Página Inicial  > Métodos de avaliação de negócios
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Métodos de avaliação de negócios

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


Em várias situações, é necessário determinar o valor de mercado de uma empresa. Com certeza, comprar e vender uma empresa é o motivo mais comum. Planeamento de propriedade, reorganização ou verificação de seu valor para agentes financiadores ou investidores são outras razões.

Avaliar uma empresa é uma ciência imprecisa e pode variar dependendo do tipo de negócio e o motivo da avaliação. Há uma série de factores incorporados no processo – desde o valor contabilístico até a presença de elementos tangíveis e intangíveis. Em geral, o valor do negócio será baseado na análise do fluxo de caixa da empresa. Ou seja, a capacidade em gerar lucros consistentes determina, em última instância, o seu valor de mercado.

A avaliação empresarial deve ser considerada um ponto de partida para compradores e vendedores. Raramente compradores e vendedores chegam a um valor parecido, especialmente se o vendedor está a procura busca da oferta mais alta. A sua meta é determinar um número aproximado a partir do qual o comprador e o vendedor possam negociar um valor viável para ambos. Estude cuidadosamente os números, lembre-se do conselho de Bryan Goetz, presidente da Capital Advisors, Inc, um avalista empresarial: "Os negócios são tão diferentes e complexos quanto as pessoas que os dirigem e não é possível avaliá-los por uma simples regra geral."

Aqui estão alguns dos métodos comuns usados para propor um valor.

Avaliação do activo

A avaliação do activo é usada quando uma empresa tem um alto capital inventariado. Retalhos e indústrias fazem parte desta categoria. Este processo considera os seguintes dados, cuja soma determina o valor do mercado:

  • FMV/FA (Fair market value of fixed assets and equipment, Valor de mercado justo de activos fixos e equipamento) – Este é o preço pago no mercado livre para comprar activos ou equipamentos.
  • LI (Leasehold improvements, Melhorias de arrendamento) – Estas são as mudanças na propriedade física considerada parte da propriedade se fosse vender ou não renovar um arrendamento.
  • OB (Owner benefit, Benefício de dono) – Este é o pró-labore do vendedor durante um ano; pode obtê-lo pela declaração d rendimentos ajustada.
  • I (Inventory, Inventário) – Valor por atacado de inventário, inclusive matérias-primas, produção em curso e bens ou produtos acabados.

[Voltar ao início]

Capitalização da estimativa do rendimento

Este método não coloca nenhum valor em activos fixos como equipamento, e leva em conta um maior número de bens intangíveis. É o método de estimativa mais indicado para negócios sem um alto capital investido.

No seu livro "The Complete Guide to Buying a Business" (Amacom, 1994, título original), Richard Snowden cita uma dúzia de áreas a serem consideradas ao usar Capitalização da estimativa do rendimento Ele recomenda que se dê para cada factor uma avaliação de 0-5, onde 5 é o valor mais alto. A média destes factores é a "taxa de capitalização", multiplicada pelo montante disponível definido pelo comprador para determinar o valor de mercado do negócio. Os factores são:

  • A razão do proprietário para vender
  • Quantidade de tempo que a empresa esteve no negócio
  • Quantidade de tempo que o proprietário actual possuiu o negócio
  • Grau de risco
  • Rentabilidade
  • Local
  • História de crescimento
  • Competição
  • Barreiras de entrada
  • Potencial futuro para o ramo
  • Base de clientela
  • Tecnologia

Novamente, some as avaliações totais, e divida por 12 para chegar a um valor médio usado como taxa de capitalização. Talvez, tenha de propor um valor para o dinheiro definido pelo comprador – 75% do benefício do proprietário (valor recebido pelo vendedor durante um ano, conforme declarado na sua declaração de rendimentos). Multiplique os dois números para determinar o valor de mercado.

[Voltar ao início]

Estimativa de benefício do proprietário

Esta fórmula focaliza-se no fluxo de caixa recebido do vendedor e é frequentemente usada para avaliar negócios cujo valor advém da sua capacidade para gerar fluxo de caixa e lucro. A sua fórmula é bem simples – multiplique o benefício do proprietário por 2,2727 para obter o valor de mercado. O multiplicador considera valores padrões como 10% de retorno em investimentos, um salário básico igual a 30% do benefício de proprietário e serviços de dívida de 25%.

[Voltar ao início]

Multiplicador ou valor de mercado

Este enfoque determina o valor de um negócio usando um valor de vendas de "média de indústria" como um multiplicador. A média de indústria é baseada em negócios comparáveis vendidos recentemente. Como resultado, é gerada uma fórmula específica de indústria, normalmente baseada em um múltiplo de vendas brutas. É aqui que algumas pessoas têm dificuldade com estas fórmulas, porque geralmente não focalizam em lucros finais ou fluxo de caixa. Além disso, não levam em conta a diferença entre duas empresas do mesmo sector.

Aqui estão alguns exemplos de multiplicadores do sector, conforme mencionado em "The Complete Guide to Buying a Business" de Richard Snowden (Amacom, 1994):

  • Agências de viagens – .05 a .1 X venda bruta anual
  • Agências de publicidade – .75 X venda bruta anual
  • Negócios de retalho – .75 a 1.5 X lucro líquido anual + inventário + equipamento

Para localizar o multiplicador adequado ao seu sector, entre em contacto com a sua associação comercial ou industrial. Uma outra opção é utilizar os serviços de um corrector ou avaliador que é especializado em negócios como seu.

[Voltar ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (1) Total  
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres
What Others Are Saying
Classificar por
View
  • Actualmente 5.0/5 Estrelas.
Bryan Roland  |  May 10, 2016
oferta de empréstimo: Precisa de um empréstimo por qualquer motivo? deveres BARCLAYS toque partes interessadas serviço de empréstimo de hoje, a empresa Contact Email: barclaysloanservice247@yahoo.com Oferecemos empréstimos privados, comerciais e pessoais com muito mínima taxa de juros anual de apenas 3% por 1 ano a 35 anos período de duração do reembolso de todas as partes do mundo. Damos empréstimos de US $ 5.000,00 a US $ 25.000.000,00. Peças deveres de contacto interessados ​​a empresa via e-mail para mais informações: Empresa de e-mail para contato: barclaysloanservice247@yahoo.com Credor Nome: Sr. Roy Smith (consultor de empréstimo) Esperamos que a sua PATROCÍNIO E APLICAÇÃO EM BREVE.