Página Inicial  > Triagem do fluxo de caixa
 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico

Outras traduções

Triagem do fluxo de caixa

Adapted from content excerpted from the American Express® OPEN Small Business Network


É segunda-feira de manhã, e não tem dinheiro suficiente para efectuar os pagamentos da sexta-feira. Quais são as suas opções? As crises de fluxo de caixa afectam todas as empresas. Em condições ideais, conseguirá superar essas crises tendo acesso a uma linha de crédito, renovando um empréstimo constituído no banco, ou mobilizando as reservas em dinheiro poupado para tais ocasiões. Mas o que fazer se não tiver planeado antecipadamente? A seguir, estão algumas técnicas de triagem para ajudá-lo a superar tais emergências:

Agentes financeiros

Os agentes financeiros prontamente comprarão as suas contas a receber, e pagarão em dinheiro – geralmente em 24 horas. O preço pago é alto, geralmente 15 por cento do valor das dívidas, mas conseguirá dinheiro de um dia para o outro. Quando os agentes financeiros compram as suas dívidas, eles, geralmente, assumem todo o procedimento burocrático e aspectos contabilísticos para administrá-las. Como as transacções feitas com os agentes financeiros são confidenciais, pode manter os infortúnios financeiros em silêncio. Para encontrar um agente financeiro, procure nas páginas amarelas na secção "Financeira."

[Voltar ao início]

Tenha como meta as dívidas não pagas

Primeiro, procure pelos clientes confiáveis e antigos, conhecidos por pagar dentro do prazo. Pergunte a alguns de seus melhores clientes se eles poderiam pagar as suas contas, ou parte delas, antecipadamente. Seja optimista e honesto: diga-lhes que está com alguns problemas financeiros e agradeceria se eles pudessem pagar agora. Ofereça um incentivo para o cliente pagar antecipadamente: talvez 1 ou 2 por cento de desconto no total da dívida.

Para os clientes com dívidas muito antigas, ofereça o perdão de 15 ou 25 por cento do saldo existente se eles pagarem dentro de uma semana. Não é uma opção barata, mas também não é mais caro que algumas opções de débito. E devolverá o dinheiro que não veria de outra forma.

[Voltar ao início]

Peça um empréstimo a um fornecedor

Seu negócio é a principal conta de um de seus fornecedores? Se sim, peça um empréstimo a ele. Primeiro, peça aos fornecedores regulares e antigos (que não sejam seus concorrentes) e enfatize que esta é apenas uma fase. Como sempre compra as suas mercadorias e serviços, os fornecedores terão um incentivo garantido para ajudá-lo a permanecer no mercado. Mostre o seu apreço ao pagá-los assim que a crise tiver passado.

[Voltar ao início]

Arrende seus bens

Apesar de os móveis, computadores, sistema de telefonia e outros equipamentos de seu escritório terem valor monetário, não pode simplesmente vendê-los e ainda gerir o seu negócio. No entanto, o que pode fazer é encontrar uma empresa de arrendamento para comprá-los e arrendá-los novamente. . O dinheiro arrecadado dependerá do valor de seus activos e talvez a empresa de arrendamento o recompense bem. Use essa opção cuidadosamente. Já que a empresa de arrendamento – não a sua empresa – provavelmente será dona de seu equipamento, ela provavelmente não hesitará em retomá-los caso não pague em dia.

[Voltar ao início]

Cartões de crédito

Se habilidosamente administrados, os cartões de crédito podem ajudá-lo a superar uma crise de fluxo de caixa. Porém, cuidado: empresários que conseguiram salvar as suas empresas com a ajuda de cartões de créditos são excepções à regra. A taxa de juros da dívida com o cartão de crédito é muito maior que a dos empréstimos bancários ou linhas de crédito. E, a não ser que pague a dívida rapidamente, substanciais pagamentos mensais ameaçarão o fluxo de caixa futuro. Se não tiver outra escolha, trate as dívidas com o cartão de crédito como um empréstimo a curto prazo e pague em poucas semanas.

[Voltar ao início]

Contorne as contas

Se não conseguir pagar aos seus funcionários, é possível que eles rapidamente comecem a procurar outro emprego. Por outro lado, os fornecedores poderão perdoar um ou dois pagamentos atrasados. Entre em contacto com os seus credores e peça um prazo de carência, ou faça um acordo para pagar, neste mês, apenas uma parte do saldo existente. Analise as suas contas para determinar quais devem ser pagas e quais podem ser atrasadas. Pague primeiro os principais credores a fim de manter a empresa, então, pague os outros. No entanto, não deixe apenas de pagar; primeiro explique a sua situação difícil ao credor.

[Voltar ao início]

Copyright © 1995-2016, American Express Company. All Rights Reserved.

 Partilhar  Versão para impressão  Correio Electrónico
ComentáriosAvaliações (0)
If you are a human, do not fill in this field.
Clique nas estrelas abaixo para avaliar este item
   Os comentários serão truncados para 1000 carácteres