-lo a saber se têm uma ideia real sobre o que esperam do trabalho.

Tem algum passatempo?

Não utilize aquilo que os candidatos fazem após o horário de trabalho para julgar como eles desempenhariam a sua função. Mesmo assim, perguntar a alguém o que ele faz durante o seu lazer pode dar-lhe alguns indícios sobre a sua personalidade. Uma pessoa que pratica “sky dive” todos os fins de semana, provavelmente será alguém que assume mais riscos do que alguém que faz tricô.

Qual é a melhor coisa que já fez na sua vida? Do que é que mais se orgulha?

A verdadeira resposta para esta questão não é particularmente importante. Porém, quer saber a resposta para esta pergunta. Como é que eles mostram que aquilo é algo realmente importante? Exibem o tipo de orgulho e entusiasmo que esperaria?

Capacidades de trabalho

Está a precisar de alguém com estas características:

  • Bom redactor
  • Bom orador
  • Bom ouvinte

Estas questões vão-lhe dar um entendimento das características de uma pessoa:

O que é que a sua melhor referência diria de si? O que é que uma referência que não me forneceria diria sobre si?

Pode fazer essa pergunta de várias maneiras – O que o seu director diria sobre si ? O que as pessoas que dirige diriam de si? Essa é uma maneira para avaliar com que honestidade as pessoas se vêem. Geralmente, está a precisar de ver se um candidato é introspectivo ou não.

Como lidaria com um desafio específico?

Essa é outra pergunta baseada no cenário. Pense sobre um desafio específico que enfrenta regularmente na sua empresa. Por exemplo, pode perguntar a um representante de vendas como superaria uma rejeição típica. Ou pergunte a um vendedor a retalho como lidar com um cliente furioso. Além de obter uma ideia mais clara sobre como um candidato soluciona os problemas, pode também obter algumas dicas sobre a melhor forma de administrar o seu negócio.

Como é que se organiza?

Todo o tipo de cargo – especialmente os de gestão de projectos – exige uma determinada organização. Esta pergunta dir-lhe-á como uma pessoa mantém as coisas em ordem, se tem memória fraca e como se comporta perante responsabilidades específicas.

O que tem feito para facilitar o trabalho do seu supervisor? Existe alguma coisa que eles não pediriam que fizesse?

Isso poderá dar uma ideia clara daquilo que uma pessoa percebe como a sua principal capacidade. Também lhe dirá como os vários candidatos se relacionaram com os seus directores, o que pode ser um indicativo de como se relacionarão consigo .

Faça uma apresentação.

Peça aos melhores candidatos que lhe façam uma apresentação a fim de determinar se possuem as capacidades certas. Precisa de alguém que faça apresentações para clientes? Peça para prepararem uma apresentação de 15 minutos sobre um tópico à sua escolha a fim de mostrarem as suas capacidades. Precisa de alguém com as melhores capacidades ao telefone? Faça uma entrevista pelo telefone. Não julgue o conteúdo desses testes. Em vez disso, concentre a sua avaliação na capacidade dos candidatos em demonstrar as aptidões necessárias.

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres